24 de abr. de 2013

Audiência Pública requerida pelo vereador Carlson Pessoa busca soluções para problemas do transporte público em Parnaíba

Vereador Carlson Pessoa (PSB) autor da proposição (AP)

As constantes reclamações do serviço de transporte coletivo de passageiros em Parnaíba motivaram a realização de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Parnaíba, na manhã desta terça-feira, 23 de abril. Participaram da sessão os representantes da Secretaria de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança (Setransasf), da OAB Subsecção Parnaíba, da Cooperativa dos Transportes Alternativos de Parnaíba (Coopertramp), da Associação Comercial de Parnaíba, da Empresa Viação Marcelino, dos estudantes e a população, que lotou o plenário da Câmara Municipal. 
Para o autor do requerimento da Audiência Pública, vereador Carlson Pessoa(PSB), a sessão foi proveitosa porque oportunizou um amplo debate sobre o transporte público em Parnaíba.


Representando a categoria dos proprietários de vans, o presidente da Coopertranp, José Rodrigues, defendeu que a cooperativa tem investido muito para prestar um serviço de qualidade à população parnaibana. “A cidade já conta com vários micro-ônibus novos e estamos buscando financiamento para a aquisição de veículos maiores. Os donos de vans estão investindo para que o usuário tenha mais conforto e segurança”, relatou.
Sec. de Transportes e Transito Heleno Maia 
Representes da sociedade organizada e empresários 
O secretário de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança (Setransasf), Heleno Maia, disse que a Prefeitura de Parnaíba faz o possível para ordenar o trabalho das vans. “Recebemos muitas reclamações sobre superlotação nas vans e maus tratos de passageiros. Fizemos várias reuniões com a Coopertranp para que os proprietários de veículos melhorassem o serviço”, comentou.

Vereadores Carlson Pessoa (PSB) e Antonio Diniz (PRTB)
Durante a audiência, o vereador Carlson Pessoa pediu para uma das estudantes das escolas públicas de Parnaíba se pronunciar sobre a situação do transporte. Bárbara Santos Lopes, de 18 anos, pontuou as dificuldades dos jovens que moram em bairros afastados do centro e que precisam diariamente do transporte público. “Muitos estudantes têm que pagar mototáxi para ir à escola porque a van demora muito ou porque elas não vão até algumas áreas da cidade. Quem quer estudar fica prejudicado. Peço aos vereadores que cobrem da Prefeitura uma solução rápida para o transporte coletivo na nossa cidade”, falou a estudante.

José Rodrigues presidente da Coopertranp
O ex-secretário municipal de Transporte, Antônio de Pádua Melo, mostrou dados de uma pesquisa realizada no final de 2011, que evidencia, entre outros problemas, a carência de transporte público nos finais de semana, o que causa muitos transtornos à população. “A oferta de transporte público coletivo na metade de sábado e no domingo é insuficiente para uma cidade de aproximadamente 150 mil habitantes. Os usuários também reclamam da condição inadequada das vans, que não conseguem prestar um bom serviço, pois mais de 70% já estão em uso por mais de oito anos. Algumas vans deveriam ser proibidas de circular”, argumentou.
Procurador do Município Gésio Veras
Segundo o empresário Morais Brito, a falta de um serviço de qualidade no transporte público prejudica o setor do turismo em Parnaíba. “A cidade não tem um terminal urbano que ofereça um mínimo de conforto para os passageiros. Para ir à praia da Pedra do Sal, os turistas se deslocam até a Praça da Santa Casa, onde existe um terminal improvisado. Parnaíba precisa investir mais na estruturação do transporte público”, disse.

Advogado da Coopertranp Daniel Nogueira 
O Procurador do Município de Parnaíba, Gésio Veras, participou da Audiência Pública e destacou os motivos que impedem a Prefeitura atualmente de dar continuidade ao processo licitatório. O advogado da Coopertramp, Daniel Nogueira, foi enfático em dizer que a licitação promovida pela Prefeitura de Parnaíba foi suspensa temporariamente, por conta de liminar, porque apresenta alguns ‘vícios’. “Acho muito difícil essa licitação acontecer. A Prefeitura não especifica quais linhas vai licitar, apenas diz a quantidade. Enquanto isso, a população parnaibana é penalizada diariamente”, relatou.

Estudante Bárbara Santos Lopes
Em seu discurso, Carlson Pessoa denunciou que a população é maltratada pelo excesso de passageiros que são transportados nas vans, além de citar que muitos idosos são deixados nas paradas por não pagarem passagem. O parlamentar pediu a construção de construa novos abrigos para passageiros, por causa do estado precário da maioria dos existentes.

Ex-secretario de Transportes Eng. Pádua Melo
Os vereadores presentes à sessão, Bernardo Rocha, André Neves, Antônio Diniz, Ricardo Veras, Fátima Carmino, Cardoso, Marcos Meneses, Ronaldo Prado e Gustavo Lima elogiaram a iniciativa do vereador Carlson Pessoa.

Representante do Trade Turístico Morais Brito
Plenário da Câmara Municipal na Audiência Publica do Transporte 
Plenário da Câmara Municipal na Audiência Publica do Transporte 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...