Soldada Estela em treinamento |
Olá Carlson, estou aqui para corrigir algumas informações que foram dadas. Primeiramente queria dizer que ao contrário do que estão escrevendo a denúncia feita por ela não foi sem fundamento, visto que os denunciados já estão sendo investigados por tantos outros casos e até mesmo já foram transferidos de outro local. O questionamento que estão fazendo é o porque da PM ter aceito alguém com os problemas que nem o da Estela, mas ela era muito inteligente e suas crises não atingiam seu lado profissional. Desde que passou no concurso viu que ali poderia ser uma maneira de ajudar, de mudar a realidade e quando percebeu que nem todos pensavam da mesma forma tentou buscar a solução fazendo uma denúncia. Depois desta denúncia, vestir a farda e ir para o trabalho deixou de ser um momento de orgulho e passou a ser algo deprimente, o tratamento para com ela mudou e isso a fazia se sentir pressionada. Apesar de ter sido afastado do quartel o denunciado continuava frequentando o local e ela se sentia intimidada. Mesmo tendo sido proibida de pegar em arma de fogo ela já entrou em contato com uma outra vez, arma essa entregue por um policial de um município vizinho, que a entregou sem esperar a chegada de um outro policial, já que ela estava só, coisa que vinha acontecendo com frequencia, inclusive no momento do ocorrido. Ao contrário do que foi informado por um tenente de Pedro II ela não estava com mais quatro policiais. No momento de seu desespero ela estava falando no celular, objeto este que segundo eles ainda se encontra com a delegada. Outra informação que foi dada por eles é que ela teria pulado um muro alto e pego a arma em um alojamento, e neste momento onde eles estavam? Que tipo de profissional deixa um objeto tão "perigoso" em um local de fácil acesso? A Estela apresentava sim problemas emocionais, mas isso nunca mudou seu caráter. Jamais ela faria uma denúncia tão séria visando prejudicar alguém, pelo contrário ela sempre quis ajudar e acreditou que ao ingressar na PM ela encontraria um meio para isso, mas infelizmente lá nem todos pensavam da mesma forma, e essa foi sua decepção.
Quem a conhecia sabe que ela ñ calava diante de injustiças e mesmo sabendo como funciona a "justiça" ela ñ se intimidou, mas a decepção de não poder fazer mais nada a fez entender que ela era apenas uma "gotinha" dentro do oceano.
Por: Thatyara Alves
Edição Blog do Pessoa
PESSOA ESTUDEI 1 ANO E MEIO COM ESTELA A CONHECIA BEM E SEI QUE ELA SEMPRE SERÁ UMA BELA MULHER COM EMOÇÕES FORTES E VERDADEIRAS. SOBRE A DENÚNCIA QUE ELA FEZ, É PURA E VERDADEIRA POIS TODOS SABEMOS QUE 90% DA PM E CORRUPTA E NÃO TEM O MINIMOD E RESPEITO COM A SOCIEDADE. VEJAM OS CASOS AQUI EM PARNAÍBA. OLHA ESTÁ "ESTÓRIA" SOBRE O SUPOSTO SUICIDIO ESTÁ MUITO MAL CONTADO, POLICIAL NÃO DEIXA SUA ARMA DANDO MOLE E TEM OUTRA QUEM ME DIZ QUE ELA NÃO FOI ASSASSINADA E ESTÃO QUERENDO COLOCÁ-LA COM SUICIDA. ACHO QUE A POLICIA CIVIL DEVERIA INVESTIGAR COM FIRMEZA ESTE CASO. ESTELA MENESES VOCÊ FOI E SEMPRE SERÁ ESPECIAL - EU AMO NOSSA AMIZADE - CEDO OU TARDE A GENTE VAI SE ENCONTRAR......
ResponderExcluirParabéns pelo texto Tatyara, Recordações e Saudades Eternas de Maria Estela Mesquita Menezes.
ResponderExcluiressa história precisa ser apurada e levada ao conhecimento de toda a sociedade. é muito estranho a forma como dizem q ela se suicidou, quando vi a noticia, eu que sou leiga no assunto, acho q tinha algo estranho, a historia ná tava batendo, como q ela ia estar com um revolver e um celular na mão ao mesmo tempo?....hummmmm,,,,sei não....
