Paes Landim - Deputado Federal (PTB-PI) |
Há três anos o deputado Paes Landim (PTB-PI) ocupa a tribuna para apelar ao Ministro da Educação que autorize a criação do curso de Medicina em Parnaíba. O agora pré-candidato pelo PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, comprometeu-se com a demanda em visita ao Estado no dia 9 de novembro de 2011. Nada se concretizou e é a vez de discursar para Aloizio Mercadante. O governo piauiense também reivindica para Picos.
Enquanto a palavra não é cumprida, Landim cita as "16, 17" universidades federais levadas ao interior de Minas Gerais, "e sempre com novas demandas". Em Sobral, no Ceará, "ja´há três faculdades de Medicina". No mesmo dia do discurso o tucano mato-grossense Nilson Leitão comemorou no plenário, para desalento do piauiense, a instalação do curso de Medicina em Sinop.
Paes Landim observa Parnaíba como uma cidade tipicamente universitária, que deveria ser prestigiada pelo Governo Federal tanto quanto Campinas e São Carlos, em São Paulo. Medicina à parte, o status serviria inclusive para manter o Delta: "Só uma grande consciência universitária poderá proteger o nosso Delta do Parnaíba, a nossa beleza ambiental, tão destruída pela falta de uma grande liderança universitária, que possibilite uma consciência ecológica na cidade."
O projeto prevê o funcionamento temporário do curso no centenário Hospital Santa Casa de Misericórdia, "para que possa atender à imensa demanda das populações pobres do Piauí, Maranhão e Ceará, que procuram serviço médico em Parnaíba, que é do melhor nível possível". Falta o "suporte" do Governo Federal, reclama o deputado.
Em Picos, a Medicina ficaria sob a responsabilidade da Universidade Federal do Vale do São Francisco, com sede em Petrolina (PE). Há campus já instalado em São Raimundo Nonato, com os cursos de Arqueologia e Preservação Patrimonial e de Ciências da Natureza.
Justificativa: "É uma cidade de uma dinâmica comercial impressionante, que tem um grande futuro projetado à frente, dada exatamente a essa vontade de crescer e de se desenvolver da sua gente, composta de piauienses, cearenses, pernambucanos, paraibanos, que têm ajudado no desenvolvimento daquela cidade." Picos tem a terceira maior população do Piauí, com cerca de 74 mil habitantes (Censo 2010).
A esperança de Paes Landim no ministro Alozio Mercadante: "Porque ele é um apaixonado pelas ideias novas, pelo impulso à modernidade do sistema educacional no País. Ele sabe da importância da universidade como fator de transformação social. E Parnaíba tem muito a dar ao Piauí, ao Nordeste e ao Brasil, se for transformada, como merece, num centro universitário." Até o próximo discurso, quem sabe de agradecimento e não mais um apelo.
Edição: Jornal da Parnaíba | Por Mauro Sampaio/Acessepiaui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.