Vamos exigir um IML que esteja a altura das necessidades da região, não é só inaugurar! Precisamos conhecer a estrutura desse IML para saber se vai cumprir realmente as funções a que se propõe um IML para o porte do nosso município. Estaremos de olho! E quanto a infraestrutura dos arredores do IML? O que está sendo executado para melhorar o acesso? Também estaremos de olho! Estas são questões que não podem passar a brancas nuvens, nós temos o direito de como cidadão cobrarmos as melhorias e qualidade de vida do nosso povo.
Segundo informações não confirmadas o prédio do Instituo de Medicina Legal de Parnaíba deverá ser inauguração em novembro deste ano. São dois ambulatórios, sala para guardar equipamentos e outra para guardar os corpos, onde fica o necrotério.
Devemos ficar lidados para finalidades do IML que são muitas outras além de só examinar cadáveres.
Quer saber tudo sobre o IML de Parnaíba basta clicar AQUI!
Ainda segundo informações as instalações foram planejadas para atender as necessidades da região atendida pó Parnaíba. A informação também dá conta de que alguns dos profissionais concursados que vão atuar neste setor já estão em Parnaíba aguardando o início dos trabalhos.
O Instituto Médico Legal, mais conhecido pela sua sigla IML, é um instituto brasileiro responsável pelas necropsias e laudos cadavéricos para Polícias Científicas de um determinado Estado na área de Medicina Legal. É um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Conhecido também em alguns outros estados como Departamento Médico Legal, ou DML, por ser, este órgão, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública através da Superintendência de Polícia Técnica Científica. As atribuições são as mesmas. E mais: não é uma instituição responsável apenas pelas necropsias, como muitos pensam. Nos IML´s ou DML´s são realizados, além das autópsias, vários outros exames de corpo de delito e demais perícias como: exame de lesões corporais, exame de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, exame de constatação de violência sexual, exame de sanidade mental, exame de constatação de idade, exame de constatação de doença sexualmente transmissível, e todas as demais perícias que interessem à Justiça e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal.
As Polícias Científicas são órgãos da administração pública presentes em grande parte dos estados brasileiros. A função da Polícia Científica é, de modo geral, coordenar as atividades do Instituto de Criminalística (IC), Instituto Médico-Legal (IML) e, na maioria das vezes, do Instituto de Identificação (II) da unidade da federação à qual faz parte.
As Polícias Científicas estão subordinadas diretamente às Secretarias de Segurança Pública (ou órgãos equivalentes - salvo em alguns estados onde permanecem como integrantes da estrutura da Polícia Civil), trabalhando em estreita cooperação com as Polícias Civil e Militar. São dirigidas por Chefes de Polícia Científica, cargo privativo de policiais especializados com autoridade científica em determinada área, denominados Peritos Criminais.
A Polícia Científica é especializada em produzir a prova técnica (ou prova pericial), por meio da análise científica de vestígios produzidos e deixados durante a prática de delitos Ela também edita normas, ações conjuntas e implementa políticas de atendimento à população.
Compete às Polícias Científicas, essencialmente:
§ A realização das perícias médico-legais e criminalísticas;
§ Os serviços de identificação;
§ O desenvolvimento de estudos e pesquisas em sua área de atuação.
Antes da criação das Polícias Científicas (com data variando em cada estado), as perícias criminais ficavam à cargo das Polícias Civis, razão pela qual determinados estados da federação ainda possuem seus Departamentos Técnico-Científicos vinculados às suas respectivas Polícias Judiciárias.
INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA
Aos Institutos de Criminalística, dirigidos por Peritos Criminais, compete a realização de exames periciais, pesquisas e experiências no campo da Criminalística (informática, engenharia, reconstituições, balística, documentoscopia, impressões latentes, disparo, ambiental, fonética etc.), levantamentos topofotográficos e papiloscópicos nos locais de crime e em sinistros envolvendo patrimônio público. Têm por atribuição auxiliar a Justiça, fornecendo provas técnicas sobre locais, coisas, objetos, instrumentos e pessoas, para a instrução de processos criminais.
Edição: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.