13 de mar. de 2014

Câmara Municipal vota reajuste salarial para o magistério retroativo a janeiro



Dentre as diversas matérias votadas e aprovadas na sessão desta quarta feira na Câmara Municipal, destaque para o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a proceder as adequações na tabela de remuneração do magistério municipal, compreendendo os ativos, inativos e pensionistas, adequando seus vencimentos básicos ao Piso Nacional de Salários da categoria para 2014, com reajuste percentual de 8,32%, retroativo a janeiro, ao valor do piso percebido pelos profissionais de educação.
“Cientes de que a educação é a base de desenvolvimento de qualquer sociedade e que a melhoria no ensino passa pela valorização do professor, esta municipalidade vem diligenciando, no sentido de proporcionar condições adequadas para o exercício do magistério, dentre elas a atualização anual do salário dos profissionais de educação”, disse o prefeito em sua mensagem justificativa.

Alguns vereadores se manifestaram informando haverem sido procurados por professores municipais querendo saber sobre a adequação de salários aos percentuais do piso para este ano. O vereador Carlson Pessoa, entretanto, destacou que “a educação não é feita só com professores”, lembrando que o pessoal administrativo, como o secretário escolar, por exemplo, não vem tendo do atual governo a valorização devida e que precisa também ser reconhecido por parte do gestor.
A vereadora e professora Fátima Carmino também se posicionou em favor da mensagem do prefeito e disse que atualmente um professor efetivo em final de carreira está percebendo o dobro do que recebe um professor do Estado, mas que é necessário olhar para os outros trabalhadores da educação, que ainda não estão contemplados em seus vencimentos como deveriam. “Mas vejo os professores muito satisfeitos com o que recebem no município”, disse. Para o vereador Diniz, é necessário valorizar o professor não só na questão salarial mas também em outros itens, como melhores condições de trabalho.

Vereadores aprovam Projeto de lei que institui Semana de Prevenção ao Diabetes

De autoria do vereador Marcos Meneses (Foguinho), os vereadores  votaram ainda e aprovaram nesta quarta feira o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Prevenção à Diabetes, a partir do dia 14 de novembro, que é o dia mundial de combate ao diabetes.
De acordo com o Projeto, durante a Semana seriam realizadas atividades como: ampla divulgação nos meios de comunicação; celebração de parcerias com universidades, sindicatos e demais entidades da sociedade civil, para a organização de debates e palestras de conscientização sobre o diabetes e suas formas de diagnóstico e controle; e ainda realização de outros procedimentos úteis para a consecução dos objetivos da proposta, como: exames gratuitos de glicemia (teste oral mediante ingestão de glicose, pela praticidade e rapidez do resultado).

VEREADORES APROVAM MOÇÕES DE PESAR
                                        Aldir Anunciação

Foram aprovadas, também na sessão desta quarta feira: Moção de Pesar aos familiares de Aldir do Espírito Santo Anunciação Sousa, maranhense de Tutóia, carnavalesco e um dos precursores do carnaval de rua de Parnaíba, quando os desfiles ainda eram na Praça da Graça. Ele faleceu na quinta feira após o Carnaval. A missa de 7º dia será nesta quinta(13) ao meio dia, na Igreja N. S. de Fátima(Redentoristas). A proposição foi do vereador Carlson Pessoa, que requereu ainda Moção de Pesar para a família de Maria Carneiro Chaves, avó do radialista e blogueiro Wagner Roberto.
O vereador Astrogildo Fernandes também requereu e a Câmara aprovou Moção de Pesar aos familiares de Edmilson Oliveira Cardoso, de 69 anos, que faleceu dia 22 de fevereiro, na comunidade Carpina, BR 402, após colidir sua motocicleta 50cc,  em um outro veículo de modelo e placa não informado.

Fonte: Ascom/CMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...