1. Acredito que a sociedade deve zelar e acreditar sempre na classe dos bons e éticos Advogados, pois eles são as nossas últimas trincheiras quando temos nossos direitos AVILTADOS, violados, e são indispensáveis à administração da justiça( VEJAM art. 133, da CF/88) e conservação de nosso ESTADO DE DIREITO.
2. No entanto, existem alguns profissionais, E NÃO ESTOU PRÉ-JULGANDO O ADVOGADO QUE ENCONTRA-SE ENVOLVIDO NESTA MATÉRIA, como em toda profissão existe, que às vezes deixam de olhar para o lado ético da profissão, ou, muitas vezes nem procuram ESTUDAR OS CÓDIGOS QUE TRATAM DO SEU AGIR PROFISSIONAL, tudo isso no afã de buscar desenvolver de boa-fé sua atividade, pelo menos quero crêr nisso; mas existem alguns que querem mesmo é buscar clientes, ganhar dinheiro de forma rápida, e aí esquecem a ÉTICA PROFISSIONAL.
3. Quanto a foto, com a propaganda do advogado citado no muro, com certeza, ESSE FATO DESRESPEITA E ATENTA CONTRA O CÓDIGO DE ÉTICA, e especificamente afronta os ARTs. 28,29, e seus parágrafos, art. 30, 31, todos do CÓDIGO DE ÉTICA, código este que todo profissional de TODAS AS ÁREAS DEVERIAM "CARREGAR EM SEU BOLSO, E LEVAR CONSIGO EM TODOS OS MOMENTOS DE SEU TRABALHO".
4. Quanto ao argumento alegado pelo advogado de que naquele espaço em que tem a "identificação de seu escritório", e não sua propaganda, funcionava seu escritório, cabe a OAB-PI, INSTAURAR UM PROCEDIMENTO DISCIPLINAR, NOS TERMOS DOS ARTS. 70, 71, 72, 73, e 74 da Lei nº8.906 de 1994, e APURAR SE DE FATO NAQUELA CASA FUNCIONOU, OU AINDA FUNCIONA algum escritório de advocacia, para que, ao final do processo disciplinar, em que sejam lhe garantidos a AMPLA DEFESA E O CONTRADITÓRIO (ART. 5º,LV, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988), seja aplicada ou não uma SANÇÃO DISCIPLINAR, em caso de descumprimento das leis que regem sua forma de proceder com a sociedade, e PRINCIPALMENTE COM SEUS COLEGAS DE TRABALHO E COM A DIGNIDADE DA ADVOCACIA.
5. Se de fato naquele local o ilustre ADVOGADO citado na matéria ventilada neste portal, "tivesse sua RESIDÊNCIA OU MESMO FOSSE SEU ESCRITÓRIO PROFISSIONAL, COMO ele alega, não haveria nenhum problema LEGAL e ÉTICO NESTE CASO, e deste modo, sua "IDENTIFICAÇÃO" OU " SUA PROPAGANDA" SERIA perfeitamente correta.
6. DE UMA COISA A SOCIEDADE TEM CERTEZA, que de acordo com as palavras do próprio nobre advogado: "O local citado era meu escritório até bem pouco tempo, portanto era uma identificação do mesmo, e não uma propaganda como mencionou o colega em BP ". De uma coisa temos ceteza, que naquela casa, em que tem sua propaganda, "NÃO FUNCIONA MAIS ESTE SUPOSTO ESCRITÓRIO". ENTÃO, por que ainda não foi retirada a propaganda. Desse fato não podemos fugir.
7. ENTÃO QUE SE RETIRE A "identificação do suposto escritório" DE JÁ, E QUE A OAB PIAUÍ TOME AS PROVIDÊNCIAS, pois a sociedade Parnaíbana esta de "olhos bem abertos", para que se respeite a ÉTICA PROFISSIONAL EM TODAS AS PROFISSÕES, E que mantenha-se a igualdade de concorrência na profissão, e não se estabeleça uma CONCORRÊNCIA DESLEAL.
