Vereador Carlson Pessoa (PSB) autor da proposição (AP) |
As constantes reclamações do serviço de transporte coletivo de passageiros em Parnaíba motivaram a realização de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Parnaíba, na manhã desta terça-feira, 23 de abril. Participaram da sessão os representantes da Secretaria de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança (Setransasf), da OAB Subsecção Parnaíba, da Cooperativa dos Transportes Alternativos de Parnaíba (Coopertramp), da Associação Comercial de Parnaíba, da Empresa Viação Marcelino, dos estudantes e a população, que lotou o plenário da Câmara Municipal.
Para o autor do requerimento da Audiência Pública, vereador Carlson Pessoa(PSB), a sessão foi proveitosa porque oportunizou um amplo debate sobre o transporte público em Parnaíba.
Representando a categoria dos proprietários de vans, o presidente da Coopertranp, José Rodrigues, defendeu que a cooperativa tem investido muito para prestar um serviço de qualidade à população parnaibana. “A cidade já conta com vários micro-ônibus novos e estamos buscando financiamento para a aquisição de veículos maiores. Os donos de vans estão investindo para que o usuário tenha mais conforto e segurança”, relatou.
Sec. de Transportes e Transito Heleno Maia |
Representes da sociedade organizada e empresários |
O secretário de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança (Setransasf), Heleno Maia, disse que a Prefeitura de Parnaíba faz o possível para ordenar o trabalho das vans. “Recebemos muitas reclamações sobre superlotação nas vans e maus tratos de passageiros. Fizemos várias reuniões com a Coopertranp para que os proprietários de veículos melhorassem o serviço”, comentou.
Vereadores Carlson Pessoa (PSB) e Antonio Diniz (PRTB) |
Durante a audiência, o vereador Carlson Pessoa pediu para uma das estudantes das escolas públicas de Parnaíba se pronunciar sobre a situação do transporte. Bárbara Santos Lopes, de 18 anos, pontuou as dificuldades dos jovens que moram em bairros afastados do centro e que precisam diariamente do transporte público. “Muitos estudantes têm que pagar mototáxi para ir à escola porque a van demora muito ou porque elas não vão até algumas áreas da cidade. Quem quer estudar fica prejudicado. Peço aos vereadores que cobrem da Prefeitura uma solução rápida para o transporte coletivo na nossa cidade”, falou a estudante.
José Rodrigues presidente da Coopertranp |
O ex-secretário municipal de Transporte, Antônio de Pádua Melo, mostrou dados de uma pesquisa realizada no final de 2011, que evidencia, entre outros problemas, a carência de transporte público nos finais de semana, o que causa muitos transtornos à população. “A oferta de transporte público coletivo na metade de sábado e no domingo é insuficiente para uma cidade de aproximadamente 150 mil habitantes. Os usuários também reclamam da condição inadequada das vans, que não conseguem prestar um bom serviço, pois mais de 70% já estão em uso por mais de oito anos. Algumas vans deveriam ser proibidas de circular”, argumentou.
Procurador do Município Gésio Veras |
Segundo o empresário Morais Brito, a falta de um serviço de qualidade no transporte público prejudica o setor do turismo em Parnaíba. “A cidade não tem um terminal urbano que ofereça um mínimo de conforto para os passageiros. Para ir à praia da Pedra do Sal, os turistas se deslocam até a Praça da Santa Casa, onde existe um terminal improvisado. Parnaíba precisa investir mais na estruturação do transporte público”, disse.
Advogado da Coopertranp Daniel Nogueira |
O Procurador do Município de Parnaíba, Gésio Veras, participou da Audiência Pública e destacou os motivos que impedem a Prefeitura atualmente de dar continuidade ao processo licitatório. O advogado da Coopertramp, Daniel Nogueira, foi enfático em dizer que a licitação promovida pela Prefeitura de Parnaíba foi suspensa temporariamente, por conta de liminar, porque apresenta alguns ‘vícios’. “Acho muito difícil essa licitação acontecer. A Prefeitura não especifica quais linhas vai licitar, apenas diz a quantidade. Enquanto isso, a população parnaibana é penalizada diariamente”, relatou.
Estudante Bárbara Santos Lopes |
Em seu discurso, Carlson Pessoa denunciou que a população é maltratada pelo excesso de passageiros que são transportados nas vans, além de citar que muitos idosos são deixados nas paradas por não pagarem passagem. O parlamentar pediu a construção de construa novos abrigos para passageiros, por causa do estado precário da maioria dos existentes.
Ex-secretario de Transportes Eng. Pádua Melo |
Os vereadores presentes à sessão, Bernardo Rocha, André Neves, Antônio Diniz, Ricardo Veras, Fátima Carmino, Cardoso, Marcos Meneses, Ronaldo Prado e Gustavo Lima elogiaram a iniciativa do vereador Carlson Pessoa.
Representante do Trade Turístico Morais Brito Plenário da Câmara Municipal na Audiência Publica do Transporte |
Plenário da Câmara Municipal na Audiência Publica do Transporte |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.