Blog do Pessoa: ARTIGO SOBRE A MORTE DE JESUS


21 de abr. de 2011

ARTIGO SOBRE A MORTE DE JESUS


À equipe do Blog do Pessoa,

Tendo em vista o período da Semana Santa, envio-lhes, em anexo, artigo
de minha autoria para apreciação e possível publicação em vosso blog.

Respeitosamente,

Claudiomar Ferreira de Medeiros Filho
Parnaibano, Teólogo, Editor do blog ARENA DA TEOLOGIA
(www.arenadateologia.blogspot.com)  



Estando bastante alheio quanto ao significado teológico da morte do Filho de Deus, o mundo, nestes dias, faz referência – ressalte-se que muito tímida – apenas aos fatos históricos que envolvem o calvário de Jesus. Assim, aqui faremos uma reflexão acerca do motivo pelo qual Cristo teve de encarnar-se como homem e morrer sendo inocente.

Tudo se deu por uma questão de necessidade da redenção, resgate, emenda, reparo do homem diante de uma ofensa praticada contra Deus.

Quando se ofende alguém, a razão nos evoca o entendimento de que, por justiça, seja praticado pelo ofensor um ato de reparação diante do ofendido. Este ato reparador é o preço que se paga por se ter violado a dignidade daquele a quem se ofende. Deve ser um ato de magnitude proporcional à ofensa praticada. E a ofensa se reveste de diversos graus de acordo com as circunstâncias e contra quem se pratica. É certo que uma ofensa disparada por um torcedor a um juiz de futebol, nos ânimos de uma partida, não seja equivalente a uma ofensa contra um juiz de direito em um tribunal. Analogamente, um ato de desafeição de um filho para com seu pai lhe traz mais consequências do que quando isso se dá com um parceiro de brincadeiras. Dá pra imaginar então o que se dá com uma ofensa a Deus? Ofender a Deus, seu criador, fez recair trágica consequência sobre a criatura, pois, o ato reparador que se exige deve ser proporcional à dignidade do ofendido.

Eis que o mundo, e nele o homem, foram criados por Deus em seus desígnios e em um projeto perfeito. Infinitamente bom, o Criador presenteou gratuitamente o homem que era nada e passou a existir e a submeter o mundo criado.

Com o pecado original, o homem subestimou o ordenamento que Deus lhe havia concebido. O homem ofendeu aquele Ser infinitamente perfeito. Sendo criatura, atentou contra o Criador. Sendo limitado, atentou contra Aquele que é infinito. Fez desmoronar uma estrutura que jamais poderia reerguer sozinho. Por forças próprias não poderia jamais praticar um ato individual para se recompor, pois era necessário um ato de amor de valor infinito para emendar-se diante do ato de desamor ao Deus infinito. Somente um homem de natureza divina poderia realizar esse ato de amor infinito.

Foi, pois, assim que a segunda pessoa da Santíssima Trindade - Deus Filho - assumiu forma humana no seio da Virgem Maria e na terra cumpriu sua missão, outrora já profetizada. Provou ser divino, venceu a morte, fundou sua única Igreja, e ofereceu seu sacrifício como sendo esse ato de amor infinito a Deus Pai que era necessário para refazer o gênero humano do erro cometido pelo próprio homem. Jesus morreu por nós, e só Ele poderia com esse ato de amor de valor infinito oferecê-lo como resgate para que o homem pudesse retornar à situação em que se encontrava antes do pecado. Aquele pecado inicial do primeiro homem, o pecado original, que acometeu toda a descendência de Adão foi então redimido pelo sacrifício de Cristo e passamos a ter acesso a essa redenção pelo batismo, que nos liga ao Corpo Místico de Cristo.

