O Câncer de mama é o principal tipo de câncer na mulher. È o mais prevalente e já é o câncer que mais mata no Brasil e no mundo. A sociedade vem notando a presença dessa doença, cada vez mais próxima, à medida que o número de casos vem aumentando. A conscientização dos fatores de risco, das armas de que dispomos para melhor rastrear essa doença, do diagnóstico precoce e do tratamento correto é fundamental para que tentemos diminuir o avanço dessa doença.
O outubro Rosa é o movimento internacional de conscientização e orientação com relação ao câncer de mama. Teve início no final da década de 80 e início da década de 90, com movimentos independentes pequenos, em algumas poucas cidades do mundo. Adotou o símbolo do laço cor-de-rosa como ícone desde 1990.
Com o aumento constante nos casos novos (incidência) de câncer de mama, o movimento tem ganho adesão de varias pessoas, tornando-se um dos maiores movimentos de conscientização na área da saúde, em todo o mundo. Atualmente, vários países têm participado ativamente do movimento, seja através de modificações simbólicas, como a iluminação de cor rosa dos principais prédios e pontos turísticos das cidades, seja pela organização de campanhas educacionais sobre o tema.
Parnaíba iniciará mais um outubro rosa. A cidade tem contado com o apoio de órgãos não-governamentais, sociedades de utilidade pública, como a Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer – Clínica João Silva Filho, grupos populacionais independentes, de ativistas isolados e do próprio governo, para ajudar a divulgar a doença e as ações de saúde inerentes ao tema.
As informações mais utilizadas e propagadas durante a campanha são as seguintes:
1(1) Câncer de mama tem cura. As chances são maiores quando diagnosticado em estádio precoce;
2(2) Toda mulher, mesmo que sem sintomas, deve realizar a mamografia a partir dos 40 anos, e repeti-la uma vez a cada ano;
3(3) A prática do autoexame deve ser feito aliado à mamografia, nunca isoladamente;
4(4) As mulheres que notarem qualquer modificação nas mamas devem procurar um médico capacitado imediatamente;
5(5) As mulheres têm direito a um tratamento digno e direcionado para cada caso;
6(6) Tempo é tudo!!
Convocamos a sociedade como um todo para que receba as orientações da melhor maneira possível, para que se una ao movimento do outubro rosa e para que ajude a propagar a idéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.