15 de mar. de 2011

Repensando o turismo piauiense


O Piauí possui uma generosa geografia capaz de alavancar o Estado. Tem vocação turística?  Sim. Tem condições de ingressar de forma permanente no seleto grupo de destinos turísticos nacionais e internacionais? Sim. Digo que este turismo, nos moldes atuais, jamais se sustentará. Desde já é preciso partir da teoria rumo à práxis.  Não se faz turismo sério apenas pela exposição de belas imagens; pela via do marketing midiático; pelo discurso pronto dos atores sociais envolvidos; por infindáveis projetos que esbarram na peculiar burocracia de nosso país.
“Antes tarde do que nunca”, é preciso "arregaçar as mangas", capacitar gente, desde o caranguejeiro até o mais alto cargo das gestões públicas e privadas. Outros pontos cruciais: dotar regiões de modernos sistemas de transporte; aperfeiçoar as redes urbanas com: asfaltamento; rede hoteleira; comércio vigoroso; rede hospitalar; revitalização dos patrimônios histórico, cultural e natural. Enfim, tudo o que diz respeito ao Setor Terciário da Economia pertinente à produção turística. Teresina e Parnaíba são as principais portas de entrada de gente de fora. São núcleos centrais do Estado que carecem de revisão da estética urbana; são os cartões de visita. Para efeito de comparação, pesquisei o movimento de passageiros (entrada e saída) nos aeroportos de Fortaleza, São Luiz, Teresina e Parnaíba. Eis os números lançados na planilha estatística da INFRAERO - Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – ano 2009. (FOR.4.211.651);(SLZ.984.756); (THE.557.798); (PHB.2046).
Conclusão: É evidente que os números, em cem por cento, não indicam exclusivamente a mobilidade de pessoas em busca de turismo, mas, um percentual é proporcional aos atrativos regionais.



ANTÔNIO PEREIRA DE ARAÚJO – PROFESSOR DE GEOGRAFIA


2 comentários:

  1. É impressionante como as imagens não aparecem!

    ResponderExcluir
  2. Muitas das pessoas que vem de aviao pra parnaíba, desce em teresina porque o aeroporto da cidadde só servi para enfeite, é uma pena porque se tivesse funcionando toda a cidade ganharia com o turismo. POBRE PARNAÍBA QUANDO SERÁ QUE ESSES POLITICOS VAO TOMAR VERGONHA NA CARA. ANÔNÍMA QUE NAO MORA EM PARNAÍBA.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...