3 de out. de 2013

54,5% da água tratada pela Agespisa é desperdiçada, aponta instituto

Com todos os problemas que a Agespisa vem enfrentando para abastecer a população de Teresina e do Piauí, o desperdício ainda permanece em números elevados. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil, 54,5% da água tratada pela empresa é desperdiçada, devido, principalmente, a problemas no próprio sistema de abastecimento.
Segundo a dona de casa Maria Aparecida, mesmo com a irregularidade de abastecimento em alguns bairros da capital, o cano que passa em frente a sua casa na rua Palmares, na Vila Jerusalém, Zona Sul, quebra com frequência. Ainda de acordo com ela, a situação desperdiça muita água devido à demora da Agespisa na realização de reparos.
“Quando ligamos para a empresa, eles pedem apenas para esperarmos, mas não aparecem. Se os moradores não compram o cano e a cola, o problema não é resolvido. Esse desperdício dói no meu coração porque em breve não teremos mais água no planeta e essa situação é muito grave”, relata.
Quem sofre com o problema da falta de água lamenta o desperdício. O ferreiro-armador José Carlos dos Santos, que mora no Residencial Vila Nova Teresina, diz que só existe um único local onde os moradores conseguem água. Ele explica que filas se formam diariamente em torno da torneira comunitária improvisada.
“O único local que tem água é na área baixa. Chegamos cansados do serviço e ainda precisamos buscar água. A situação é muito precária”, afirma.
Sobre a questão, o diretor de operações da Agespisa, José Dias, informou que a empresa está tomando providências para diminuir o desperdício. “Estamos com um contrato de substituição de rede de cimento de amianto, que é a que causa a maioria dos vazamentos. Acreditamos que concluído esse contrato, vamos ter uma redução significativa na perda física de água tratada, causada por vazamentos”, declara.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...