Médico Léo Lages |
Caro Carlson,
Houve um equivoco na matéria sobre o Hospital Santa Edwiges: na realidade, foi realizada a primeira coleta de células tronco do cordão umbilical, na cidade de Parnaíba.
De forma bem simplificada, células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células.
Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos.
Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o número de órgãos disponíveis para transplante. E as células tronco oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, leucemias e linfomas, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatóide.
No cordão umbilical se encontra um grande número de células-tronco hematopoiéticas, fundamentais no transplante de medula óssea. Se houver necessidade do transplante, essas células de cordão ficam imediatamente disponíveis e não há necessidade de localizar o doador compatível e submetê-lo à retirada da medula óssea.
O serviço está disponível para todas as gestantes em qualquer maternidade da cidade.
Maiores informações:
BCU: Banco de Cordão Umbilical
Fone: 86- 32235020/ 88250125/ 88193462
Atenciosamente,
Leonardo Lages
Caro Léo,
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa, colocando Parnaíba na vanguarda da medicina. É de amplo conhecimento os benefícios das células-tronco e seu uso para tratamento de doenças vem aumentando a cada dia.
Abraço do amigo!