Jogando rúgbi há menos de um ano, os parnaibanos querem mostrar que aprenderam o esporte e podem figurar entre os principais times da região. O Parnahyba Rugby viaja na próxima sexta-feira (27) para São Luís, onde enfrenta o Sampaio Corrêa no jogo de acesso para a Liga Nordeste de 2014.
No litoral piauiense, o interesse surgiu entre um grupo de amigos que já conheciam um esporte derivado do rúgbi, o futebol americano, praticado na Lagoa do Portinho. Foi então que conheceram o professor universitário José Pedro da Rós, catarinense radicado em Parnaíba e ex-jogador de rúgbi.
Após algumas recusas iniciais, ele atendeu os pedidos do grupo de amigos e começou a treinar a equipe, que hoje já conta com 25 atletas. O professor, que já foi campeão brasileiro e chegou a jogar pela seleção juvenil da modalidade, passou os ensinamentos que ajudaram a montar a base do Parnahyba Rugby.
Magno Aguiar, presidente da associação de rúgbi da cidade, fala do planejamento para expandir o esporte no município. Hoje, além da equipe principal masculina, já existem algumas garotas interessadas em montar o time feminino e mais alguns garotos juvenis.
- Nós começamos treinando em campos de várzea, depois a prefeitura liberou o estádio municipal para gente. Agora, estamos atraindo mais gente. Já temos 12 atletas para montar o time feminino, e uns 5 ou 6 garotos para montar o juvenil – conta.
Após estes primeiros passos, o Parnahyba Rugby passa agora pelo seu primeiro teste de fogo. O time vai disputar o jogo de acesso para a Liga Nordeste de Rúgbi de XV contra o Sampaio Corrêa, do Maranhão, que foi o último colocado no seu grupo na edição de 2013 da competição.
- É um pouco difícil falar sobre o jogo porque não conhecemos a equipe, mas a expectativa é boa. Vamos dar o máximo para garantir essa vaga – diz Magno.
A equipe do Parnahyba Rúgbi viaja na próxima sexta-feira (27) para São Luís. O jogo de acesso acontece no sábado e o time piauiense garante a vaga se vencer a partida. Em caso de derrota, a vaga ainda pode ser assegurada caso a equipe seja a melhor perdedora entre os que disputam o acesso.
Por Wenner Tito
Fonte Globo.comTeresina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.