O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), confirmou hoje (22) que está em negociação com o governo do Estado e o Ministério da Saúde para reativar o pronto socorro do Hospital Getúlio Vargas e ampliar o atendimento no Hospital Universitário. Segundo o prefeito, um acordo com o vice-governador Zé Filho (PMDB) já foi fechado e um estudo de viabilidade encomendado.
Firmino revelou que teve uma reunião com o vice-governador Zé Filho(PMDB), que assumirá o governo em abril, para reabrir as portas do HGV. "Estamos com um projeto com o governo do Estado e nós iremos reabrir o atendimento de urgência do HGV. Zé Filho já convocou a sua equipe da área de saúde para realizar um estudo de como isso deverá ser feito e hoje a tarde já ocorrerá uma reunião", disse.
As declarações foram dadas durante o encontro do PSDB Mulher, que reelegeu os diretórios municipais e estaduais.
Em seu pronunciamento, Firmino afirmou que o Hospital de Urgências de Teresina, único que faz atendimentos de urgência e emergência na cidade, não atende a demanda da capital, já que a maioria dos pacientes é de fora. "Eu estranhava quando entrava dentro do HUT e ninguém falava comigo, constatando, assim, que a maioria dos pacientes não pertenciam a Teresina", comentou.
Segundo o prefeito, 75% dos pacientes são provenientes do interior do Piauí e do estado do Maranhão. Apenas 25% declarava ser de Teresina.
Os problemas de superlotação e a falta de atendimento para a demanda teresinense levou Firmino a conversar com representantes do governo federal para "colocar o HU para funcionar". "O HU está funcionando abaixo da sua demanda. De 200 leitos disponíveis, apenas 15 são realmente utilizados", criticou.
Flash de Cida Cardoso (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Leilane Nunes
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.