24 de mai. de 2014

Porque o Poder Público não investe nas pessoas?!


(*)Por Fernando Gomes

Você já ouviu falar de THYAGO THARSON? Parnaibano, Thyago Tharson Bittencourt da Silva, de apenas 16 anos, atleta revelação do ciclismo, ocupa lugar de destaque no Piauí com cerca de 40 medalhas em muitos dos campeonatos que já participou da modalidade, com destaque para as conquistas de campeão Piauiense 2013 e bicampeão do Parna Bike.
Guarde este nome! Entre títulos e medalhas importantes no ciclismo estadual e regional figuram o seu currículo: Bi-Campeão Parna Bike , Campeão Piauiense 2013, Vice-Campeão Nordeste, Vice-Campeão Norte-Nordeste, Campeão Circuito Rota das Emoções, Atleta Revelação Piauí 2013 (recebeu das mãos da judoca Sarah Menezes).
A falta de apoio ao esporte não é nenhuma novidade no Brasil, em especial no Piauí. Outro exemplo de rompimento com a barreira das dificuldades extremas é a também piauiense Sarah Menezes, primeira judoca brasileira a conquistar o ouro em uma Olimpíada. Só ela sabe o que passou até esta medalha histórica.
Quando saiu do Brasil rumo a Londres, a pequena Sarah carregava expectativas desproporcionais para seu tamanho. Lutadora mais leve da seleção de judô, a peso-ligeiro, de apenas 1,52m e 48kg. A piauiense de 22 anos, porém, foi além: com a vitória entrou para a história como a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro no judô nas Olimpíadas.
Há coincidência nos fatos e chama-nos a atenção dois aspectos: o potencial do jovem e a falta de apoio que lhe cerca. Sarah sofreu, mas hoje muitos querem posar ao seu lado...
Como tem ocorrido com outros atletas que constroem a sua jornada com muita luta, determinação e pouco apoio, Thyago será visto em fotos com autoridades depois que o seu trabalho estiver coroado. Mas, espera-se que amigos e simpatizantes o reconheçam neste momento importante de sua carreira!
Ele é apenas mais um das dezenas de milhares de brasileiros que tentam por esforço próprio vencer na vida, ser gente. Com apoio quase que exclusivo da sua família, ele é uma dessas promessas do ciclismo nordestino e por que não dizer brasileiro.


Historicamente os atletas brasileiros sofrem pela falta de patrocínio e apoio. Com Thyago não é diferente. Eu mesmo, conhecendo a sua história, timidamente empresto algum apoio, mas certamente irrisório frente à necessidade e ao potencial desse garoto.
Sem as condições adequadas, Thyago vai rompendo barreiras, correndo atrás dos seus sonhos e conquistando vitórias dentro de padrões daqueles que têm apoio e equipamentos necessários para competir com a possibilidade de chegar entre os primeiros.
Ele estará esta semana representando Parnaíba e o Piauí no Paraná. Como nosso representante, irá participar do Campeonato Brasileiro Júnior de Ciclismo durante os dias 27 de maio a 1º de junho em Maringá-PR, evento que é considerado uma das principais competições do calendário nacional da modalidade, além de contar como pontuação para o ranking brasileiro. Grande é a chance de medalha. Desejamo-lhe boa sorte!
Por certo as manchetes policiais ganham mais espaço na mídia em nossa terra e a criminalidade destaca muito mais o jovem que não teve uma oportunidade. Quero ressaltar que o exemplo de Thyago  mereceria ser enaltecido e até mesmo imitado. Para que, quem sabe, o poder público se sensibilizasse e investisse nestes valores não só quando a estrela vai ao pódio. Esse menino já é uma estrela!
Pessoas isoladas trabalham pelo esporte. É preciso que todos vejam, especialmente o poder público, o esporte como parte da cultura, da educação, do desenvolvimento da cidadania. A droga toma conta das cidades e o esporte é uma alternativa para evitar que a nossa juventude seja alcançada por elas. É bem mais barato investir no esporte do que em ações de segurança, de combate ao uso de droga...
É urgente, pois, uma política pública que permita a nossa juventude ser estimulada a revelar os seus valores. Promessas já foram feitas a Thyago, mas ele precisa de apoio concreto. Ele já não é mais uma simples revelação, ele é produto de muito esforço e muito trabalho e já figura entre os nomes dos mais competitivos do ciclismo brasileiro. Que venham as olimpíadas!

(*) Fernando Gomes, sociólogo, cidadão, eleitor e contribuinte parnaibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...