MTCB - Abandonada no CT de Parnaíba |
Na tarde da ultima quinta feira (09) uma criança de 13 anos de iniciais M.T.C.B supostamente enviada pela própria mãe, veio do povoado Vassouras que fica entre os municipios de Araioses e São Bernardo no estado do Maranhão, para Parnaíba. Fontes ligadas ao Conselho Tutelar de Parnaíba nos informaram que a criança foi atendida pelo conselho que fez o seu papel de orientar a criança e buscar informações da família da mesma aqui em Parnaíba, depois de muitas tentativas sem sucesso, os conselheiros resolveram buscar alternativas junto aos órgãos responsáveis do município de Parnaíba, o que não foi possível.
Passagens |
Segundo consta na denuncia feita ao Blog do Pessoa, a criança falou que não queria voltar pra casa e que séria melhor que ela não existisse, Na ocasião um psicólogo do CREAS, (uma unidade pública integrante do Sistema Único de Assistência Social do município) foi solicitado para orientar a menor, o psicólogo se recusou a ir até o Conselho Tutelar justificando não ter transporte, solucionado o problema de transporte pelo Conselho Tutelar, o psicólogo conversou com a menina que chegou a desmaiar por estar com fome.
Resolvido o problema da alimentação, que saiu do bolso dos profissionais do Conselho Tutelar que não dispõem de alimentos da prefeitura de Parnaíba para eventuais casos como estes, eles resolveram novo contato com parentes da criança em Baixão, localidade maranhense que não tem sinal telefônico, o que impossibilitou contato com algum conhecido.
Com poucas alternativas os conselheiros resolveram então comunicar as autoridades da área em Parnaíba, começaram pelo CREAS que é o órgão que faz o atendimento, em seguida comunicaram a diretora de proteção especial identificada por Ricarlha que é assistente da Primeira dama do Município de Parnaíba, Valéria Castelo Branco que é Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. Mesmo assim nenhuma solução foi dada por estes.
O Projeto “casa de acolhimento” que passou pela câmara de vereadores de Parnaíba no ano de 2009 seria uma parte da solução deste problema vivido pelos profissionais do conselho tutelar, que muitas vezes levam crianças para casa, por não ter onde deixar. Segundo informações, as autoridades políticas prometeram em 2009, criar um cadastro de famílias acolhedoras o que até hoje não foi cumprido. Enquanto isso crianças padecem por impotência do poder público.
Por Denilson Freutas
Edição Blog do Pessoa
coloque ela no onibus é pronto vai para sua casa
ResponderExcluiraff o povo nao sabe a historia e publica logo a noticia de sem assistencia..me poupe
ResponderExcluirAssistente social na prefeitura tá cheia,agora resolver os problema que é dificil.
ResponderExcluirMEU DEUS!
ResponderExcluirque vergonha, meu Deus! Essa cidade está jogadas as traças. Isso é caso de ministério público.
ResponderExcluirque falta de vergonha ianda quer ganhar vai para o inferno
ResponderExcluirIsso tudo que foi posto é verdade, A SEDESC querem que os conselheiros façam milagres. E o salario ó! é mínimo
ResponderExcluirfico muito triste de saber que uma crianca-um ser humano chegue a sair do laco familiar por falta de recursos, inclusive pra se alimentar.E que adultos e profissionais cheguem ao ponto de deixar a crianca desmaiar de fome. Que crime a um ser humano.O problema de nao ter verba pra transport e pra comida, inclusive pra familia dessa crianca, pode ser resolvido: pedindo ao povo de parnaiba contribuam com alimentos, roupas e no que mais a menina precisar. Tenho certeza que os parnaibanos ajudariam de todo coracao se tivessem certeza que o que o que doarem iriam direto pra ajuda-la. Por favor: ajudem!!!!!
ResponderExcluirmeu Deus! que prefeito sem coração! coitada dessa criança...
