Governo pediu doação de terreno do Heda para implantar Hospital Escola. Curso deve iniciar as atividades em março do próximo ano.
Campus Universitário de Parnaíba contará com curso de Medicina a partir de 2014 |
O Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba deverá ser entregue à Universidade Federal do Piauí até o próximo ano para que funcione como hospital escola. Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) ficará até a sexta-feira (13) na cidade para avaliar o processo de instalação do curso de Medicina, que já deve iniciar atividades em março de 2014.
Na terça-feira (10) o governador Wilson Martins encaminhou um ofício à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) concordando com a rescisão do contrato de cessão de imóvel firmado entre Governo do Estado e a Fundação. A intenção do acordo é viabilizar a transferência do prédio do Hospital Regional Dirceu Arcoverde para a UFPI.
De acordo com Pedro Leopoldino, diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde, já foi aberta uma licitação para que algumas melhorias sejam feitas no hospital.
O curso de Medicina do campus de Parnaíba foi autorizado pelo Ministério da Educação em junho do ano passado, com oferta inicial de 80 vagas a partir de 2013, sendo 40 vagas para o primeiro semestre de 2014 e as demais para o segundo semestre.
“A planta do prédio está concluída e as obras começam em outubro. Já estamos providenciando a reforma dos laboratórios adequando de forma a atender os cursos já existentes e ainda o de medicina”, disse José Ivo Pedrosa, coordenador do Curso de Medicina do Campus de Parnaíba.
“A planta do prédio está concluída e as obras começam em outubro. Já estamos providenciando a reforma dos laboratórios adequando de forma a atender os cursos já existentes e ainda o de medicina”, disse José Ivo Pedrosa, coordenador do Curso de Medicina do Campus de Parnaíba.
O Hospital Regional Dirceu Arcoverde funcionará como hospital escola e abrigaria as atividades de estágio do curso de medicina da UFPI. A unidade de saúde é a maior do Litoral do Piauí e atende ainda cidades vizinhas dos estados do Maranhão e Ceará.
“Um grande desafio para o curso será o Hospital Dirceu Arcoverde. O governo já cedeu o uso do hospital pela UFPI, mas ainda é necessário oficializar a transferência do prédio. Teremos um dimensionamento da situação para saber como o espaço será administrado, como os convênios serão feitos e ainda a contratação de pessoal. Estamos bastante otimistas”, disse ainda Ivo Pedrosa
Ainda de acordo com o coordenador do curso, após a visita da comissão do MEC será realizado um seminário com os gestores de 11 cidades que são atendidas pelo Hospital Regional Dirceu Arcoverde e ainda com os profissionais de saúde desses municípios.
Com a implantação do curso de Medicina, o Campus ganhará um prédio de cinco andares para abrigar as salas de aula e outros espaços. A obra já deve iniciar em outubro e até a sua conclusão os estudantes assistirão aula no prédio doado pela Prefeitura de Parnaíba, localizado na Avenida Capitão Claro, bairro Nova Parnaíba.
Por Wilson Junior para o Jornal da Parnaíba | Por Patrícia Andrade/G1 PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.