ResponderExcluirolha o que a sociedade de Parnaiba e do Piaui quer saber o que realmente fez com que ela tirace a propria vida por denunciar uma uma da policia, a população quer saber o que a Estela denunciou que fez com que elka tira a própria vida,isso é um absurdo,todos temos o direito de saber quem foi estes policial,e o que eles fizeram.
ResponderExcluirParabéns pelas informações, isso realmente é muito estranho.
ResponderExcluirInfelizmente é essa a realidade, uma entre um milhão, querer mudar as pessoas ou fazer com que elas seja ao menos justa, é muito complicado, sei que Estela queria ser justa e combater os erros, mais sozinha ninguem consegue!!
ResponderExcluirMas pelo menos ela deixou uma recordação nobre de uma pessoa justa "como poucos"
Identifico-me com o conteúdo do último inciso "Quem a conhecia sabe que ela ñ calava diante de injustiças e mesmo sabendo como funciona a "justiça" ela ñ se intimidou, mas a decepção de não poder fazer mais nada a fez entender que ela era apenas uma "gotinha" dentro do oceano." Estou na situação semelhante até pior por ser hostilizado com represálias prejudicais de qualquer natureza.
ResponderExcluirna minha opinião nada justifica. se o prob. nao era com ela pq então?ela teria primeiro q ver q em todo lugar tem corrupto. se ela fosse sair entregando todo mundo. ah! meu Deus!sei q quem perdeu foi ela, somente ela. esta presa, e os outros? inpunes! por isso falo! diante da nossa justiça, temos q ficar caladosm diante de tanta corrupção!
ResponderExcluirSe suicidio resolvesse alguma coisa... Tragico!
ResponderExcluirEspero q a família não fique intimidada e busque as respostas às dúvidas q existem nesse caso. E que os responsáveis, direta ou indiretamente, por seu desespero sejam identificados e punidos. Não espere q eles fiquem com "consciência pesada", isso não existe para eles. Familiares, busquem o Ministério Público, a Justiça e principalmente a imprensa para que isto não seja só mais um caso de suicídio na PMPI.
ResponderExcluirnão era amiga intima da Estela,mas pessoas conhecidas que eram proximas dela sempre descreviam essa Estela:corojosa,personalidade forte,preocupada com o proximo e que não gostava de injustiças.Mas como diz a cara Tatyara ela era apenas uma gota no meio do oceano,apenas uma pessoa com espirito justo,em meio a tantos outros que so visam o proprio umbigo,que escolhem a profissão errada,que se deixam corromper.Mas o que podemos fazer diante de um mundo tão cruel,alias de pessoas crueis?!!so nos resta rezar por ela e pedir que Deus a guarde em paz ao seu lado.
ResponderExcluirRESPOSTA AO JOSEF.
ResponderExcluirPOR FAVOR QUE ISSO DE TIRAR A PROPRIA VIDA NAO SEJA EXEMPLO PRA VC "ACABAR COM SEUS PROBLEMAS"
O q quero dizer é q muita gente se forma na faculdade, + ñ tem nenhuma formação psicologia para encarar um profissão seja qual for, basta vc ver na tv vários casos de profissionais as vezes com muito tempo de carreira, as vezes ñ, + só agora foi descoberto suas fraquezas, como: (juizes, promotores, policias, advogados, médicos, professores etc...), o q penso é q enquanto vc esteja estudando, vc tbm esteja sendo estudado, fazendo um mapa de seu comportamento para quando vc estiver lá na frente fazendo seu juramento seu comportamento seja um livro aberto perante a sociedade, e evitar o q anda freqüentemente acontecendo em nosso meio. Sobre a moça lamento muito por ela e toda sua família, + ressalto o problema q ela tinha influenciava sim em seu profissional, como em seu sentimental, como em seu tudo ñ somos máquina para separar as coisas por páginas, somos seres humanos q tudo mexe com tudo. Ela só foi mal interpretada por a sociedade, q agora merece pelo menos q seja bem investigada seu caso.