ResponderExcluirEsse tipo de ocorrência, infelizmente, não é privilégio de Parnaíba ou do gestor atual. No Brasil inteiro é assim. Se crianças votassem nas eleições, provavelmente alguma coisa poderia melhorar. Mas, como votar e ser votado são faces da mesma moeda, então os políticos ainda não tentaram uma emendazinha na Constituição Federal que lhes favorecessem o próprio umbigo em detrimento da miséria dos seus semelhantes.
ResponderExcluirÉ PARA AJUDAR UMA CRIANÇA NINGUEM TEM RECURSOS, MAS PARA PASSEAR EM CONGRESSOS EM BRASILIA, FORTALEZA, TERESINA, etc (normalmente vespera de feriados)aí tem recursos. Tem veículos alugados para "trabalho" mas alguem já viu um "conselheiro(a)" à noite nos pontos de risco para crianças (Mirante, Ideal, Beira Rio, etc)Acho que tais conselheiros estão precisando é de conselhos e dos bons.O tal pisicologo poderia ter a licença do conselho revista.
ResponderExcluirCaro anônimo de 17:23, infelizmente vc não sabe qual é a atribuição do conselho tutelar, veja no art. 136 do ECA, ai talvez vc entenda tá. outra coisa andar nesse pontos que vc citou é papel do educador social, do CREAS, que para isso foi feito concurso.
ResponderExcluirNa prefeitura tem gente que tá se achando a ultima coca-cola do deserto.Mas vá se achando que seu tempo tá acabando.
ResponderExcluirMeu Deus mais uma vez a ignorância, o povo faz comentarios baseados em uma mentira, conheço o psicologo do CREAS, e sei do seu profissionalismo, assim como tambem do trabalho desenvolvido pela secretária D. Valeria... vocês deveria ver realmente quem trabalha nesse municipio, quem resolveu o problema? foi os conselhelheiros ou a SEDESC? rsrsrs... realmente a falta de informção é uma doença grave.
ResponderExcluirPELO QUE DIZEM ELA VEIO DO MARANHÃO, CADÊ O PODER PÚBLICO DO SEU ESTADO, CADÊ A FAMÍLIA QUE É MAIS IMPORTANTE.QUEM NÃO TEM RESPONSABILIDADE PARA ASSUMIR A CULPA BOTA A CULPA NOS OUTROS.
ResponderExcluirAnõnimo das 22:10 quem resolveu e resolve esses problemas rotineiros são os conselheiros, fazendo atendimento até 1h da madrugada, pq não apareçe um assistente soacial.SEDESC só age sob pressão!#vergonhaaaaa...
ResponderExcluirem poucas palavras os orgãos públicos a muitos tempo não estão funcinando, n qrem se respnsabilizar, falta profissional qualificado, é um jogando para o outro, estão todos sempre de razão plha sou evangelico e a bíblia relatar estes acontecimetos nos ultimos dias e tenha certeza a bíblia diz no final dos tempos o amor de muitos esfriará o pior ainda estar por vim, se arrependam de seus pecados enquanto a tempo pq só JESUS salva.
ResponderExcluirTem que pegar esta criança colocar em um veiculo com um dos conselheiros de Parnaíba e ir até o municipio ou localidade de algum familiar dela, ver as condições e entregar a familia, ou passar a responsabilidade ao municipio competente no estado do Maranhão, é simples!
ResponderExcluirCadê o Conselheiro Raimundo Santos? O gato comeu, o gato comeu...era tão atuante, agora esta debaixo da asa do Dr. Flor, como ele mesmo gosta de dizer...kkkkk...o q o dinheiro não faz!#lamentável
ResponderExcluir...coitada dessa criança...e veio de um estado de ex-presidente da república, pode?!
ResponderExcluir...ainda assim não interessa de onde veio; o gestor público seja estadual ou municipal tem que prover neios para atender, suprir e resgatar a dignidade e a acessibilidade dessa menina que vem sofrendo os reveses da sorte.
Dá nojo olhar para cara desses políticos que só sabem enricar e se autor propagar...dá nojo mesmo olhar para cara desses FDP.
pÔ NINGUÉM MERECE.