Em pleno século XXI ainda vemos muita intolerância, ignorância e preconceitos dos homens uns com os outros. A xenofobia, por mais absurda que seja a sua existência, encontra na internet uma porta que serve para declarações depreciativas e de revoltas sem fundamento ou sentido. Há pouco tempo atrás uma gaúcha utilizou o Twitter para escancarar seus preconceitos contra os nordestinos, em especial os piauienses e os cearenses. Todos os dias comentários infelizes são digitados por pessoas que se acham blindadas atrás de uma tela, pois nem todos os casos são descobertos ou publicados. Até quando sociedade?
Clique na imagem para ampliar |
A imagem da conversa abaixo aconteceu entre uma piauiense residente em São Paulo com um rapaz paulista pelo Facebook. Pode parecer apenas algo irônico e pequeno, mas já é a ponta de um iceberg.
Atenciosamente: Leitor do Blog
Edição Blog do Pessoa
Não vi nada de grave nessa conversa. A impressão que passou é que a jovem prefere a vida movimentada do Estado de São Paulo, pois combina mais com seu estilo de vida. O inverso também acontece. Inúmeras pessoas querendo morar em um lugar mais "pacato" vem radicar no Piauí, Amapá, Ceará ou Maranhão, por exemplo. Para estas pessoas que buscam tranquilidade, morar em São Paulo é "sem condições". Me digam agora leitores se vocês, acostumados a morar na cidade de Parnaíba, gostariam de morar numa cidade 10 vezes menor que a nossa? Isso depende do estilo de vida que cada um prefere levar. Os nordestinos, sobretudo os piauienses, sofrem com o preconceito diariamente seja na internet ou não. Precisamos superar isso e não ficar fomentando isso ao procurar "chifre em cabeça de cavalo".
ResponderExcluirQ Xenofobia! Ele falou mal daq? Ele só falou a verdade! O Piauí é bom só para curtir , pq para morar! Ñ tem emprego, ñ tem infra estrutura nas cidades. Os serviços básicos como: Transporte, telefonia, rede bancária, saúde (até particular nas cidades do interior), segurança, energia, lazer, todos são deficientes!!
ResponderExcluirAcho que não precisa de tudo isso. Nenhum dos dois descriminou e nem julgou o Piauí. Apenas deram opnião dizendo que o melhor daqui é o carnaval. Eles não bombardiaram de insultos, apenas deram sua opnião.
ResponderExcluirInclusive tem piauienses, principalmente humoristas como Dadá Coelho, que vivem fazendo chacota com o nosso Estado. Quando deveriam aproveitar e destacar as coisas boas do nosso Piauí.
ResponderExcluirA Tal Dadá vive denegrindo o Piauí na Radio Globo>
É pq é feia por isso que foi pra lá...
ResponderExcluirLamentável que a própria nordestina incite esses tipos de comentários, mais lamentável ainda é o fato de ela não reconhecer no nordeste o valor imensurável que ele tem.
ResponderExcluirEu tenho muito orgulho das minhas origens!!
Todos querem viver em um local onde possam exercer suas atividades profissionais, culturais, de lazer com certa liberdade e autonomia,longe de pessoas preconceituosas e que se acham com uma cultura acima de qualquer outra.Cada um no seu cada qual! Dessa forma todos vivem em paz.
ResponderExcluirIsso me deixa indignado... Mas a minha indignação não é só o preconceito sofrido por nossos conterrâneos e irmãos nordestinos. Minha indignação maior é justamente saber que REALMENTE é difícil ter uma perspectiva de futuro para os nossos jovens. Não adianta esconder, pois a prova está nos milhares que se aventuram a viajar para o sul do país em busca de trabalho e uma chance de viver de forma independente, o trabalho que aqui NÃO TEM. Alguém questiona?
ResponderExcluirIsso me deixa indignado... Mas a minha indignação não é só o preconceito sofrido por nossos conterrâneos e irmãos nordestinos. Minha indignação maior é justamente saber que REALMENTE é difícil ter uma perspectiva de futuro para os nossos jovens. Não adianta esconder, pois a prova está nos milhares que se aventuram a viajar para o sul do país em busca de trabalho e uma chance de viver de forma independente, o trabalho que aqui NÃO TEM. Alguém questiona?
ResponderExcluirNão troco meu piaui por uma cidade que está repleta de zumbis da cracolândia mudando de um lugar para o outro e que tem um trânsito tão infernal que você tem que observar os dias pra rodar com seu carro... Digo pro garotão ficar por lá mesmo...
ResponderExcluirUma piralha dessa não sabe nem o que tá falando.Tu lá tem terra não sabe nem em que buraco tu saiu pra falar tanta besteira.Qual será o bairro que ela mora em SP?
ResponderExcluirIsso aí é só um pequeno exemplo, mas é verdade que muita gente do sul ainda pensa que nordeste é só Bahia e que o resto é seca, fome e pobreza. É verdade também que as oportunidades aqui são muito pequenas. Cidades com Parnaíba e Luis Correia não têm a atenção que merecem dos políticos.
ResponderExcluirnada a ver com xenofobia ... vide dicionario
ResponderExcluirque bom q acham isso sao menos 2 vermes, em nosso estado, amigos é feliz quem mora no piaui, adoro meu estado, podem falar mal a vontade, a opinião desse tipo de pessoa nao altera em nada, nosso modo de viver e pensar, outra coisa fico feliz de fazerem propaganda negativa, quanto menos estranhos, menos ladroes, menos assassinos enfim tudo q nao presta!
ResponderExcluirBem acho pela foto que ele quis falar de Floriano e não do Piauí, pois o bloco que aparece ai na foto é Furacão. Sou de Floriano e não vou mentir: eu e muitos outros jovens daquela cidade fomos embora de lá é só em épocas como carnaval, natal e ferias que voltamos lá, não que esteja menos prezando Floriano mais as pessoas que comandam aquela cidade ainda estão muito atrasados em termos de desenvolvimento em todas as áreas. O único erro dá conversar é citar o Piauí em vez de citar a cidade Floriano que é o local que essas pessoas devem ter passado o carnaval.
ResponderExcluirA Dadá Coelho falou que conheceu o mar em São Luís. Que piauiense é essa que nunca esteve em Parnaíba?
ResponderExcluir