10 de jun. de 2012

MEDICINA EM PARNAÍBA: QUEM É O PAI?

Agora que o curso de Medicina da Federal está aprovado para Parnaíba, são muitos os pais dessa criança. O vice-prefeito Florentino reivindica para si. O reitor Luiz Jr., não abre mão da paternidade e o ex-senador Mão Santa diz que podem até fazer DNA que ele provará que é o pai. São 80 vagas para o campus ministro Reis Velloso no litoral.

Campus de Parnaíba - UFPI



Por Pedro Alcântara/Blog do Pessoa  

18 comentários:

  1. espero que o curso seja um dos melhores do estado , pq na basta ser aprovado se nao for pra frente com infra estrutura adequada . nao bastqa ser aceito , muita ainda precisa der feita ! Quem conseguiu trazer o curso está de parabéns , a nossa cidade tava mesmo precisando de um curso desse poste ! agora o que resta é nós estudantes estudarmos pra nao deixar o pessoal de fora pegar nossas vagas . #ficaadica

    ResponderExcluir
  2. não é de ninguém, o curso de Medicina é do POVO .... e quem é o pai é o povo, esses políticos não fizeram nada mais que a obrigação

    ResponderExcluir
  3. Carlson, todos os encaminhamentos primários do projeto de implantação do curso de medicina realmente foram feitos pelas mãos do senador Mão Santa utilizando-se também das argumentações do hoje secretário de educação Átila Lira, na época dep. federal. Juntos foram os que mais brigaram pelo curso de medicina além do projeto da Universidade federal do Delta!

    ResponderExcluir
  4. Estudantes da região dos Inhamuns terão mais oportunidade de prosseguir nos estudos e entrar em universidade Crateús. Transformar-se em um dos maiores polos de Engenharia do Nordeste. Essa é a expectativa que cerca autoridades deste Município, bem como educadores e a comunidade escolar, após o anúncio feito pelo prefeito Carlos Felipe Saraiva ontem, em entrevista sobre os cursos que serão ofertados pelo futuro Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Crateús. Os cursos serão Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental, Engenharia da Computação e Informática.

    Além dos cursos, o prefeito anunciou também a localização do terreno para a construção das futuras instalações do Campus, que faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciado em agosto no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Rousseff. O terreno escolhido pela Universidade fica localizado às margens da BR-226, próximo à Vila dos Oficiais do 40° Batalhão de Infantaria, área urbana da cidade. Com uma área de 42 hectares o terreno pertence ao empresário crateuense Luís Hélio Melo. Será doado ao Município para posteriormente ser repassado à Universidade. Todo esse processo deve acontecer ainda em 2011. Além da doação do terreno, a Prefeitura terá que atuar na mobilidade urbana e infraestrutura do local.

    Em reunião esta semana com o reitor da Universidade, Jesualdo Farias, o prefeito recebeu os laudos técnicos da Universidade, e as providências que deverão ser executadas pelo Município. Junto com a equipe da Coordenadoria de Obras e Projetos da UFC, integrada por Rafael Henriques de Araújo Neto, Jorge Barbosa Lima e Aureliano Rocha, que já estiveram em Crateús avaliando qual seria o local mais viável para erguer o campus da Universidade, foram repassadas ao prefeito as atribuições do Município no processo de instalação do Campus.

    De acordo com o prefeito, a pauta do encontro foram assuntos técnicos referentes ao futuro campus da UFC, como a doação para a Universidade do terreno escolhido para a construção da unidade, bem como projetos de topografia e licenciamento ambiental. "Vamos dedicar todo o nosso empenho para que em 2012 todo o processo licitatório seja realizado tendo a certeza que em 2014 o Campus já esteja em pleno funcionamento. O que compete ao Município já estará sendo providenciado de forma ágil para colaborar com a instituição e logo termos o Campus instalado em nosso Município", declarou o prefeito.

    Ensino técnico

    A previsão de funcionamento do Campus anunciada pelo reitor por ocasião da sua vinda a Crateús é em 2014. E a sua instalação transformará o Município em um centro de ensino superior. Já conta com um Campus Avançado do Instituto Federal de Educação (IFCE) funcionando há um ano e ofertando três cursos: técnico em edificações, técnico em química e licenciatura em matemática. Cerca de 300 estudantes da região são atendidos nos três cursos. E há previsão, segundo a direção, de ampliar a oferta de cursos a partir do segundo semestre de 2012, com cursos nas áreas de tecnologia, bacharelado e licenciatura. "Crateús vive um momento ímpar, de perspectiva real de desenvolvimento social e educacional. Durante muito tempo a região viveu desprovida de instituições federais de nível superior. Agora, com o IFCE e o futuro campus da UFC, instituições de respaldo nacional, nossos jovens terão a oportunidade de inclusão na universidade e realizarem seus sonhos e vocações", ressalta Paula Cristina, diretora em exercício do Campus do IFCE de Crateús. Informa que o Campus fez em julho consulta pública e alguns estudos são realizados para ampliar a oferta de cursos, observando a demanda da região.

