Abro o blog hoje com a publicação de uma imagem muito peculiar e bastante conhecida dos piauienses, que visitavam o litoral do estado até poucos anos atrás e tinham como ponto de parada obrigatória uma visita à lagoa do portinho.
Não é exagero dizer que muitos nem mesmo visitavam as praias, de tão satisfeitos que se encontravam com os serviços e com o entretenimento ali proporcionados. Se abarrotavam centenas, talvez milhares, de carros e ônibus de excursão vindos de todos os cantos do estado.
O avanço as dunas ainda no inicio da década de 2000 anunciava uma ameça premente: o possível soterramento da lagoa e a inacessibilidade da mesma usando carros e onibus. Em diversas ações frustradas os sucessivos governos estaduais e municipais nunca implementaram uma ação séria e um estudo eficaz de combate ao avanço desse processo de "morte" da lagoa.
O que se encontra hoje é uma imensidão de lama rachada, seca, ou pequenas poças de água que mais lembram areia movediça. Muito distante da imagem colorida, de crianças e adultos brincando em bananas boat, jet skys, tirolesas, lanchas e áreas para banho seguro.
Que a imagem nos revele o quanto a natureza pode ser frágil e inexorável, o que nato podemos ser pequenos e perder os beneces e vantagens naturais dos quais dispomos. Sejamos mais humildes e responsáveis para com o meio ambiente!(Publicado por: João Brito Jr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.