Cartazes da campanha. |
- Durante a conversa que tivemos os pescadores relataram que as tartarugas marinhas ajudam na pesca, eles consideram que a presença das tartarugas em determinados locais, sinalizam que ali existem formações rochosas, ou seja, áreas de captura do pescado – declarou a coordenadora Técnica do projeto, bióloga Werlanne Santana.
Após a troca de informações entre biólogos e pescadores, a equipe do Tartarugas do Delta colou cartazes da campanha de encalhe no local. Nesses cartazes, constam informações sobre os primeiro procedimentos de resgaste, caso encontrem tartarugas vivas nos trechos de praia ou na rede de pesca.
Conversa com pescadores |
Usando o exemplo do pescador, os biólogos explicaram para a comunidade que esse é o procedimento correto ao encontrar uma tartaruga presa na rede.
- É retirá-la com cuidado, deixá-la descansando na embarcação por um tempo e em seguida, reintroduzi-la no mar. Pois mesmo sendo um animal que vive na água, apresenta respiração na superfície, através de pulmões, e pode ficar afogado, por isso a importância de deixar a tartaruga descansando com a parte traseira mais elevada nos primeiros momentos, para que possa expelir a água retida quando estava presa na rede – finalizou a coordenadora.
Conversa com pescadores Pedra do Sal |
Ccom Tartarugas do Delta.
Edição Blog do Pessoa
vamos cuidar das tartaruguinhas.
ResponderExcluir