A entidade está apenas querendo fazer cumprir as leis que regem o patrimônio histórico nacional.
O povo brasileiro, por falta de cultura e por desconhecer a importância desse instituto para preservação da história do país, trata com indiferença um assunto que não diz respeito apenas a uma só comunidade brasileira, mas a todo um país.
Quando o IPHAN depois de um estudo profundo, demorado e criterioso, começa o processo de tombamento de uma área, para integrá-la ao patrimônio histórico nacional, essa área deixa de pertencer a um município ou estado, mas ao patrimônio da nação brasileira.
Em qualquer país do mundo, sobretudo na Europa, essa questão é levada muito a sério, por se tratar de uma fonte de riqueza inesgotável, que as nações preservam como resguardo da história, mas também, como uma atração turística, capaz de atrair muito dividendos através do turismo.
A instalação de um hotel no município de Parnaíba, mesmo que represente um bom investimento para o estado do Piauí, não pode ser executado a qualquer preço, com os investidores pretendendo se instalar de qualquer maneira, não respeitando as leis, a história e o patrimônio de um povo.
A construção desse hotel da forma como pretende os donos desse negócio e os seus representantes, no caso o secretário de Turismo e parte da imprensa, que por ignorância e interesses inconfessáveis o defende de maneira intransigente, além de afetar o patrimônio histórico nacional, vai acabar com a pequena rede hoteleira do município de Parnaíba já instalada. Que pode muito bem atender ao turista, desde é claro, que o BNDES e o BNB abram uma linha de crédito para os nativos, o que certamente já está sendo negociado com os estrangeiros.
Existem muitos negócios no Brasil, que os supostos investidores não entram com um centavo de dólar sequer, usam apenas recursos do governo brasileiro.
Durante a entrevista ao programa Agora, um telespectador ligou querendo saber onde tinha nascido a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí, a arquiteta Claudiana Cruz dos Anjos, que respondeu dizendo que era maranhense. O apresentador do programa Silas Freire, atribuiu o fato de a superintendente ser maranhense para não querer o investimento no estado do Piauí. Ela educadamente, não tomou conhecimento do comentário preconceituoso. A propósito: a superintendete do IPHAN no Maranhão, Kátia Bogéa nasceu no estado de Sergipe e há mais dez anos dirige esse órgão no Maranhão e nunca teve a sua competência questionada.
Artigo de Severino Souza Neto - Publicado no Portal AZ.
E por que diabos não cortam essa palmeira? Nem pau brasil é!! Só em Parnaíba acontece isso, usam uma planta como discarte para não evolução da cidade.
ResponderExcluirPois é, o cara vem agumentar a favor de uma causa absurda e ainda chama o povo piauiense e os brsileiros em geral de ignorantes!
ResponderExcluirnem me dei o trabalho de terminar de ler tal imbromação.
Dizer que não tenho cultura e não conheço a importância de preservação do patrimônio histórico é de um arrogância absurda!! Empreendimento grande não acaba com empreendimento pequeno. Isso é uma visão tosca de gente incompetente ou burocrata ufanista (que termina sendo a mesma coisa). As dificuldades de acesso ao crédito para pequenos, médios e grandes empreendimentos é a mesma no Brasil. Que o IPHAN diga ao grande público o que tem de interesse histórico relevante naquilo ali!! Será que não conhecem o básico da história do Brasil? Será que não sabem os motivos pelos quais o Piauí é um dos últimos estados em indicadores de desenvolvimento? Quantos turistas se hopspedarão em muquifos? Coloca só umas redes de tucum entre uma carnaúba e outra que vai encher de turista! Isso nada mais é do que ideologização de processo privado. Querer comparar a Europa com 2000 anos de história contemporânea com uma planta exótica e uma casa velha (não antiga) é demais. Daqui a pouco vão oferecer espelhos e pentes pra nós, como os lusitanos faziam com os índios no século XVI!!
