Dr. Fares José/ Imagem: Proparnaiba.com
Ao ser procurado para esclarecimentos a respeito do uso de ambulâncias do município pelo HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde) e pelo desuso de equipamentos neonatais no referido hospital, o médico Fares José Lima de Moraes.
Dr. Fares, disse que o Heda podem até usar as ambulâncias do município, como cooperação casual, assim como o município pode solicitar as do hospital Dirceu e este emprestá-las, mas isso não é considerado uma coisa irregular. Informou que, as duas ambulâncias estão funcionando normalmente, recentemente foram para reparo, mas atualmente, estão em atividade.
Ao ser questionado sobre o tomógrafo que estaria parado há mais de um ano, Dr. Fares disse que, este equipamento está parado há dois meses porque precisava de manutenção, e esta manutenção é feita através da Philipis, o aparelho por conta do modelo, tem sua manutenção realizada por apenas uma empresa no Brasil, e para isso, é pago pela manutenção e assistência preventiva, de sete a oito mil reais por mês para esta empresa terceirizada da Philipis. No que diz respeito à demora para a utilização e a previsão para uso do tomógrafo, ele fala que isso se deve por conta de uma só uma empresa fazer esse serviço de manutenção, mas brevemente o problema será sanado e provavelmente ainda este mês, já volte a funcionar. Com relação aos equipamentos neonatais, entre eles incubadoras e respiradores, que estão parados, sem nenhuma utilização, o diretor do Heda afirmou que, existe umprojeto do Ministério da Saúde, para a diminuição da mortalidade infantil e esse projeto contemplou vários hospitais com equipamentos de neonatalogia. Segundo ele, este tipo de projeto envolve recursos, e até por conta de um controle maior, existe uma burocracia muito exigente. Ele segue dizendo que, o Ministério da Saúde se antecipou em enviar os equipamentos, que são 13 incubadoras, 10 ventiladores neonatais e 20 monitores de controle dos parâmetros dos pacientes. O estado fez um levantamento da estrutura física do hospital para que este projeto seja implantado. Para isso, não basta só equipamentos e estrutura física, mas também recursos humanos. Por conta desses recursos humanos é que o estado lançou edital para um concurso, e este visa contemplar pessoal para atender a essa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, ressalta Fares.
De acordo com Dr. Fares, os equipamentos neonatais, estão ar-condicionados de acordo com as normas técnicas, sendo que o técnico da empresa veio a Parnaíba para ver se estes estavam sendo guardados de maneira eficaz, o que foi constatado. “Os equipamentos estão sendo armazenados de maneira técnica, de maneira científica, não estão jogados, por que só estão faltando a sincronização entre projeto e execução, estas coisas de serviços públicos demandam um pouco de tempo, por conta do controle”, afirma o médico.
Informou ainda que, entre os equipamentos recebidos diretamente do Ministério da Saúde, estão dez ventiladores para uso em adultos, e alguns deles já estão sendo utilizados na UTI. Originalmente, o hospital contava com dez leitos de UTI quando a Philips a equipou, este com cinco ventiladores. Posteriormente foram recebidos mais dez, a partir disso, cada leito contou com um respirador, e os que sobraram ficam de reserva.
A Secretária de Saúde do município de Parnaíba, Ivalnete Beltrão, questionada quanto ao empréstimo de ambulâncias do município para o Hospital Dirceu disse que, quando existe necessidade por conta de panes nos automóveis do estado, e há uma necessidade de transportar pacientes dentro da cidade na ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ou transferências para Teresina (pacientes mais graves que necessitam de atendimento diferenciado), o município empresta sim as ambulâncias, através de uma parceria com o estado (Hospital Dirceu Arcoverde), principalmente visando o bem-estar e a segurança dos pacientes. Ela ressaltou que no momento, não há nenhum pedido de empréstimo de ambulâncias por parte do HEDA. Por Tacyane Machado/Proparnaiba.com
mais q ta uma merda o heda ta meu querido......
ResponderExcluircompetente e bonita, votaria nela para prefeita de phb
ResponderExcluirfala sério.
ResponderExcluirA uns 3 meses o outro diretor já dava explicações sobre esse defeito do tomógrafo, nesse caso não é apenas 2 meses e sim uma media de 5 meses. A proposito: quem, ou qual clinica em Parnaíba faz esse "serviço" que se refere ao tomógrafo? e quem é responsável por uma auditoria nesse aspecto funcional de um aparelho tão complexo que é esse tomógrafo. Qual o tempo útil de uso normal em boas condições desse aparelho? Porque, digamos que seja consertado, ai em poucos dias alguém simplesmente diga... quebrou! e ai? sera que de uma forma simples e irresponsável é só passar a fazer o serviço "em uma clinica?" ou quem quebrou dessa vez foi punido. Vidas depende desse serviço, é bom demostrarem transparência sempre que over duvidas, afinal; é um serviço publico, cargos públicos, principalmente de chefia. quem não quiser ficar dando satisfações constantemente, Não tenha o povo como patrão. E esse cargo de secretária de saúde é vitalício? ou como uma pessoa consegue ficar tanto tempo em uma função se, esta sempre deixando a desejar. São muitas reclamações, aborrecimentos principalmente no referencial HEDA. Que pode servir de termômetro para avaliar o trabalho da Doutora. É simples ter um resultado para sim ou para não, faz um plebiscito ver se "os patrões", o povo quer a continuação da Doutora no poder.
ResponderExcluirEX DIRETOR
ResponderExcluirfala séerio a parnaiba tava ferrada só era enrolação quem não te conhece que te compre deus livre a parnaiba de uma candidata dessas mais uma entre tantos incompetentes
ResponderExcluirnem competente nem bonita. incompetente e sem sal. dá até um caldo, dependendo da cachaça, é claro.
ResponderExcluirQuem vai pra morrer no Heda morre la! é uma vergonha esse hospital!
ResponderExcluiresse Dr fares quer ser vereador jà imaginou? O povo que o diga...
ResponderExcluirninino lindo nimguém é besta, pode até andar e falar como besta, mas não é, tá rendo!
ResponderExcluirRespeitem a Dra Ilvanete seus vagabundos!
ResponderExcluirEsse aí é algum puxa-saco oui então da família!!kkkkkk
ResponderExcluiro unico erro da Dr.ivalnete betrão é quere ajudar eu a conheço a mais a + 5 .anos ele que sempre ajudar. como ele sacretaria não deveria esta trabalhando no samu. veja bem tem uma ocorrencia ela vai na ambulacia se acotecer um acidente com ambulancia e nós pedemos a nossa secretaria. voce só não vai salva a saude de todas as pessoas. Sra. é comadante só em calamidade exeção que senhora deve atuar como medica humanitaria. tem ater fachineiro e vigia querendo manda na saude de parnaiba.na escala do trabalho são os mais baixo cargos. e pra vcs que gosta de corregi a lingua portuguesa vão para p que p eu escrevo do jeito q quero e pronto entenda se quizer. O INDGNADO
ResponderExcluir