23 de out. de 2012

As 08 belezas do litoral piauiense na lente de Morais Brito


     Fim de tarde na Praia do Coqueiro
     Vista parcial do Coqueiro em Luis Correia
     Beira-rio em Parnaíba
     Delta do Rio Parnaíba
 Lagoa do Portinho
 Cajueiro da Praia
 Ponte Simplicio Dias da Silva, que liga Parnaíba as Ilhas do Delta
     Praia de Pedra do Sal em Parnaíba

Fonte: Portal do Catita

6 comentários:

  1. Aprovada a Universidade do Delta
    29/08/2005 18:55

    A Comissão da Constituição da Justiça e da Cidadania do Senado aprovou ontem o projeto de autoria do Senador Alberto Silva (PMDB) que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPAR), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto segue agora para a comissão de Infra-Estrutura.

    Com a mudança, o campus da UFPI em Parnaíba, passa a ser da nova Universidade com reitor próprio e demais instituições da administração do ensino superior, como as pró-reitorias. Porém, ontem mesmo, um grupo de reitores reclamava ao Ministério da Educação que o orçamento para as instituições federais de ensino superior não cumprirá o custeio destas instituições. Pelos cálculos dos reitores, contas básicas como água e luz terão dificuldades para serem honradas.

    Mesmo assim o senador piauiense defende a criação da UFPAR como uma saída para o desenvolvimento técnico daquela região e atração de investimentos. Segundo ele, existem hoje mais de 6.098 empresas em funcionamento na região que necessitam cada vez mais se mão-de-obra especializada.


    Matéria Transcrita do Jornal Meio Norte do dia 25.

    ResponderExcluir
  2. Universidade Federal do Oeste da Bahia







    Esta semana foi realizada, na cidade de Barreiras, a audiência pública para a implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia. O superintendente da Codevasf, Lourival Gusmão, esteve presente no evento, enfatizando o importante processo de participação e apoio da Codevaf na discussão e implantação da universidade. "Principalmente pela contribuição para o desenvolvimento regional dessa importante região do Vale do São Francisco, por meio da formação de Capital Social", acrescentou.

    A UFOBA tem em seu formato original a implantação de quatro campi nas cidades baianas de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Barra e Luiz Eduardo Magalhães, todas na área da 2ª Superintendência Regional da Empresa

    A Codevasf vem auxiliando no processo, por meio de estudos de viabilidade logísticos e apoio nas possíveis definição de áreas para a implantação das sedes e áreas experimentais. O estudo de viabilidade das cidades de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Guanambi, por exemplo, foi executado pela Codevasf.

    Lourival Gusmão, afirmou, no evento, que o processo de implantação da UFOBA tem o apoio irrestrito da Codevasf, pois tem como objetivo paralelo de levar desenvolvimento para o médio São Francisco baiano, principalmente na pesquisa e convênios na área do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas e nos projetos e estudos alternativas para a convivência com o semiárido, para que os flagelos da seca na região sejam inseridas na essência dos objetivos dessa nova Universidade. Acrescentou que todas as cidades deverão participar da implantação.

    http://www.codevasf.gov.br/noticias/2007/universidade-federal-do-oeste-da-bahia/

    ResponderExcluir
  3. 12/04/2012 15:05


    Educação aprova criação de Universidade Federal do Cariri, no Ceará





    Arquivo/ Leonardo Prado



    Ariosto Holanda: nova universidade vai promover o desenvolvimento sustentável do País.

    A Comissão de Educação e Cultura aprovou, na quarta-feira (11), proposta que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA), com sede na cidade de Juazeiro do Norte (CE). A nova universidade vai ser integrada pelos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará. Além disso, deverão ser criados novos campi nos municípios de Icó e Brejo Santo. A medida está prevista no Projeto de Lei 2208/11, do Executivo.

    O relator, deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), elogiou a iniciativa: “Ofertar alternativas de ensino superior público, gratuito e de excelência e promover formação técnica e tecnológica de boa qualidade são condições essenciais para o desenvolvimento sustentável do País. Ademais, facultar o acesso a esse nível de ensino e formação também à população mais pobre significa assegurar de fato cidadania e equidade”.

    Cursos
    De acordo com a exposição de motivos do Executivo, deverão ser oferecidos inicialmente 27 cursos de graduação. A meta do governo é atender 6.490 estudantes de graduação e pós-graduação.

    Para trabalhar na nova universidade, o PL 2208/11 prevê a contratação de 197 professores, 212 funcionários de nível superior e 318 profissionais de nível intermediário. O projeto também cria 482 novos cargos de direção e funções gratificadas.

    Tramitação
    A proposta, que tramita de forma conclusiva, já foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    ResponderExcluir
  4. Eu so queria saber o pq so no piaui o pessoal da ufpi e contra a instalacao da federal da parnaiba? Essas universidade federais dos outros estados possuem problemas e mesmo assim fora aprovados este ano 3 universidades federais no nordeste. No proximo, mais tres vao ser autorizadas e a universidade federal da parnaiba vai ficar de fora.

    Pq??Pq as bostas que vivem nessa cidade nao conseguem ter visao de crescimento.

    So que os mesmos esqueceram que isso gerara milhares de empregos em nossa cidade, pois nos nao temos industrias. Nos nao temos turismo forte. Nos ate agora so temos um grande potencial de gerar milhares de empregos, mas nao estamos gerando.

    Dois grandes projetos de irrigacao: tabuleiros litoraneos e de Sao Bernardo ( Magalhaes Almeida e Araioses, 50km de Parnaiba).

    Temos um aeroporto bom mas precisa de passageiros que possam comprar passagens aereas.

    Turismo, que compreende a 3 estados (PI,CE, MA) , em areas distantes de suas respectivas capitais.

    Existe ainda essa bendita ZPE que a presidente quer que saia do papel.

    A regiao de Parnaiba precisa da UFPAR.

    ResponderExcluir
  5. EDUCAÇÃO - Universidade Federal do Sul da Bahia


    Aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, o Projeto de Lei 2207/11 cria a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), com campi nos municípios de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Para a relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a medida deve beneficiar principalmente as famílias de baixa renda da região, que não têm recursos para manter seus filhos em universidades públicas distantes ou arcar com os custos do ensino particular. A expectativa do Executivo é que a Ufesba atenda a mais de 11 mil estudantes em cursos de graduação e pós-graduação.

    O projeto está apensado ao PL 1354/11, que autoriza o Executivo a criar a Universidade Federal do Extremo Sul da Bahia (Ufesb), com campi nas cidades de Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis e Itamarajú. Esse projeto, porém, foi rejeitado pela Comissão de Educação. “Esta multiplicidade de foros não nos parece apropriada”, avaliou Alice Portugal.

    São criados no texto 617 cargos de professor, 242 cargos técnicos-administrativos de nível superior e outros 381 cargos técnicos-administrativos de nível médio, além dos de reitor, vice-reitor e outros 511 de direção. O PL 2207/11 já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, que também rejeitou o PL 1354/11.

    Os projetos, que tramitam de forma conclusiva e em regime de prioridade, serão ainda analisados pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    http://www.camara.gov.br/internet/jornalcamara/default.asp?selecao=materia&codMat=72088&codjor=

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...