Mangue no litoral do Piauí (Foto:Ana Faria)
O Governo está concluindo, no município de Luís Correia, a 338 quilômetros de Teresina, a construção de uma unidade de beneficiamento de marisco e sururu, num investimento de R$ 129,4 mil, recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Construída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a obra inclui, além de uma unidade produtiva de 50 metros quadrados, a aquisição de materiais, como toucas e luvas descartáveis, sacos para embalagem, insumos da produção e equipamentos, como balança digital, fogão industrial e freezer.
As 50 mulheres que serão beneficiadas pelo projeto também ganharão um veículo para facilitar os deslocamentos de ida e vinda para o manguezal. O veículo permitirá que elas se locomovam em segurança e no horário certo das marés, além de diminuir o custo da produção. Hoje, elas têm que pagar pelo transporte, ao custo de R$ 10 por pessoa.
A expectativa das marisqueiras é de que consigam dobrar a produção, no momento de 200 quilos diários. Com os equipamentos, as marisqueiras e filetadeiras de Luís Correia vão poder produzir torta, lasanha e pizza, agregando valor e melhorando a renda.
Nos últimos anos, a atividade marisqueira tem se constituído na principal ocupação das mulheres de comunidades pesqueiras do litoral do Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.