De acordo com os levantamentos do Instituto Avante Brasil, baseados nos dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e do Datasus-Ministério da Sáude, do total de 42.844 mortes no trânsito ocorridas em 2010, 10.825 (25%) vitimaram motociclistas, grupo que representa o maior percentual de mortos.
Em seguida vêm os pedestres, que representam 23% (9.944 mortes) das vítimas fatais no trânsito e, depois, os ocupantes de automóveis, com 21% (9.059 mortes). Os ciclistas, comum total de 1.513 vítimas fatais, totalizaram 4% do total de mortos no trânsito em 2010. Veja o gráfico abaixo:
Contudo, o cenário nem sempre foi este para os que hoje ocupam a primeira posição na vitimização no trânsito.Como se pode observar no quadro abaixo, com um total de3.100 vítimas em 2001 e 8.118 vítimas em 2007, os motociclistas ostentavam naqueles dois anos a terceira colocação dentre os mais vitimados no trânsito, sendo superados pelos ocupantes de veículos e, então, pelos pedestres, que constituíam a maioria dos mortos.
Uma calamidade que não será resolvida com leis em tese mais severas, mas apenas com a aplicação séria e imediata da fórmulaEEFPP (Educação, engenharia, fiscalização, primeiros socorros e punição adequada).
LUIZ FLÁVIO GOMES (@professorLFG) - LFG – Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil e coeditor doatualidadesdodireito.com.br. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Estou no www.professorlfg.com.br.
Colaborou: Mariana Cury Bunduky – Advogada, pós graduanda em Direito Penal e Processual Penal e Pesquisadora do Instituto Avante Brasil.
Jornal da Parnaíba Com informações da Assessoria
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