A entrega de Cristo na cruz foi o bastante para agradar a Deus Pai mais que todos nossos pecados podem desagradá-lo. Mas, é preciso estar juntos com Cristo para usufruirmos dos méritos que Ele nos conseguiu. Nossas ofensas individuais atingem a Deus, mas podemos ter parte nos méritos do sacrifício de Cristo se buscarmos os bens espirituais que provêm destes méritos e que Ele nos concede através da sua Igreja pelos sacramentos. É, pois, no sacramento da confissão que nos emendamos das nossas faltas individuais.

Jesus morreu por nós. Temos agora a possibilidade de nos reerguer diante de Deus e caminhar ao seu encontro. Façamos nossa parte.

Jesus morreu por nós. E não foi em vão sua morte. Uma multidão de santos já usufruiu dos méritos que Cristo conquistou, e hoje gozam das delícias do céu. Unamo-nos a eles.

E quantos possam ainda desprezar Cristo, a sua cruz, a sua morte, os seus ensinamentos e a sua Igreja, permanecem na condição de ofensores de Deus e arcarão com os prejuízos eternos de sua postura se não a refizerem antes da morte.

por Claudiomar Ferreira de Medeiros Filho,
parnaibano, teólogo, editor do blog ARENA DA TEOLOGIA (www.arenadaeologia.blogspot.com)
 Edição Blog do Pessoa

17 comentários:

  1. Se Deus existisse, a fé se tornaria desnecessária e todas as religiões entrariam em colapso.
    Crer NÃO exige inteligência, ou seja, fé significa não querer saber o que é a verdade.
    O poder das religiões são as crianças que acreditam em tudo. Uma vez implantado e repetido as suposições diariamente, as falsidades tornam-se como se fossem verdade. Render-se à ignorância e chamá-la de deus sempre foi algo prematuro, e continua sendo hoje (Isaac Asimov).
    Segundo a bíblia, deus criou os animais em apenas dois dias, ou seja, milhões de espécies em dois dias, e o homem num único e exclusivo dia sendo sua imagem e semelhança.
    Segundo a bíblia e o cristianismo, deus mandou seu filho unigênito, Jesus, para que todo que nele crê não pereça queimando no inferno na eternidade após sua morte física. Segundo o cristianismo só o homem tem um espírito eterno e só o homem precisa da salvação por meio do sacrifício de Jesus, pois segundo João 14v6 "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim..."
    Pela ciência sabemos que o chimpanzé tem 99% dos genes iguais aos do homem. Juntando essas duas questões eu pergunto:
    - Se deus criou o homem sua imagem e semelhança e o chimpanzé é 99% igual ao homem, o chimpanzé é 99% a imagem e semelhança de deus?
    - O chimpanzé foi apenas, um esboço, um treino para deus antes de criar o homem sua imagem e semelhança?
    - Por que deus não envia um Jesus chimpanzé pra salvar a alma dos chimpanzés?
    - Esse um% de diferença genética é o que torna o chimpanzé desprovido de espírito eterno?
    - O que é melhor: ser 99% semelhante a deus sem correr risco de ir pro inferno por não ter espírito ou ser 100% a imagem de deus com risco de queimar eternamente no inferno?
    - Digamos que a diferença entre o homem e chimpanzé não seja de apenas 1% mas de 10% dos genes: a semelhança entre deus e o chimpanzé apenas diminuiria um pouco, ou seja, o chimpanzé seria 90%, ou se a diferença fosse maior 70% ou x % igual a deus já que o homem é a imagem e semelhança de deus?
    Resumindo:
    Se o sentido de existir está na fé em deus então não há sentido na vida dos chimpanzés, gorilas e outros milhões de seres vivos. Nem na selva nem nos zoológicos vemos chimpanzés criando templos ou rituais de adoração ao "deus criador", mas eles existem, nascem, crescem, reproduzem e morrem, sem fé, sem bíblia, sem um messias, sem deus e deuses, vivem a vida que é um só e é tudo.

    ResponderExcluir
  2. A moral do texto do alemão é: viver sem Deus é viver como animais.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou ateu, graças a Deus!

    Ops!

    Meu Deus,se eu sou ateu como posso dar graças a Deus?