ResponderExcluirO que não podemos é generalizar, em todas as profissões existem pessoas corruptas e sem compromisso, mas, geralmente são a exceção. Tenho certeza que ainda existem pessoas honestas na corporação que não se deixam levar por velhos vicios, a Estela era um exemplo claro de pessoas compromissadas e assim como ela existem muitas. Agora eu faço um apelo a familia dela, não deixem de procurar esclarecimentos em torno deste fato, procurem seus direitos e a punição aos que incentivaram essa situação, não deixem q ela seja só mais uma p estatistica, pois, sabemos que suicidios na PM são mto comuns, alias,trabalhamos em condiçoes péssimas,convivemos com aquilo que o ser humano tem de pior e ainda não temos nenhum tipo de acompanhamento psicologico. E só p cosntar a Estela, eu e mtos outros fazemos parte dos 90% de pessoas honestas dentro da PM.
ResponderExcluirComo é que este cidadão de nome Arthur Maxwell diz que 90% da PM é corrupta? Tenho certeza que é exatamente o contrário,ou seja,90% da PM é honesta. Corruptos existem em todas as áreas. Ano que vem tem eleição e cuidado para não votar em corruptos.
ResponderExcluirJosef, mas no teu caso é pq vc é muuuuuuuuuuuuuuuito chato. Não venha se comparar com uma moça bonita, bem sucedida, de 27 anos q, infelizmente, passava por problemas psicológicos q ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM se preocupou em ajudar. Então um FALA SÉRIO, P/VC!!! E se 90% da PM fosse corrupta viveriamos em estado de sítio.
ResponderExcluirInfelizmente perdemos uma PM FEM. que com pouco tempo de serviço ativo na PMPI já apresentava problemas depressivos.Segundo relatos não oficiais, a citada PM, no ano de 2009, havia passado por tratamentos ,no entanto, não chegou a terminar tais tratamentos, interessante que mesmo com a estrutura da PMPI, processo de entrevistas, investigação da vida social, uma psicóloga, etc... não souberam diagnosticar a doença da PM FEM. Em Pedro II - PI, de acordo com relatos de PMs daquela CIA PM, A policial Estela já havia sido transferida para o 12º BTL de Piripiri, porém, o CMT do CPI, DETERMINOU sua permanência na CIA de Pedro II, segundo também informações de PMs lotados no QCG, o Sr. CMT de CPI já sabia dos problemas depressivos da Policial e não tomou atitude de afastá -la do serviço, pois, para ele ( O sr. CMT de CPI) a policial estava apenas aplicando o "Massete" para ser transferida para Parnaiba. Ainda, informações não oficiais, dizem que o comandante da CIA de Pedro II, vendo o pontecial suicida da PM FEM, tomou todas as medidas necessárias, porém, nem uma delas foram acatadas pelo Sr. CMT do CPI. De quem é a culpa? Não sei, mas acredito que não seja de nem um dos policiais lotados na CIA PM de Pedro II - PI.
ResponderExcluirMais uma boca que foi obrigada a calar diante das injustiças e dos desmandos da corrupção.
ResponderExcluirMeu Deus, quantas outras vidas serão sacrificadas!
Não cheguei conhecê-la, mas ouvi comentários de pessoas amigas dela q a moça tinha problemas psicológicos e q já havia tentado suicidio anteriormente sem sucesso. Acho que a P. M. deveria ser mais rigorosa quanto aos critérios de seleção de pessoal. Uma pessoal q demonstre o mínimo de desequilíbrio emocional jamais deveria se quer chegar perto de uma arma , quanto mais fazer parte de uma coorporação policial.
ResponderExcluirREALMENTE MUITOS POLICIAIS SÃO CORRUPTOS,PENSAM SÓ EM SI MESMO TÃO POUCO SE LIXANDO COM SEU TRABALHO COM SEU DEVER DE PROTEGER A POPULAÇÃO. MUITOS DELES NÃO VALE A LINHA QUE GOSTURA SUAS FARDAS E PRINCIPALMENTE ALGUNS NEM SE QUER AS HONRRA.
ResponderExcluirSaudades!
ResponderExcluir