18 de fev. de 2012

Nove orientações para proteger a saúde na folia

Um dos maiores perigos do Carnaval é o consumo da bebida alcoólica em excesso. Além dos prejuízos que o álcool traz ao organismo, há uma série de efeitos indiretos, que vão desde a direção perigosa no trânsito até o sexo sem proteção. Por isso, antes de entrar na folia, há uma série de providências que podem ser tomadas para amenizar os danos provocados pela bebedeira, muito mais graves do que apenas uma ressaca.


Como a moderação é artigo raro durante a festa, tais medidas de precaução antes e durante a folia podem fazer com que o Carnaval, mesmo sendo marcado por excessos, não prejudique a sua saúde. Algumas consequências — apenas algumas — felizmente podem ser tratadas. Confira os conselhos dos médicos aos foliões:

Antes: Nunca saia de casa de estômago vazio, mas também evite comidas gordurosas, pesadas e de difícil digestão, como carnes e frituras, já que elas podem provocar mal estar e indigestão com atividades agitadas. Coma alimentos que ofereçam a energia necessária para um dia de atividades intensas, como carboidratos: pães, macarrão e arroz. Para levar à folia, separe alguns alimentos que sejam fáceis de comer e ricos em energia, como as barrinhas de cereais. Leve com você garrafinhas de água.

Durante: Não passe muitas horas sem comer e reponha as energias e os sais minerais perdidos. Beba sempre muita água (compre apenas garrafas fechadas para evitar contaminação) e sucos: os médicos recomendam pelo menos 3 litros ao dia de líquido. Cuidado com o que come na rua. Alimentos com maionese, saladas e frutos do mar podem causar uma infecção alimentar.

Depois: Para repor as energias, beba muita água e, caso se sinta desidratado, prefira água de coco, isotônicos e frutas com muita água, como melancia e melão.

Fonte: Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...