    Óooo,não!!!

    Se sou ateu, como estou chamando por Ti, ó Deus?

    Mas sou ateu,fica aí que eu fico aqui, Deus!

    "Estás em volta de mim por todos os lados. Para onde me irei do teu Espírito?Ou para onde fugirei da tua presença?"(Salmo 139.5,7).

    ResponderExcluir
  4. VC DEVIA RESPEITAR A FÉ DOS OUTROS, NÓS CREMOS E PONTO. NÃO TENTE TIRAR A FÉ QUE AS PESSOAS TÊM, FAÇA MELHOR, ACREDITE JUNTO CONOSCO E VERÁS QUE TUA VIDA MUDARÁ. DEUS EXISTE E ESTÁ DENTRO DE CADA SER HUMANO, ALGUNS SÃO TÃO IGNORANTES QUE TENTAM ESCONDER ESSA VERDADE DE SI MESMOS, O QUE PARTICULARMENTE ACHO QUE SEJA O TEU CASO. NÃO SE PREOCUPE, DEUS É BONDOSO E TE SALVARÁ ASSIM MESMO.

    ResponderExcluir
  5. Para que o comentário do leitor Josef não cause tanto mal às almas de fé, seguem as breves exposições:

    Repetindo muita coisa de um grande defensor da fé católica que conheci, digo que ninguém afirma que DEUS NÃO EXISTE, sem antes DESEJAR QUE ELE NÃO EXISTA.

    Por isso mesmo, estes que assim agem, saem pelos quatro cantos do mundo – do Brasil à Caxemira - à cata de alguém que na sua soberba desenvolva mais uma louca tese pra tentar provar que Deus não exista.

    É porque não querem deixar o seu pecado, que passam a desejar que Deus não exista. Simples assim, até um devedor desejaria que seu credor não existisse.

    Mais que ir contra os argumentos dos ateus, o mais importante a se fazer para o bem deles é fazê-los abdicar desse seu funesto desejo de que Deus não exista.

    Não adianta citar a Bíblia quem não conhece o ensinamento de quem tem autoridade para interpretá-la.

    Veja-se, pois, que a existência de Deus não é um artigo de fé, mas é preâmbulo a ele, porque pode ser conhecida pela razão natural.

    Leia-se Rm 1,19, quem assim interpreta é São Tomás de Aquino.
    Aliás, busque-se ler as cinco vias que provam a existência de Deus que São Tomás de Aquino escreveu. Leia-se mesmo Aristóteles. Com tais leituras e usando-se de um desejo reto, se passa a aceitar a existência de Deus, a menos que se deixe deformar a própria consciência, obstinando-se voluntariamente no erro.

    Não se mede a semelhança para com Deus através dos genes. Há uma abismo enorme entre o ser humano e o macaco.

    Nós, homens, temos alma.
    Somos feitos à imagem e semelhança de Deus porque somos dotados de inteligência e vontade.

    Quanto a se dizer que crer não exige inteligência, acolha-se exatamente o contrário, pois a fé é uma virtude sobrenatural praticada pela inteligência, a qual é uma faculdade da alma.

    ResponderExcluir
  6. A prova de Deus só pode ser demonstrada como experiência pessoal, o que não serve como prova para nada, exceto para aquele que provou.

    Desse modo se pode dizer que a única apologia acerca de Deus é aquela que o Evangelho e os Profetas propõem quando dizem: “Conheça a Deus e mostre isso fazendo o bem”.

    Mas não há provas da existência de Deus exceto para aquele que O conheça pela fé.

    Afinal, Deus determinou na Sua sabedoria que POR NENHUMA SABEDORIA HUMANA ou de qualquer outra natureza se possa conhecê-Lo.

    Todavia, tal determinação divina não acontece senão como impossibilidade do finito açambarcar o infinito!


    Na realidade é Impossível agradar a Deus sem fé, visto que somente a fé põe o finito em dialogo Óbvio com o Absurdo!