    MAIS INFORMAÇÕES
    Prefeitura de Crateús
    Telefone: (88) 3692.3315
    Campus IFCE - Rua Lopes Vieira, S/N
    Telefone: (88) 3692.3857

    ResponderExcluir
  5. Crateús será um dos maiores pólos de Engenharia do Nordeste


    O prefeito de Crateús, Carlos Felipe (PCdoB), anunciou os cursos e a localização do terreno para a construção das futuras instalações da UFC campus-Crateús. Em reunião com o reitor da Universidade, Professor Jesualdo Farias, o prefeito recebeu os laudos técnicos da universidade, e a exigências para serem executadas pelo município.

    O terreno escolhido pela Universidade fica localizado as margens da BR-226. Com uma área de 42 hectares, o terreno é de propriedade particular e será doado ao município para posteriormente ser repassado à Universidade. Todo esse processo deve acontecer ainda neste ano. Além da doação do terreno, a Prefeitura terá que atuar na mobilidade urbana e infraestrutura do local.

    Cursos

    Carlos Felipe também confirmou a vinda dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental, Engenharia da Computação e Informática. Segundo o prefeito, as obras de construção serão realizadas em tempo recorde. “Vamos dedicar todo o nosso empenho para que, em 2012, todo o processo licitatório seja realizado tendo a certeza que em 2014 o nosso campus já esteja em pleno funcionamento”, declarou.

    Fonte: Prefeitura de Crateús

    ResponderExcluir
  6. Carlson, a cidade precisa crescer.

    A cidade precisa do centro de tecnologia e engenharia para atrair estudantes de todo Brasil.

    Cidade menores como crateus no ceara ja estao se preparando e Parnaiba vai continuar a ver navios.

    Campina Grande e referencia nacional em tecnologia. A universidades Campina Grande atrai gente de todo o Brasil.

    Nossa cidade precisa se desenvolver.Alem disso temos uma cidade perto da gente que ta cheio de campeos das olimpiadas de matematica.

    Temos que aproveitar esses jovens. E poderemos transforma-los em engenheiros que ajudarao no crescimento do norte do piaui.

    Empresarios e a populacao deve comprar os cursos de engenharia da UFPI em Parnaiba.

    ResponderExcluir
  7. Faltam engenheiros no Brasil, e essa carência pode levar a atrasos nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Copa de 2014 e das Olimpíadas no Rio em 2016. É o que afirma o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo. “Estão faltando engenheiros no mercado de trabalho e faltarão mais ainda”, disse. Para ele, “o apagão de mão de obra poderá trazer graves consequências para a economia brasileira”.

    Segundo o cálculo do Conselho, o déficit no Brasil, hoje, é de 20 mil engenheiros por ano, número que deve aumentar com a crescente demanda por esses profissionais nos projetos do PAC, do Programa Minha Casa, Minha Vida, na exploração de petróleo no pré-sal, nas Olimpíadas e na Copa do Mundo.

    Para Melo, faltam engenheiros para empreender projetos básicos e executivos. Ele diz ainda que já se sente essa carência e que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) reclama constantemente dos atrasos nas obras dos estádios brasileiros, muitos dos quais tiveram que, inclusive, ser projetados no exterior.

    “Isso pode ser viável (pedir a escritórios estrangeiros que projetem grandes obras) desde que haja reciprocidade e se tenha oportunidades de negócios para empresas brasileiras no exterior”, disse ontem (22) o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, durante encontro organizado pelo Confea em Brasília.

    ResponderExcluir
  8. Nao podemos somente exportar empregadas domesticas e cortadores de cana de acucar para o sudeste.

