3 de ago. de 2011

LEITORA: Parnaibana faz desabafo

Carlson

Estive recentemente na cidade e algumas coisas me chamaram atenção.
Que Parnaíba cresceu muito, disso não há dúvidas.
Mas com esse desenvolvimento o preço a ser pago pela população é igual ou maior ao passar dos anos. Um cidadão que nasce nessa cidade e que a ama, ainda que não more na mesma, fica com coração doendo quando se depara com o descaso...
Na Praça da Graça, sujeira para todo lado.
Praça Santo Antônio, antes reduto dos jovens, hoje abandonada. Na Praça em frente a Santa Casa e ao hemocentro, uma verdadeira falta de higiene , desrespeitando assim as regras mínimas.
No cemitério da Igualdade, mato e carrapicho pra todo lado... faltando
assim, respeito para com aqueles que ali jazem.
Na beira-rio que outrora foi o "point" de muitos da minha geração, funciona somente alguns restaurantes, acabou-se aquele charme de depois de ir a Sorveteria Araújo, ir a beira-rio.
A estrada que liga ao Portinho, está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, assim como a que liga a Praia da Pedra do Sal. Isso sem contar as inúmeras ultrapassagens perigosas que presenciei.
O Aeroporto todo reformado mas que sequer não pousa um avião...
Tudo isso para quem nasceu em Parnaíba e ama essa cidade, dói na alma e no coração.
Mas meu intuito não é criticar.
Não adianta reclamar disso ou daquilo, de tal governo ou de outro.
Não adianta julgar visto que o conserto começa dentro de nós mesmos, para depois ser expandido aos outros e ao que está ao nosso redor. Tenho a esperança de que um dia, as pessoas parem de reclamar e sintam que somente quando descobrirem que têm o poder de mudar tudo isso através da união de todos, Parnaíba volte a ser como era antes. Abaixo um trecho que escrevi quando retornei das minhas férias. Talvez alguém entenda a mensagem das entrelinhas.

Desabafo: Choro sim que nem uma criança que perde a mãe e fica sem eira nem beira quando o avião deixa o solo do Piauí. 
Meu povo, minhas raízes, meu sangue está na simplicidade do pescador que sobe o Rio Parnaíba a buscar seu sustento. 
Haja coração! E haja muito mais, para entender o que significa tudo isso para quem nasceu lá!

12 comentários:

  1. essa é verdadeiramente Parnaibana!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo em genero, numero e grau. Eu que atualmente to bem perto(Teresina),tenho o mesmo sentimento que o senhor. Lamento em ver o descaso por todos os lados de minha terra querida. A critica é necessária, pois os gestores ou melhor os representantes dos parnaibano so pensam se da bem. Quem sabe um dia, nasça um Parnaibano, politico de vergonha, que torne minha cidade linda, limpa e prospera.

    ResponderExcluir
  3. Em relação a Praça Santo Antônio outro dia mesmo estava falando a respeito dela, na minha época de estudante todo sábado depois das provas ia uma turma pra lá, alí podíamos conversar e interagir com alunos de outros colégios...era muito bom. Outra coisa que tb lembro é dos desfiles cívicos, dava era gosto tanto participar quanto assistir, hj em dia não é mais igual, parece que todos perderam o interesse...infelizmente a história de que Parnaíba é a terra do já teve não muda. Triste!

    ResponderExcluir
  4. O problema de Parnaíba é o parnaibano e mais ninguém. O povo suja, o povo destrói, pq tem mau índole

    ResponderExcluir
  5. que dizer onde vcs moram não existem isso também não é? vão procurar o que fazer ou então nas proximas férias vão a europa...

    ResponderExcluir
  6. esse reduto dos jovens ai eu descordo pois era dali que saia os maiores vendedores de drogas da parnaiba hoje a maioria traficantes.
    graças as autoridades ter tomado a frente dali se não hoje você não tinha essa visão e sim um pesadelo.

    ResponderExcluir
  7. Caro Moisés
    Eu poderia ir a Europa se quisesse...mas ainda tenho minha raízes em Parnaíba...e amo a cidade que nasci...por isso volto quantas vezes eu julgar necessário. E sempre que mostro as fotos que tiro,só ouço as pessoas dizerem que não sabiam que existia locais lindos dentro do Piauí.
    Agora se o Senhor prefere ir à Europa, boa viagem.
    Claro que a cidade onde moro não é perfeita e está longe de o ser, assim como toda e qualquer cidade em constante desenvolvimento.
    Quando ao reduto de jovens, a droga já existia bem antes, e cada um tem seu livre arbítrio de usar ou não.
    Nem todos que iam à Praça Santo Antônio, pertenciam ao que o senhor cita acima, Sr. Anônimo. Se generalizarmos não ia sobrar lugar algum no Brasil e nem no Mundo.

    ResponderExcluir
  8. corcordo com vc, sou de Parnaiba e amo minha cidade, e fico triste com o descaso que ora reside em nossa cidade, o que é uma pena pois é um belo lugar, um paraiso mesmo que precisa urgente de cuidados por parte de tds políticos e população

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Anonimo de 3/08/2011 22:10. A cidade é reflexo da moral de seus habitantes. Olham, áreas publicas invadidas e privatizadas, sujeira em qualquer lugar, barulho infernal em qualquer hora, destruição de bens públicos, violência e a indiferença dos bons são fatos incontestáveis.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado que sempre eu ia na praça e não via esse tráfico...talvez quem tava procurando as drogas é que sabiam onde estavam os traficantes...4 de agosto de 2011 09:50, não ligue pra esses Moisés e o outro anônimo, Parnaíba não vai pra frente por causa de pessoas tapadas igual a eles, não respeitam a opinião de ng e só sabem criticar...abstrair esse tipo de gente é o melhor a fazer.
    Anônimo 4 de agosto de 2011 08:09, não existe a palavra descordar e sim...discordar, por isso antes de vir aqui falar besteira vai ao menos estudar.

    ResponderExcluir
  11. sh carlison pessoa aqui em parnaiba
    tem muito mais de 50 abatedouro de frango na zona urbana aqui mesmo na bairro sao jose tem 10 abatedouro de frango proximo a minha casa tem 1 abatedouro q apartir 1 hora da manha nao deixa ninquen dormi de zoada e mau cheiro

    ResponderExcluir
  12. É minha cara PARNAÍBA está longe daquilo que nós PARNAIBANOS sonhamos, mas com essa corja que nos representam infelizmente não dá outra, eu estou criticando sim, mas não pensem que é pq gosto disso, eu queria mesmo era poder elogiar nossos representantes, mas infelizmente eles não dão outra opção para a populãção, é revoltante e entritecedor.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...