    Pense nisso; mas se quiser explicações..., desista; visto que a única explicação é inexplicável, exceto pela fé.


    Nele, a Quem conheço sem entender, a Quem amo sem poder demonstrar senão pela fé, e a Quem temo sem medo algum enquanto caminho crendo Nele mais do que na minha própria existência,


    Caio

    ResponderExcluir
  7. Para que o comentário do leitor Josef não cause tanto mal às almas de fé, seguem as breves exposições:

    Repetindo muita coisa de um grande defensor da fé católica que conheci, digo que ninguém afirma que DEUS NÃO EXISTE, sem antes DESEJAR QUE ELE NÃO EXISTA.

    Por isso mesmo, estes que assim agem, saem pelos quatro cantos do mundo – do Brasil à Caxemira - à cata de alguém que na sua soberba desenvolva mais uma louca tese pra tentar provar que Deus não exista.

    É porque não querem deixar o seu pecado, que passam a desejar que Deus não exista. Simples assim, até um devedor desejaria que seu credor não existisse.

    Mais que ir contra os argumentos dos ateus, o mais importante a se fazer para o bem deles é fazê-los abdicar desse seu funesto desejo de que Deus não exista.

    Não adianta citar a Bíblia quem não conhece o ensinamento de quem tem autoridade para interpretá-la. Veja-se, pois, que a existência de Deus não é um artigo de fé, mas é preâmbulo a ele, porque pode ser conhecida pela razão natural. Leia-se Rm 1,19, quem assim interpreta é São Tomás de Aquino.

    Aliás, busque-se ler as cinco vias que provam a existência de Deus que São Tomás de Aquino escreveu. Leia-se mesmo Aristóteles. Com tais leituras e usando-se de um desejo reto, se passa a aceitar a existência de Deus, a menos que se deixe deformar a própria consciência, obstinando-se voluntariamente no erro.

    Não se mede a semelhança para com Deus através dos genes.

    Há uma abismo enorme entre o ser humano e o macaco.

    Nós, homens, temos alma.

    Somos feitos à imagem e semelhança de Deus porque somos dotados de inteligência e vontade.

    Quanto a se dizer que crer não exige inteligência, acolha-se exatamente o contrário, pois a fé é uma virtude sobrenatural praticada pela inteligência, a qual é uma faculdade da alma.

    ResponderExcluir
  8. NÃO ENTENDO QUE POSSA EXISTIR PESSOAS PRA DUVIDAREM DA DIVINDADE DE DEUS. MAS ACREDITO QUE CERTAMENTE DEUS TOCARA OS CORAÇÕES DESSAS PESSOAS, E ESPERAMOS QUE ESTAS PESSOAS SEJAM CAPAZES DE ENTENDER A LINGUAGEM DE DEUS. POIS NO MOMENTO QUE PROCURAMOS DEFENDER A NATUREZA É QUE ACREDITAMOS EM ALGO DIVINO. DEUS ABENÇOE A TODOS!

    ResponderExcluir
  9. São poucos os ateus verdadeiros.
    Quem realmente é ateu não tá nem aí pra Deus!
    Há,porém, os ateus q pensam q são ateus,mas são tão incomodados com Deus que não podem deixar de falar dele.
    No fundo a ira desses ateus é que no fundo eles não podem dizer francamente a si mesmos que Deus não existe!
    Acho q Deus ocupa muito a vida de um falso ateu.
    Se Deus não existe porq se preocupar tanto com isso?

    ResponderExcluir
  10. Sou ateu graças a Deus!,kkkkkkkkk...essa é boa!

