Um levantamento inédito realizado pelo IBOPE Inteligência revelou que 35% dos brasileiros estão menos satisfeitos com a forma que gastam o tempo. Saber administrá-lo e equilibrá-lo para assumir os compromissos marcados com a família, trabalho e vida pessoal é o desejo da grande maioria da população. Tathiane Deândhela, que é mestre em Liderança pela Universidade de Atlanta, esteve em Teresina para uma série de palestras e deu dicas de como as pessoas podem distribuir melhor os horários.
Para a especialista, atualmente as pessoas perdem tempo por não saber administrá-lo. “As pessoas precisam ter disciplina, organização e planejamento no dia a dia. Colocar todos os compromissos em uma agenda facilita a execução das tarefas e o desperdício do tempo”, disse.
Outra dica de Tathiane Deândhela, é delegar tarefas para outras pessoas. “Vivemos em uma sociedade onde as pessoas precisam ser multiprofissionais, ou seja, muita gente é obrigada a fazer inúmeras atividades, mas os estudiosos confirmam que não precisamos fazer tudo. Podemos pedir para marido pagar uma conta, ou para a filha fazer um trabalho de casa enquanto você faz outro. Já na área profissional um estudo revelou que é impossível fazer duas coisas com excelência ao mesmo tempo, por isso delegue”, orientou a especialista.
Ao ser questionada sobre os dilemas da mulher moderna para conciliar família e trabalho, Tathiane Deândhela afirmou que o grande segredo é aproveitar as horas dedicadas aos filhos e marido com qualidade e não quantidade.
“Algo que está na questão do tempo é que nem sempre o importante não é a quantidade mais a qualidade. Eu conheço pais que passam o dia ao lado dos filhos, mas estão apenas de corpo presente porque o pensamento está longe. Às vezes, as mães estão ao lado dos filhos e não prestam atenção no que as crianças estão falando ou fazendo. Se você tiver meia hora e dedicar ao máximo ao marido e filhos, todos terão uma boa lembrança deste encontro”, recomendou.
Tathiane Deândhela falou ainda sobre um dos fatores que contribuem para a baixa produtividade tanto na vida pessoal e profissional. Para ela, o uso da internet e rede sociais podem ser considerados um dos grandes vilões do desperdício de tempo.
“Podemos usar a internet e rede sociais para divulgar nossa carreira e trabalho, mas a partir do momento que passamos do limite isso é considerado uma doença. Um estudo apontou que nosso cérebro demora em média de sete a 14 minutos para assimilar o que estamos fazendo quando deixamos de fazer uma atividade e iniciamos outra. E neste ponto que acontece o desperdício. Uma dica para não perder este tempo é estipular horário para entrar e sair das redes sociais. Ter concentração e foco são os segredos que nos ajudam a ter uma melhor gestão do nosso tempo”, finalizou.
Tathiane Deândhela falou ainda sobre um dos fatores que contribuem para a baixa produtividade tanto na vida pessoal e profissional. Para ela, o uso da internet e rede sociais podem ser considerados um dos grandes vilões do desperdício de tempo.
“Podemos usar a internet e rede sociais para divulgar nossa carreira e trabalho, mas a partir do momento que passamos do limite isso é considerado uma doença. Um estudo apontou que nosso cérebro demora em média de sete a 14 minutos para assimilar o que estamos fazendo quando deixamos de fazer uma atividade e iniciamos outra. E neste ponto que acontece o desperdício. Uma dica para não perder este tempo é estipular horário para entrar e sair das redes sociais. Ter concentração e foco são os segredos que nos ajudam a ter uma melhor gestão do nosso tempo”, finalizou.
G1
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