Olá, Senhor Carlson Pessoa!
Venho atraves deste e-mail causar um pouco mais de polêmica e reflexão. Nos últimos anos se falam tanto em Qualidade na Educação, mas olhando como as coisas veem acontecendo percebemos que nada está sendo feito para que tal situação mude. Quantas vezes vemos em seu blog os apelos dos últimos concursados da Prefeitura Municipal de Parnaíba para assumirem tais cargos. Até ai, podemos considerar comum o fato de tais irregularidades acontecerem, pois as coisas na atual prefeitura, ou em outras por ai, não tem muita transparência para com seu povo.
Temos professores sem qualificação atuando em áreas específicas, que exigem compromisso sério. Mas aos olhos da população por se tratar de Ensino Fundamental, deixam passar em branco, pois consideram não ter grande importância. Isso é comum em vários graus de escolaridades: Educação Infantil, Ensino Fundamental e quem diria até no Ensino médio, também vemos isso acontecer. Bem, até não nos incomodamos.
Mas quando chegamos na tão sonhada universidade temos uma grande surpresa! É ai que nos perguntamos mais uma vez: "Cadê os investimentos na Educação? Cadê a qualidade no ensino?" Sinceramente, já tivemos uma UESPI bem melhor, não que os problemas existissem, que nunca deixaram de ter! Mas agora, está cada vez mais degradante. Me refiro ao quadro provisório de professores. Considero tamanha falta de respeito para com nós, os estudantes! É triste você passar anos tentando, estudando para conseguir entrar num curso superior. Na dificuldade muitos conseguem, porém a ilusão de viver anos maravilhosos de adquirir conhecimentos (para quando sair e atuar no mercado de trabalho) são distorcidos. Me refiro ao fato de termos professores sem preparo, tanto emocional, quanto profissional. No último teste seletivo provisório da UESPI tivemos profissionais com a exigência mínina exigidas no edital, com Especialização. Mas são os poucos que se inscrevem e a outra parte das vagas são preenchidas por pessoa que possuem apenas o nível de GRADUAÇÃO. Isso mesmo, meu povo, hoje ser professor da universidade citada ficou muito fácil. O que me inquieta é que isso só acontece em alguns cursos, naqueles que pertencem ao baixo escalão comparados aos da área da saúde. Fiz uma análise e vi que isso já é comum no curso de Letras, nos outros cursos me espanta que só tem mestres e doutorandos... Esse último teste seletivo nem foi divulgado no próprio site da instituição, alguns dizem que foi em 'off".
Só sei que no futuro seremos nós, os prejudicados. Não adianta tentarem passarem tintas nas paredes, e muito menos inventarem reformas. Uma das maneiras da UESPI tornar-se melhor deveria da reforma surgir no quadro dos nossos futuros professores. Pois se só tentarem amenizar sua estrutura externa, de nada funcionará, a tão sonhada Qualidade no Ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.