Foto: Proparnaiba.com
O secretário estadual de Justiça Henrique Rebelo, visitou na manhã desta quinta-feira (17), a Penitenciária Mista de Parnaíba, com o intuito de observar os problemas e conversar com o diretor e os funcionários. Durante a visita concedeu entrevista.
O secretário informou que o presídio de Parnaíba está funcionando muito bem e que, o sistema penitenciário do Piauí é um dos sistemas mais tranquilos do nosso país.
“É um sistema onde, quem comanda são as autoridades, não são os elementos que estão aqui cumprindo suas penas. São presídios calmos, onde a segurança exige normas e essas normas são cumpridas através dos diretores, funcionários e do corpo militar que dá a proteção externa nos presídios. O sistema penitenciário tem problemas, mas, acima de tudo não há rebeliões, escândalos nem situações que envergonhe a administração pública”.
O secretário informou que o processo de construção de um novo presídio em Parnaíba já foi levado à Brasília, já foi aprovado e em 2012 serão iniciadas as obras da nova unidade prisional, com capacidade para 120 pessoas, podendo aumentar o número de vagas a depender da situação local.
Quanto a reclamações sobre os problemas dos presídios, o secretário informou que recebe dos diretores das unidades, que estão em contato permanente com a Secretaria de Justiça informações que são levantadas para que sejam encontradas as soluções necessárias.
“É importante que se frise que, um presídio não é um hotel, o presídio é um local onde os detentos foram para lá para cumprir pena. Não são santos, são pessoas que devem à sociedade e estão para serem tratados como tal. Com toda decência, com toda segurança que, evidentemente, é necessário que existam normas e essas normas tem de ser cumpridas”, esclareceu.
“As famílias não querem entender, querem trazer coisas, mas, não querem ser fiscalizadas, não querem ser vistoriadas e isso tudo não é possível, porque estamos dentro de uma penitenciária de regime fechado”, concluiu.
Denilson Freitas e Dora Rodrigues/Proparnaiba.com
É Secretário, quem conhece a penitenciária de verdade sabe que a conversa "bonita" não é bem assim. A Penitenciária não é hotel, mas deveria ter assistência médica e odontológica, uma vez que PAGAMOS POR ISSO E DEVEMOS EXIGIR QUE OS PROFISSIONAIS TRABALHEM!
ResponderExcluirFossas que estouram, triagem em condições péssimas, comida congelada, surto de doenças cutâneas, hepatite e outras mazelas... De fato, SR. Secretário, está bem longe de ser um Hotel, mas está muito aquém de suas obrigações.
Parabéns por ter vindo visitar nossa penitenciária, mas, por favor, não nos insulte com afirmações de que tudo está bem, não somos tolos!!!
rpaz ta muitoo e bommmm para esse bando de vagabundo que estao trancados ai...por mim eu jogava 6 pintinhos e um saco de semente de arroz....e trancava as portas jogava a cheve fora, e deixava eles se virarem.....pra platar o arroz esperar os pintinhos virarem galinhas...ai entao eles comerem.....porque somos nois cidadaos que PAGAMOS IMPOSTOS....que pagamos AS MOTOS/CARROS ROUBADOS POR ESSES VAGABUNDOS que sustentamos eles ai dentro comendo e dormindo
ResponderExcluirUm hotel desse é que bandido merece.
ResponderExcluirCapitão Gerson é um homem corajoso e responsável. Acho que ele administra o presidio muito bem.
ResponderExcluirque raios esse caba ta fazendo ai os bandidos estão é fora de lá, praticamente todo dia tem roubos de motos, assaltos a criminalidade esta pintando e bordando na cidade.
ResponderExcluirVá ocupar o tempo em formar bons policiais preparados e aumentem o salario desses fdp para eles pararem de roubar tb.
tiago