Segundo o governo, a construção da Barragem de Nova Algodões foi autorizada pelo Ministério da Integração Nacional e terá um investimento de R$118 milhões e beneficiará cerca de 140 mil famílias da região. A ideia, segundo o governador, é perenizar o rio Pirangi com segurança. "É uma barragem de concreto, diferente da outra que caiu e mais do que isto estamos trabalhando para que durante a construção da obra da barragem, a construção de um projeto de irrigação a exemplo dos projetos do Platô de Guadalupe, Tabuleiro Litorâneos um projeto de irrigação que possa gerar as condições de ocupação com renda para as pessoas daquela região ", afirmou.
O novo reservatório não aproveitará em nada a estrutura do antigo e promoverá, segundo o Executivo, desenvolvimento da pesca na região, o abastecimento humano e a irrigação de pequenas propriedades.
A nova barragem será em Concreto Compactado e terá uma parede de 45 metros de altura e 550 de comprimento. A obra será construída 800 metros abaixo do que sobrou do antigo reservatório.
"Toda a parte da antiga barragem vai ficar submersa", afirma o diretor de engenharia do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Ribamar Bastos.
Segundo o engenheiro, não será necessária uma nova desapropriação de famílias que moram na região. O acúmulo de água no reservátório será os mesmos 55 milhões de metros cúbicos da antiga barragem. "A anterior era de terra, já a nova será em concreto e com novas tecnologias empregadas", conta.
De acordo com Ribamar Bastos, a licença ambiental já foi liberada e a previsão é que a obra dure 720 dias, cerca de 2 anos, gerando 150 empregos diretos. "A obra começa de imediato. Os recursos estão assegurados", afirmou.
Hérlon Moraes e Ubiraci Saboya
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.