José I. Miranda |
Estive recentemente visitando Parnaíba. Como leio usualmente o blog Jornal da Parnaíba, fui fazer uma visita ao seu editor, José Wilson, que me recebeu muito bem. Obrigado pela atenção! Fui solicitado a escrever algo sobre minha visita.
A Parnaíba do meu tempo, como era de se esperar, era outra. Mas deve-se admitir que ela tem mudado, para melhor, felizmente. Claro, algumas coisas precisam melhorar, mas isso acontece em qualquer cidade.
Vi com bons olhos a restauração da União Caixeiral, mas com tristeza a deterioração de vários casarões nas proximidades do Porto das Barcas, assim como o Grupo Escolar Miranda Osório.
Existe uma outra Parnaíba, expandindo os antigos limites da cidade, fervilhante, viva, com um grande comércio. Trânsito intenso. Não se parecendo em nada com aquela Parnaíba escura, solitária, que encontramos após as seis horas da tarde no antigo centro, uma área que vai da Praça Santo Antônio até o Porto das Barcas, passando pela Avenida Beira Rio, antes, o point da cidade. O quente agora é a Avenida São Sebastião.
Avenida São Sebastião |
Mas a mudança esta sendo para melhor. No Brasil moderno, em toda cidade candidata a ser “moderna,” tem que ter Shopping Center. E até isso Parnaíba tem! Visitei o Parnaíba Shopping. Ainda engatinhando com as lojas, mas já é um começo. Boas salas de cinema digital, com programação atualizada. Entre outros, estava passando “A Teoria de Tudo,” recentemente aclamado na celebração do Oscar.
Vejo como os principais vetores para o progresso da cidade: Educação, turismo, comércio e serviços. Pouco espaço para indústria.
Na educação, já temos um boom. Além da UFPI e UNESPI, várias faculdades agora oferecem oportunidades para os parnaibanos e candidatos das cidades vizinhas, e mesmo gente de outros estados. Agora não é mais necessário sair da cidade para ter curso superior. E até mesmo conseguir uma pós-graduação.
Pousada Vila Parnaíba |
No turismo, a cidade funciona como porta de entrada para o delta, praias (Luiz Correia e Cajueiro da Praia), assim como os pontos turísticos Lençóis Maranhenses e Jericoacoara. Vôos regulares da Azul facilitam as coisas. A cidade já começa, por si mesma, a contar com hotéis e pousadas de boa qualidade. Já fiquei em algumas, e destaco a boa acolhida e simpatia nas recepções. Fiz questão de visitar a lagoa do Portinho. Uma pena. A conheci nos bons tempos e vê-la agora, dá uma tristeza. Hospedei-me na pousada Vila de Parnaíba. Um local com decoração de bom gosto, com instalações acolhedoras e gente simpática na recepção. Recomendo. Para os antigos, com eu, fica na Coroa, para os mais novos, no Bairro do Carmo.
Residencial Dom Rufino |
Pude constatar um intenso setor comercial, principalmente na região acima da Av. São Sebastião. O setor de serviços também se expande, puxado pelos outros setores. Todos esses setores suprem um razoável mercado de trabalho para os nativos bem como egressos de cidades vizinhas.
Vi também a expansão imobiliária. Bom sinal. Se estão construindo residências, é porque existe demanda, gente disposta a comprar seu imóvel, gerando riqueza. Da mesma forma, com um trânsito intenso, esta a demonstração do crescimento do setor automobilístico, outro indicador econômico de circulação de moeda.
Para você que mora em Parnaíba, meus parabéns! Cuide de sua cidade, procure ser educado com os visitantes e compatriotas. Para quem visita, a educação dos anfitriões é um ponto a favor, embora não mencionado. É como diz o ditado: “A primeira impressão é a que fica.” Espero em breve estar de volta.
Por José I. Miranda
Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.