4 de mai. de 2012

Campanha Nacional de Vacinação começa no sábado (05)


Proteger é Cuidar! Esse é o slogan da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano, que começa no sábado (5) e vai até dia 25 de maio, em todo o país. No Piauí a campanha é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Unidades Regionais de Saúde e municípios. O público-alvo da campanha são os idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade, indígenas e trabalhadores da saúde. 

De acordo com o coordenador da IV Regional de Saúde do Estado, Vinicius Oliveira, cerca de 11.564 doses da vacina já foram distribuídas para os municípios jurisdicionados a IV Regional. "Estamos proporcionando todo suporte aos municípios. Nosso objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo da campanha", declara.

Vinicius declarou ainda que este ano, o foco é a imunização combinada, ou seja, uma única vacina contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e a Influenza A (H1N1) “O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção”, afirma. 

O coordenador alerta ainda "Não há dificuldade para realizar a imunização, basta procurar a unidade de saúde mais próxima e apresentar o Cartão de Vacinação. Quem não tiver o cartão, poderá obtê-lo no momento da imunização. Lembrando que o cartão tem o histórico da vacinação e possibilita atualizar outras vacinas", disse o coordenador.

Precauções e contra indicações 

A vacina contra a influenza não deve ser administrada em: 
a) pessoas com história de reação anafilática prévia, relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina; e b) pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores, – Realizar avaliação criteriosa de risco-benefício da vacina para pessoas com história pregressa de síndrome de Guillain-Barré (SGB).

Situações em que se recomenda o adiamento da vacinação:

Em pessoas, com doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro e durante a evolução de doenças agudas febris graves, sobretudo para que seus sinais e sintomas não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos das vacinas. A vacina contra o vírus influenza pode ser aplicada simultaneamente com outros imunobiológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...