O juiz federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo, da subseção judiciária de Parnaíba, condenou os cinco envolvidos em tráfico internacional de drogas flagrados em um veleiro no litoral do Piauí. Entre eles estão dois italianos, condenados penas de quase 18 anos de prisão, além do pagamento de multa.
A quadrilha foi desbaratada pela Polícia Federal em agosto de 2012, quando o veleiro WIZ chegou ao porto do trapiche, em Luís Correia, litoral do Piauí, com 270 quilos de cocaína, que seria levada para o exterior.
O procurador da República Wellington Bonfim, do Ministério Público Federal no Piauí, pediu a condenação de seis pessoas a penas de até 30 anos de prisão. Mas a decisão da Justiça foi por punições menores e apenas de cinco réus.
O italiano Roberto Menale, participante da ação e preso em Piripiri (PI), foi condenado a 17 anos e quatro meses de prisão, além de 2.600 dias-multa no valor de um décimo do salário mínimo de 2012. Seu compatriota Alessandro Pasanisi, comprador e capitão da embarcação, foi preso em Luís Correia e pegou pena de 18 anos e 12 meses, além de multa.
O português José Aníbal Salgueiro Costa Aguiar, que estava na embarcação, pegou 17 anos e quatro meses de detenção, além de multa.
Portal Costa Norte
O paulista Valdir Pedro e o sul-mato-grossense Marcos Luiz Guedes foram detidos em Piripiri. Acusado de transportar a droga pelo Brasil, o primeiro foi condenado a 14 anos e 8 meses de prisão. O segundo, por ter se associado ao bando e usado documento falso, terá de passar 15 anos e nove meses na cadeia. Ambos também foram multados.
A Justiça Federal decretou a perda dos bens dos condenados, inclusive o veleiro.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.