    O ateu levou uma topada e disse:
    Ai meu Deus!kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Bom. Para quem questiona a veracidade da Bíblia expondo assuntos de filósofos de épocas recentes, querendo sustentar o ateísmo e negar a existência de Deus, sugiro a leitura de um livro interessante. Daniel foi um profeta de alguns séculos antes de Cristo, que profetizou muitos eventos, dentre eles a queda de Babilônia e o mais importante, a vinda do próprio Cristo. Outros acontecimentos talvez estejam presentes, mas a história ainda vai dizer, já que não percebemos de imediato. Esse livro não-bíblico a que me refiro, é do escritor grego chamado Heródoto, que também viveu alguns séculos antes de Cristo. Não terá sido esse livro escrito propositadamente à semelhança dos escritos de Daniel, em muitos eventos, pois o próprio autor foi testemunha ocular desses acontecimentos de sua época. Também seria impossível, já que Heródoto não conheceu Daniel e nem teria uma cópia das escritas originais do profeta. Em resumo: A Bíblia e verdadeira, e prova a existência Divina, desde a eternidade.

    ResponderExcluir
  12. claudiomar é fera viu, e esse josef é uma mula

    ResponderExcluir
  13. ESSE CARAS NAO TEM NOÇAO QUEM E DEUS E UM SER TAO IMPORTANTE NAS NOSSAS VIDAS HELEM DE FORTLEZA

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o Caio,acho que Deus tá é rindo disso tudo.
    Será q Ele não fica pensando:
    " Ó esses meus filhinhos, tão abestadinhos,tenho que ter misericórdia deles"kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Na verdade, senhor Claudiomar " nós seres humanos não temos uma alma,nós somos almas.Nós temos é um corpo."C.S.Leewis(Autor das Crônicas de Nárnia)

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia essa frase que tem uma concepção muito interessante, pois o que mantém o corpo vivente é a alma.
    A alma é a essência da vida da pessoa.
    A origem da vida está em Deus. Esta vida que surge não compreende apenas um corpo. Deus não cria um corpo, Deus cria uma PESSOA e, como tal, é dotada de CORPO e ALMA (matéria e espírito). Por isso podemos dizer com convicção que, com a morte, a pessoa não se aniquila. A morte só atinge o nosso corpo material e a pessoa passa então a viver numa realidade estritamente espiritual. O corpo cai na corrupção e assim permanece até o Juízo Final, quando então ressurgirá. A alma dá continuidade à vida da pessoa, não de forma adormecida, mas em pleno estado de consciência.

    Podemos ilustrar o seguinte:

    Antes da morte: PESSOA = CORPO + ALMA

    Depois da morte, mas antes do Juízo Final: PESSOA = ALMA


    Após o Juízo Final:

    Aos eleitos se dará que:
    PESSOA = CORPO GLORIOSO + ALMA

    e, aos condenados se dará que:
    PESSOA = CORPO TENEBROSO + ALMA


    Convém que aqui citemos uma verdade de fé que nos é apresentada pela Igreja, e que será manifesta na consumação dos tempos, pela ocasião do Juízo Final: A RESSUREIÇÃO DOS MORTOS.
    Na ressurreição dos mortos, nossos corpos ressurgirão, e, não estando mais suscetíveis ao tempo e ao espaço, se unirão às nossas almas para assim permanecerem na eternidade. Mas, então, cada corpo ressurgirá trazendo consigo os traços próprios e de acordo com o que será sua vivência na eternidade. Serão corpos gloriosos ou tenebrosos.

    ResponderExcluir
  17. Fonte Verdadeira 1: Gênesis 2:7 - Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem PASSOU A SER ALMA VIVENTE. (A Bíblia, tradução João Ferreira de Almeida - Católica)
    Fonte Verdadeira 2: Gênesis 2:7 - E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem VEIO A SER UMA ALMA VIVENTE. (A Bíblia, Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas - Evangélica)

    (And Johovah God proceeded to form the man out of dust from the ground and to blow into his nostrils the breath of life, and the man CAME TO BE A LIVING SOUL.) (New World Translations)

    Segundo a BÍBLIA, nós somos ALMAS QUE VIVEMOS, Deus nos dá vida, para nos conduzirmos de acordo com nossa vontade segundo a Lei do livre arbítrio, mas ELE nos requer obediência e fidelidade (muito difícil nesses dias).

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...