23 de nov. de 2011

Pesquisa Captavox: Saúde é problema mais grave em 5 cidades

60% apontam saúde e segurança os problemas mais graves em Teresina; Veja dados


Conseguir atendimento médico em Teresina e nas quatro maiores cidades do Estado – Floriano, Parnaíba, Piripiri e Picos – virou uma via crucis para o piauiense. É o que revela a pesquisa do Instituto Captavox divulgada hoje pelo portal Cidadeverde.com. 
Os eleitores entrevistados nas cinco maiores cidades do Piauí e em todas elas o item saúde é o problema mais graves para os prefeitos gerenciar. Em segundo lugar, aparece a segurança pública como a principal queixa entre os entrevistados. Em Teresina, foram entrevistados 600 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. No interior, foram 450 pessoas ouvidas.
Em Teresina, a saúde é o principal problema para 38,83% da população, seguido por segurança pública, que foi lembrada por 22,50%.

Ao tomar conhecimento da pesquisa Captavox, o prefeito Elmano Férrer (PTB) reafirmou que a saúde é uma das prioridades de governo. “Não vamos tolerar mais esse tipo de queixa. Estamos viabilizando recursos junto ao governo federal para desafogar os hospitais e melhorar o atendimento a população”, disse.  

Piripiri
Em Piripiri, o índice é maior. Para 45,56% da população a saúde é o principal quesito. Em segundo vem a limpeza pública, com 18,44% dos votos. Já em Parnaíba, 43,11% das pessoas votou na saúde como problema principal e urbanização em segundo, com 22,67%.
O índice em Floriano foi menor. 28% da população reclama da saúde, sendo que 24,67% afirmou que a limpeza pública incomoda. Como é o caso de Picos. Lá, 25,78% da população se queixa da saúde, enquanto 21,78% argumenta que o principal problema é a limpeza pública.
Para o prefeito de Picos, Gil Paraibano, a situação da saúde no município deve-se ao hospital regional Justino Luz, que não consegue atender a demanda e acaba enviando casos simples para Teresina. "Aqui não tem um hospital, tem um chiqueiro. As ambulâncias vão todas para Teresina. O Justino Luz, quando chega um doente lá, manda para Teresina. Às vezes, o problema poderia ser resolvido aqui, mas acaba mandando para lá. E os hospitais da rede privada o SUS paga pouco. Eles não querem atender", afirmou o prefeito.


Floriano
Já o secretário municipal de Saúde de Floriano, Maurício Bezerra, argumenta que é preciso separar a gestão estadual da municipal. Em Floriano, a demanda maior (urgência e emergência) é atendida no hospital regional Tibério Nunes.
Segundo o secretário, o atendimento básico, através do Programa Saúde da Família, funciona através de agendamento. Os postos de saúde atendem cerca de 6 mil pessoas por mês e há dificuldades financeiras que estão sendo sanadas em relação ao hospital regional. "Nossa dificuldade é oferta de especialidades, como ortopedia e urologia. Os pacientes são mandados para Teresina. O Tibério Nunes informa a produção para a Secretaria Municipal e a gente faz o repasse, que vem do governo federal. A discussão é o aumento desse teto. Já fizemos uma proposta de aumento. Hoje o valor total é R$ 310 mil e fizemos proposta para R$ 380 mil, que daria para melhorar o atendimento", afirma o secretário.

A secretária de Saúde de Parnaíba, Tânia Cristina Sousa, também coloca que o alto percentual deve-se ao hospital regional Dirceu Arcoverde, que não tem verba suficiente para melhorar o atendimento. Ela conta o caso de uma mãe que desde maio tenta uma consulta para o filho com neuropediatra e não consegue.
Entre os itens mencionados pelos entrevistados estão educação, limpeza pública, segurança, trânsito/congestionamento, transporte público e urbanização.

Leilane Nunes

4 comentários:

  1. não me espanto, com essa pesquisa... outro dia fui consultar meus filhos numa clinica particular, tive o mesmo tratamento que teria numa pública..ou seja, o q esperar de m hospital público? se até os privados estão caindo!!!!Na clinica marquei consulta 13:h e só fui atendida ás 18:h,15 é do mesmo jeito dos públicos...e ainda tive q aguentar o mal humor das atendentes...(pobre sofre!!!)

    ResponderExcluir
  2. Rapaz a saúde melhor em Parnaíba é na Sta Casa de Miséria i córdia. As pessoas são encaminhadas pra lá para se internar e ficam rezando para acontecer o milagre de um médico aparecer, sem falar na comida que é horrível.
    Amigo meu foi encaminhado as 22:30h e com quase de 24 horas,ou seja, 20h do outro dia ele ainda não tinha visto a cara do médico que iria assisti-lo e perguntava-se para as enfermeiras e as "bonitas" diziam que nem elas sabiam a que horas apareceria um médico.
    Oh!saúde massa.

    ResponderExcluir
  3. parnaibanos é hara de reza, pois a morte esta chegando, e voce ira mais rapido se for ao posto de saude no seu bairro ai voce vai morre é de desgosto poi os funcionarios sao todos egoistas e despreparados,tem uma fulana chamada graça no caic que é a (bonitinha) maleducada que doi, acho que ela é atendente ou algo assim, a saude só esta boa para o vice prefeito que adoeçe e vai logo pra teresina e o povo senhor vice como fica, pra piorar nao ha atendimento na saude do municipio e eles ainda querem almento é mole? vai trabalhar povo que qurem ganhar dinheiro facil ou vai para o serviço privado sai do emprego publico. talvez se voces trabalhassem mereceriam, mais nao trabalha. no pan é uma vergonha a fila que nos enfretamos e nos postos de saude do municipio é do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  4. Me congratulando com o anônimo do dia 23 de novembro de 2011 12:14.
    O mal atendimento não é só para quem ta internado não. Lá tem um negócio de consulta por plano econômico que é um ó. Marcam a consulta e o médico vem chegar com quase 3 horas depois e a atendente? Eu tava esperando o cidadão médico ja era 11 horas e ninguém viu mais a cara dela nem pra dizer se o médico vinha ou devolver meu dinheiro. Ficou entrando uns bebos daquela praça de frente e fazendo pergunta besta. Meu DEus, não tem um vigi alí, a gente fica lá sem informação.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...