Pela legislação eleitoral brasileira, a idade mínima para se candidatar a prefeito é 21 anos até o dia da posse, marcada para o dia 1º de janeiro de 2013. O estreante é filho do ex-prefeito do município, Paulo Sérgio de Almeida Pacheco. O ex-gestor foi condenado em maio a cinco anos e três meses de prisão, sob a acusação de desvio de verbas públicas federais. Por conta da Lei Ficha Limpa, o filho do ex-prefeito foi lançado candidato em Chaval.
Dos dez candidatos a prefeito com 21 anos inscritos para concorrer às eleições, além de Pacheco Neto, outros cinco foram eleitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A segunda mais jovem e a, também, piauiense Débora de Carvalho Noronha (PTB). Entretanto, Débara foi eleita em uma cidade piauiense, no caso Belém do Piauí.
De acordo com o TSE, a faixa etária de até 25 anos teve 151 candidaturas a prefeituras em todo o país, com 44 eleitos (0,79% do total). Barrados pela Justiça Eleitoral, chefes políticos locais recorrem a parentes próximos, geralmente filhos, para se manterem mandando na política municipal, apesar das restrições apresentadas pela legislação.
Da Redação do Portal AZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.