Edição Blog do Pessoa
Sou um leigo no Direito, mas gostaria de saber até que ponto é antiético um profissional liberal fazer propaganda dos seus serviços em local não proibido, simplesmente pelo fato da mesma está em frente a uma delegacia. Infelizmente o fato do Advogado ter tido a idéia de colocar o anúncio no lugar certo, e por não haver muitos locais disponíveis, os invejosos logo procuraram dizer que é antiético. Imaginem o seguinte: como proprietário de uma funerária qual o melhor lugar para me instalar, lógico que próximo a um local onde eu possa ter um maior número de clientes, ou seja, um hospital. Imaginem um anúncio de um posto de gasolina no meio do deserto, um anúncio de sorvete no Polo Norte, etc. Este argumento de antiético para mim é furado, o advogado, que fique claro não o conheço, está de PARABÉNS, pois soube aproveitar a oportunidade de conseguir mais clientes. Antiético seria se ele tivesse mandado fazer um cavalete com seu anúncio, dizendo que cobraria a metade do que você cobra por uma ação e colocado na porta de todos os escritórios de advocacia de Parnaíba. Tenho certeza que existem problemas mais sérios e com certeza antiéticos a serem investigados pela OAB. Marcio Kyldare.
ResponderExcluirA PROPAGANDA NO MURO DESTA CASA EM FRENTE A DELEGACIA PODE ATÉ NÂO SER COISA MUITO GRAVE, MAS PRA MIM QUE SOU VIZINHO O MAIS GRAVE É A MENTIRA QUE ESTE ADVOGADO FERNANDO AMARAL INVENTOU PRA SE SAIR BEM, PQ MORO HÁ MAIS DE 30 ANOS BEM PERTO DALI E SEI ASSIM COMO TODOS OS OUTROS VIZINHO QUE ALI NUNCA FOI ESCRITÓRIO DE ADVOGACIA E NEM DE NENHUMA OUTRA COISA, SEMPRE FOI RESIDÊNCIA, CONHEÇO AS PESSOAS QUE MORAVAM LÁ E CONHEÇO A PESSOA QUE MORA! NUNCA FOI ESCRITÓRIO DE NADA!! ESSA MENTIRA SIM É A MAIS GRAVE..
ResponderExcluirmeu querido marcio kyldare, sou advogada e si muito bem que advogado nenhum pode fazer propaganda sua em nemnhum lugar, mas pose sim ter seu nome em sua placa no seu escritorio. Essa casa em frente a delegacia, nunca foi escritorio do Fernando Amaral.Ele é um profissional brilhante e muito bem sucedido. Ele ta errado quanto a isso da propaganda, mas algumas pessoas dessa cidade, gostam mesmo é de criticar os colegas de trabalho. Mas é assim mesmo, quanto mais vc cresce, mas vc aparece e as pessoas mais morrem de inveja. mas é certo que ele retire essa propaganda dele, o Código de ética não permite. Abraço amigo!
ResponderExcluirMeu caro Marcio Kyldare,
ResponderExcluirRespeito sua opnião, pois vivemos em um país democrático, onde é livre a manifestação de idéias, e dessa forma defenderia até a morte seu direito de se expressar e defendé-las.
No entanto, você só peca em seu posicionamneto acima explanado em uma coisa, vamos a ela: " No ponto em que você compara a advocacia com comércio, com produto, com mercantilização, "COMO VENDER BANANA", e esquece que advocacia é uma ciência jurídica, e tem seus parâmetros traçados por códigos de ética e disciplina.
Já pensou Marcio, se não houvesse essas limitações da lei, nós iríamos ver, por exemplo: carros de som na PHB anunciando o valor de causas e fazendo propaganda do profissional, ou mesmo várias placas em frente à delegacia, e dessa forma, feria a dignidade da profissão compreende meu caro.
Infelizmente temos que ter estes freios da lei, sob pena de o exercício da advocacia virar uma celeuma, uma balbúrdia, uma bagunça. Abraço amigo.
Mesmo em seus escritorio a pintura de nome tem parametros pre estabelecidos, e essa feitas pelo citado advogado com certeza nao condiz com a nobre profissao, é mercantilismo puro, mas infelizmente a falta de etica vem do berço... Veja exemplo de seu tio na politica..KKKKKkkkk
ResponderExcluir