Centro Administrativo do Banco do Nordeste em Fortaleza |
O processo de implantação da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba receberá um importante apoio na sexta-feira (27). A diretoria da Companhia Administradora da ZPE de Parnaíba participará de uma reunião com dirigentes do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação e da diretoria do Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), em Fortaleza, com o intuito de fortalecer e promover uma alavancagem na implantação das ZPEs no Nordeste.
Na oportunidade, oito ZPEs do Nordeste apresentarão sua situação atual, abordando aspectos como: características societárias, cronograma de implantação, perfil de investidores esperados, projeto de alfandegamento, incentivos fiscais estaduais e municipais existentes, etc.
Para o presidente da Companhia Administradora da ZPE de Parnaíba, Mirocles Veras, o empreendimento no Piauí está em fase avançada de implantação, pois segue cumprindo os prazos determinados pela legislação. “Teremos bons dados para repassar nessa reunião, sobretudo pelo o apoio recebido do Governo do Estado. A iniciativa da CNZPE e do BNB fortalecerá ainda mais a viabilização das ZPEs no Nordeste”, frisou.
Presidente da ZPE de Parnaíba - Mirocles Veras |
O propósito desse encontro é permitir ao CNZPE e ao Banco do Nordeste avaliar conjuntamente com os demais envolvidos, alternativas de Apoio Técnico e Financeiro para colaborar e apoiar a implantação das ZPEs.
Entre as outras atividades programadas está o despacho executivo individual com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). “A reunião servirá para termos uma aproximação com essas entidades importantes para o fortalecimento da ZPE de Parnaíba. Queremos o apoio delas para avançar ainda mais na implantação da ZPE”, explicou Mirocles Veras.
Edição Blog do Pessoa
Fonte: Ccom
Prezado Carlson.
ResponderExcluirNão existe CNZPE e sim CZPE orgão do Ministério do Desenvolvimento a quem compete as decisões sobre o Programa da ZPES no Brasil.
Como sua edição teve como fonte a Ccom seria interessante informá-la e também aos dirigentes da ZPE de Parnaíba para evitarem maiores "gafes".
Cordialmente.
Renato Santos Júnior
Precisamos de continuidade de ações efetivas. A viabilização da ZPE passa pela base de produção de matérias primas. Nesse sentido, a produção de frutas orgânicas nos Tabuleiros Litorâneos, que hoje é uma braço de viabilização da ZPE do Ceará, através do fornecimento de acerola para a Nutrilite Amway, precisa ser ampliada para que se possa viabilizar escala de produção que justifique uma unidade industrial mínima para processamento. É preciso também considerar a necessidade de apoio a pequenos e médios empreendimentos com potencial de inserção no mercado internacional, como acontece com empresas de toda a Europa e Ásia. Países como Índia e Rússia, membros dos chamados Brics, já adotaram essa política há muito tempo. Até parece que somos uma região desenvolvida e estamos com nossos problemas econômicos e sociais resolvidos.
ResponderExcluirPoxa! Como o Miroquinha tá ficando feio.
ResponderExcluirQuem te viu? Quem te ver!
se ele for candidato, meu voto é dele.
ResponderExcluirEle tem competencia para prefeito
ora mais ele é bunito sim com ou sem o biko.
ResponderExcluir