22 de abr. de 2013

BLOG DO BSILVA: OBSERVATÓRIO ( A SEMANA )

Pedra do Sal I
Ainda não se sabe qual foi mesmo a razão do vice- governador Zé Filho, quando no exercício do governo, não ter vindo a Parnaíba assinar a ordem de serviços para a construção da estrada da Pedra do Sal. A vinda ainda foi anunciada por Mirócles Véras, em solenidade na prefeitura. Não deu.

Pedra do Sal II
O governador Wilson Martins prometeu ao prefeito Florentino uma estrada com padrão BR, comparada à que liga Teresina ao litoral(343). Seriam duas pistas de rolamento, cada uma com 3,5metros e os acostamentos com 2,5. Uma estrada com 12 metros de largura. Aguarda-se.

Cumprindo a lei
Positiva e rende resultados a decisão do Ministério Público e do Procon Municipal de fazerem  valer a lei nº 1.941/2003, de autoria do ex-vereador Batista Véras, que limita em 30 minutos o prazo máximo de espera em filas para atendimento às pessoas. Depois da fiscalização aos bancos, a equipe de fiscais vai “apertar” também outras entidades concessionárias e permissionárias de serviços públicos como: empresas de transportes, eventos culturais e esportivos, shows artísticos, etc.
E quando o MP vai fazer valer a lei que proíbe venda de bebidas alcoólicas a menores?!

Só a metade
Avaliando o grande volume de requerimentos apresentados pelos vereadores nesses dois meses de sessão da Câmara Municipal o vereador Carlson Pessoa, líder do PSB e da oposição, ponderou:”Se o prefeito Florentino atender pelo menos 50% desses requerimentos estará fazendo a maior administração da Parnaíba”.

Estudando Parnaíba
Ainda no início da gestão, em janeiro, o prefeito Florentino em entrevista à uma emissora de TV local disse que, depois de eleito, ainda não havia tomado uma cerveja para comemorar a vitória. Tinha dedicado seu tempo em estudar Parnaíba. Agora, com tantas reclamações da buraqueira da cidade, as pessoas já comentam que ele estudou demais e esqueceu o dever de casa, quando não toma uma atitude para limpar as praças e fazer a recuperação asfáltica e poliédrica que a população exige.

Banheiros químicos
Com a chegada do dia das mães, uma das datas em que o movimento de visitação aos cemitérios aumenta, espera-se que o Poder Executivo atenda o requerimento do vereador Astrogildo Fernandes, devidamente aprovado, que solicita instalação de banheiros químicos nos cemitérios nessas datas.Pelo menos nos de maior movimento.Afinal, se não for haver resultado prático, de que servirá mesmo o volume de requerimentos que os vereadores discutem e aprovam nas sessões?

Fazendo a diferença
As comissões de vereadores formadas até agora para visitarem mercados e hospitais, na busca de soluções para seus problemas,  têm sido compostas apenas por vereadores de 1º mandato. Coincidência ou não, tem sido deles também a maioria das matérias apresentadas em plenário. Daí a necessidade e importância da renovação, sempre. 
Visita aos conjuntos
Depois de sugerir a visita aos mercados para fazer um diagnóstico da realidade de todos e pedir providências ao prefeito Florentino Neto, o vereador Bernardo Rocha acha importante uma fiscalização também aos conjuntos residencias, onde há suspeitas que pessoas que não precisam estão ganhando casas que vendem depois.”No conjunto Raul Bacelar e no Colina do Alvorada tem casa de 600 a 800 reais”, declarou, durante sessão da Câmara. Ele reconhece que nunca se construiu tantas casas, mas é necessário que os vereadores façam a parte deles, fiscalizando, vendo como é que essas moradias estão sendo ocupadas.

Leitura
Presente à solenidade de inauguração da Biblioteca Infantil de Parnaíba, no Instituto Histórico, o superintendente municipal de cultura, Helder Sousa, reconheceu que as escolas, talvez por conta da informática,  têm se afastado da preocupação de despertar nas crianças, das séries iniciais, o hábito pela leitura. Talvez ele não saiba, mas o prefeito Florentino Neto tem um projeto importantíssimo nesse sentido, desde os tempos em que estava começando como vice-prefeito. Por que não executá-lo agora? Não adianta se inaugurar bibliotecas se não se formar um público para elas.
Homofobia
O Dia Nacional da Homofobia, 17 de maio, não vai passar em branco em Parnaíba. O grupo “Guará” , através de seu presidente Wellington Araújo, já solicitou à presidente Neta Castelo Branco  o plenário da Câmara Municipal para a realização de um seminário, das 18 às 21 horas.
E por falar em data, dia 16 de maio é o Dia do Poeta Parnaibano, instituído pela lei nº 1.930, de 19 de maio de 2003, gestão do ex-prefeito Paulo Eudes, cujo secretário de cultura era o escritor e dramaturgo Benjamin  Santos.

Visitas
O prefeito Florentino Neto tem convidado alguns vereadores para visitarem obras em andamento no município ou onde elas deverão acontecer. A prática é nova na administração municipal, onde prefeitos, depois de eleitos, costumavam se isolar no gabinete, com um grupo de puxa sacos a lhes dizer estava tudo bem. E de lá só saiam para casa, beira rio,  ou para viajarem. Mas é preciso que Florentino vá também aos mercados. Os feirantes querem ouvi-lo, senti-lo, de pois de eleito. E a população exige melhorias naqueles locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...