7 de mai. de 2012

No programa do Datena, Ciro fala sobre o Banco Nacional de DNA


Senador Ciro Nogueira - PP-PI

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) participou, na manhã desta quinta-feira (03), do programa Manhã Bandeirantes, apresentado pelo jornalista José Luiz Datena na Rádio Bandeirantes. Na entrevista, o senador falou sobre o projeto de sua autoria que cria o Banco Nacional de DNA com amostras genéticas de criminosos condenados por crimes hediondos e violentos. Ciro citou dados que mostram que apenas 6% das pessoas que cometem crimes no país chegam a ser punidos. Para o senador, essa situação faz o Brasil passar vexame perante países mais avançados na legislação.
“São índices absurdos, que envergonham nosso país. Em países que utilizam esse sistema de DNA esses índices são pelo menos dez vezes maiores”, relatou.
Na entrevista Ciro ainda lembrou que o DNA não serve apenas para encontrar culpados, mas também para provar a inocência de pessoas acusadas injustamente.
“Esse projeto vem também para proteger os cidadãos honestos. Pessoas que muitas vezes são acusadas e até mesmo condenadas injustamente”, afirmou.
Também participou do programa, Leandro Lopes, filho de Maria Helena Lopes, uma das vítimas do Maníaco de Contagem, serial killer que fez cinco vítimas no município de Contagem em Minas Gerais. Leandro contou que, caso o banco de DNA já existisse na época do caso, a vida de sua mãe, que foi a terceira vítima, poderia ser salva.
“O assassino já tinha sido condenado por assalto um tempo antes. Então, se existisse esse banco de dados, a identificação genética dele estaria no banco de dados e a polícia teria identificado o criminoso já no primeiro caso e talvez poderia ter interrompido ali mesmo a série de crimes”, contou Leandro.
Ao final da entrevista, Datena fez elogios à iniciativa de Ciro e destacou a atuação do parlamentar no Senado.
“Como é importante ter gente trabalhando realmente com o interesse de agir em prol do povo. Isso é fundamental para que se exima boa parte da classe da classe política que está sendo jogada no mesmo saco de quem usa mal o direito de voto do brasileiro.”
Ouça aqui à entrevista completa
Edição Blog do Pessoa 

2 comentários:

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...