Há 2 anos aproximadamente Parnaíba possui apenas um psiquiatra atendendo no município, inclusive a população flutuante que aqui aporta em busca de atendimento médico. Trata-se do Doutor Klécio Ramos Mota, que ficou só, com a aposentadoria do médico Manoel Abreu.
Ao que se sabe, a atual administração municipal chegou a contratar outros profissionais da área, mas os demitiu depois, sem se importar com a falta que eles fazem a uma população que padece com o descaso das autoridades. “Não há pessoal técnico capacitado na secretaria de saúde com quem a gente possa conversar”, reclamam profissionais da área, lamentando também a omissão do prefeito Florentino Neto quando o assunto é buscar saídas para os gargalos que a saúde enfrenta no município. “Ele não se reúne para discutir o assunto”, relatam.
Plantões
Pessoas dormem em filas e não são atendidas
É importante que se reflita também sobre o fato de todos os hospitais da cidade serem credenciados pelo SUS mas nenhum mantém plantão que possa fazer atendimento à população no dia a dia. Se não for o Hospital Dirceu ou o Pronto Socorro Municipal, doente algum é atendido pelo SUS em caso de emergência em outro hospital no município, como existia antigamente, com plantões alternados. Uma ala de psiquiatria que existia na Santa Casta de Misericórdia também já foi desativada, dificultando a prestação de serviços a quem necessita. “O caos na saúde é geral, a gente sabe disso, mas se a autoridade municipal tivesse boa vontade haveria como melhorar a prestação de serviços à população”, comenta um profissional médico que pediu a omissão do nome.
Irresponsabilidade
A verdade é que a população continua pagando pra ver até onde vai a irresponsabilidade dos políticos que, durante campanhas eleitorais, colocam saúde e educação como prioridades absolutas de suas gestões e depois que chegam lá delegam poderes para conduzirem estas pastas a pessoas totalmente alheias ao setor, apenas para cumprirem compromisso político. Às vezes até dá certo, mas geralmente não. E o resultado, todos já sabem. Depois de 3 anos e meio de gestão os problemas enfrentados pelos parnaibanos são os mesmos que existiam lá trás, quando o prefeito Florentino assumiu, após uma campanha em que as promessas não faltaram para a saúde em Parnaíba. Fazer o quê? Esperar para mudar de prefeito, já que o atual mostrou incapacidade para mostrar soluções.
Fonte: Blog do Bsilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.