ResponderExcluirParnaíba devia colocar uma placa na entrada da cidade: "investidores não são bem vindos". Fica melhor.
ResponderExcluirÉ a completa inversão de valores. É ócio se sobrepondo ao trabalho, como se vivéssemos numa sociedade tribal.
ResponderExcluirPOIS ACHO QUE IPHAN TA CORRETO,É FALTA MESMO DE CONHECIMENTO DO POVO E ESSE POVIM QUE VEM DE FORA É SO ELES QUE VAO SER BENEFICIADOS COM TUDO ISSO,POIS É SO ELES QUE FICAM RICOS E O POVO DE PARNAIBA SO SENDO ESCRAVO DOS GRINGOS...PODE CONTINUAR IPHAN COM A LUTA CONTRA ESSA BOBAGEM AI.
ResponderExcluirNão ligue pra isso IPHAN isso tudo é "INVEJA" deste povo!HA!HA!HA!
ResponderExcluirRecuso-me a aceitar que cada povo tem o governo que merece pois, sei que mereço muito mais. Muita gente comenta que este Instituto prega dificuldade pra vender facilidade. Parece com outros orgãos da mesma importancia. Não precisa acabar com estes orgãos mas, precisa colocar gente com bom senso. vai ver que os gestores são cadastrados ou colaboradores em ONGs mais que declaradas de defesa dos interesses dos "não brasileiros".
ResponderExcluirInveja de q doido.?é raiva mesmo
ResponderExcluirPara acabar com a polêmica porque não transportam a palmeira para outro lugar como fizeram em Minas Gerais.Assim resolveria o problema das duas partes.
ResponderExcluirInteressante é que teresina todo dia sobe um predio cada vez maior e parnaiba não pode.
ResponderExcluiro raio que a parta
ResponderExcluirSEMPRE HÁ ARGUMENTOS PARA O IPHAN, ENTÃO ARGUMENTEM EMPREENDEDORES EM PROL DO DESENVOLVIMENTO E NÃO SE DÊEM POR VENCIDOS.TODA LEI É GENERICA E DELA HÁ MUITAS INTERPRETAÇÕES JULGEM AS SUAS IDÉIAS COMO CRITÉRIOS A SEREM RESPEITADOS E LUTEM. CONSTRUAM ESSE HOTEL, ISSO SIM É IMPORTANTE. VAMOS RESPEITAR O PROGRESSO E NÃO O REGRESSO.
ResponderExcluirSENHOR SEVERINO, SE MANQUE, VA PROCURAR O QUE FAZER , FAÇA JUS AO SALARIO QUE NÓS, O POVO LHE PAGAMAOS COM GRANDE SACRIFICIO DOS IMPOSTOS QUE NOS IMPOE...VC ESTA NO LUGAR ERRADO E NA HORA ERRADA, DEVE ESTAR COM OS OUVIDOS CHEIOS DE BABOSEIRAS DITAS PELA MAL-FADADABOCA DO FUXICO DESSE OUTRO 'NAO FAZ NADA, SÓ ATRAPALHO', DO PALHAÇO FUNCIONARIO DA FUNDAC AQUI DE PARNAIBA CHAMADO COSME
ResponderExcluir...ESSE TAL DE COSME, É UM ANALFA DE PAI E BETA DE MÃE, QUE SO SABE FUXICAR E PERSEGUIR OS ARTISTAS E QUEM MAIS QUER TRABALHAR PELA CULTURA, COISA QUE ELE NAO SABE NEM O QUE É...ESSE POVO TODO SAO HOJE A ESTAFE DA FUNDAC E DESSE TAL DE IPHAN(INFAME). VAO TRABALHAR CAMBADA DE IMCOMPETENTES! TENHO DÓ DOS PARNAIBANOS, NAS MAOS DESSES AÍ.
ResponderExcluirTOMARÁ QUE NÃO TENHA NENHUMA PALMEIRA DENTRO DA AREA DA ZPE!
ResponderExcluir