    ResponderExcluir
  9. Já está definido: a Universidade Federal do Ceará (UFC) ministrará quatro cursos de Engenharia e um de Informática no Campus Avançado de Crateús. São eles: Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental e Engenharia da Computação, cursos que poderão consolidar Crateús como pólo de Engenharia no Estado do Ceará. Os cinco cursos foram anunciados pelo prefeito Carlos Felipe, em entrevista à imprensa, concedida no último dia 03, no seu gabinete.
    A notícia é alvissareira não apenas para Crateús e região, mas, também, para a região dos Inhamuns e do Sertão Central, bem como para todo o Ceará, e até mesmo para o vizinho estado do Piauí.
    Ofício nº 519/2011 de 07 de outubro, da Reitoria da UFC, encaminha importantes documentos ao prefeito de Crateús, Carlos Felipe, sendo o primeiro o Relatório de Viabilidade Nº 001/2011, que trata das Condições de Viabilidade e Aceitação de um terreno localizado no município de Crateús, cujo objetivo é a implantação do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará, contendo o Memorial Descritivo, as Condicionantes Urbanísticas e Ambientais, a Área e Localização do terreno e o Parecer Conclusivo.
    Em outro documento, a UFC estabelece as Diretrizes para Obras de Infraestrutura e Implantação do campus universitário, Estudos e Levantamento de Dados, Estudo Hidrológico, Sondagens do Solo e do Meio Ambiente, Teste de Absorção e Verificação do Nível da Linha Freática, Levantamento de Rede Pública de Abastecimento Hidráulico, Levantamento de Recursos Hídricos locais, de Esgotamento sanitário, de Rede Pública de Energia elétrica, bem como o Levantamento de Interferências com a execução dos projetos de infraestrutura previstos para a implantação do campus universitário.

    CONDIÇÕES DE ADEQUAÇÃO

    As condições de adequação passam pela Delimitação Física do terreno, em torno do qual é exigida a construção de uma cerca com dez fios de arame farpado e mourões em concreto armado a cada metro, de modo a garantir a plena delimitação física da área; a construção de vias públicas pavimentadas de acesso e contorno externo à área do campus universitário; estabelecimento de linhas públicas de transporte urbano de modo a proporcionar o deslocamento e acesso ao campus universitário a partir da sede do município e seus distritos, e a licença ambiental necessária, de modo a viabilizar o início dos trabalhos do projeto e obras para a futura ocupação do campus.

    TERRENO

    A escolha do terreno recaiu numa área de 40,3 hectares, situada à margem da BR-226, nas proximidades do 40º Batalhão de Infantaria de Crateús, de propriedade do empresário Luiz Hélio Melo Cavalcante (Lulu), que será doada pelo mesmo, para construção do Campus da UFC. A área será doada ao município de Crateús e este a doará para a Universidade Federal do Ceará. O processo de doação será concluído ainda este ano. Em 2012, será concluído o processo licitatório para a construção do campus e sua construção está prevista para 2013. A UFC já definiu para 2014 o início do ano letivo no Campus de Crateús.

    Ensino técnico

    Crateús, que já conta com o ensino técnico do Instituto Federal do Ceará – IFCE – Campus de Crateús, com certeza se transformará num centro de ensino superior. O IFCE, que atualmente conta com 300 alunos, ministra os cursos de técnico em Edificações, o curso técnico de Química e a licenciatura em Matemática, com previsão de ampliar a oferta para 2012.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho é pena da primeira turma... são as que mais sofrem por conta da falta de estrutura.

    ResponderExcluir
  11. ...mas o autor desse projeto é Lula lá.O Brasil todo sabe disso e nós também.
    o resto é balala, engôto e propaganda enganosa...
    ô raça de políticos enganadores.

    ResponderExcluir
  12. É triste o procedimento dos políticos de minha cidade. Discutem sobre quem é o "pai" do curso de Medicina. E se por um destino qualquer não der certo, o "pai" morrerá?
    Autorização de Curso Superior é tipo de empreendimento que precisa ser construído por várias pessoas.
    Ao contrário do que estão fazendo no momento, alguns, já deveriam trabalhar para a conquista de outros cursos .engenharia, civil, elétrica, eletrônica etc.
    Deixem de bobagens e trabalhem.

    ResponderExcluir
  13. SESI SENAI SOBRAL

    Projeto de arquitetura meu e da Astrid, com o auxílio luxuoso do Júlio e animação sensacional do Max Holanda. Inauguração marcada para dezembro de 2011.

    http://www.youtube.com/watch?v=2L4yZpMtSm4

    ResponderExcluir
  14. IFCE Campus Sobral - Novas Instalações

    IFCE Campus Sobral - Novas Instalações


    http://www.youtube.com/watch?v=liVRG8QmTg8

    ResponderExcluir
  15. AIAIAIAIA, se for pra ter medicina na ufpi, e ja vão ofertar as vagas, sem ter nem a infraestrutura adequada? uauauaua futuros médicos bem vindos ao clube da realidade da ufpi de parnaíba, acorda gente, os cursos de saúde aqui do campus num tem nenhum laboratorio decente, o curso de psicologia até hoje espera os testes que vem de teresina e que foram prometidos pelo reitor!!!!

    ResponderExcluir
  16. essa expansão é projeto do então presidente Lula.

    ResponderExcluir
  17. Ô gentinha sem graça... Pra quem não sabe, o hospital Dirceu será administrado pela UFPI. Estrutura melhor e maior que essa não dá né bebê?!!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...