Blog do Pessoa: Fisioterapeuta parnaibano publica artigo em revista internacional


31 de jul. de 2015

Fisioterapeuta parnaibano publica artigo em revista internacional

O trabalho mostrou a influência do hábito de dormir em rede sobre a postura corporal ortostática

O aluno Antônio de Pádua Rocha Nóbrega Neto egresso do curso de Fisioterapia da Faculdade Mauricio de Nassau, unidade Parnaíba, publicou um artigo na revista internacional Archives of Medicine, Section: Physical Medicine and Rehabilitation. A publicação é fruto de pesquisas realizadas durante o trabalho de conclusão de curso em parceira com um projeto cadastrado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob coordenação do professor Daniel Fernando Pereira Vasconcelos.
De acordo com a professora orientadora Any Carolina Cardoso Guimarães Vasconcelos, o trabalho se trata de uma análise comparativa entre a postura ortostática de indivíduos com hábitos de dormir em rede e de outros apoios. “A pesquisa mostrou que quem tem o hábito de dormir na rede pode apresentar alterações posturais em alguns ângulos específicos, especialmente no alinhamento horizontal da cabeça, ângulo do quadril, o alinhamento vertical do corpo e alinhamento horizontal da pelve na vistas laterais”, explica a professora.
A coleta de campo e as análises posturais dos pacientes foram realizadas no laboratório de cinesioterapia da Faculdade Maurício de Nassau no período de férias entre julho e agosto, após ter sido cedido o espaço físico para utilização e adaptação  do ambiente para um laboratório de biofotogrametria (técnica utilizada na pesquisa).
“Esse trabalho faz parte do grupo de Projetos de Pesquisa em Educação Postural(PROEP), pioneiro nesta área no mundo, desenvolvido junto aos alunos da Faculdade Mauricio de Nassau como oportunidade de ingressar à iniciação cientifica” finaliza Any Carolina.(Sariny Marques Leao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...