26 de jan. de 2011

Rio de Janeiro: Governo Federal acusado de negligência

Boa noite Senhor Carlson.

A internauta Yolande Santos no comentário de 25 de janeiro de 2011 às 04:40, sugeriu ler a notícia que saiu na EUROPA sobre a tragédia de Rio de Janeiro.

Eis o artigo publicado na data de 23/01/2011 por Correio da Manhã de Portugal.

Rio de Janeiro: Governo Federal acusado de negligência. Sistema de alerta vetado por presidente Lula.

A tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro, de que resultaram pelo menos 800 mortos e 25 mil desalojados, poderia ter sido evitada ou minimizada se estivessem em funcionamento sistemas de alerta contra desastres naturais, como os propostos três vezes pelo Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2008 e vetados pelo então presidente, Lula da Silva, e pela sua ministra da Presidência e hoje presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

 A acusação foi feita no Congresso Nacional pelo secretário demissionário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento daquele ministério, Luiz António Barreto de Castro, num depoimento sobre a tragédia no Rio. "Venho aqui dizer isso mesmo: nós [o governo federal] falámos muito, mas não fizemos nada. Há dois anos, nós [o Ministério da Ciência e Tecnologia] fizemos um plano de radares para entrar no PAC I [o primeiro Plano de Aceleração do Crescimento, chefiado por Dilma], mas não foi aprovado. Voltámos a tentar incluí-lo no PAC II, em 2009, e ficámos de fora outra vez", afirmou o secretário, revelando ainda que, perante a alegação de que o custo do projecto, 51 milhões de euros, era muito elevado, apresentou outro, bem mais barato, mas igualmente rejeitado pelo governo federal. "Em Agosto do ano passado, propusemos outro projeto, que custaria 16 milhões, mas nem esse valor foi autorizado", concluiu.

O poder público local também não está isento de responsabilidade. Em Friburgo, por exemplo, a cidade mais devastada pela tragédia e onde se registrou metade das vítimas mortais, 50 mil das 83 mil casas estão em situação irregular, sem autorização de habitação, por estarem em áreas de risco. Apesar disso, nenhuma delas foi embargada e novos habitantes eram incentivados a construir na cidade.

Abraço forte, extensivo aos seus familiares, ouvintes e leitores




Josef Anton Daubmeier
Edição Blog do Pessoa

14 comentários:

  1. Situação irregular ou em áreas de risco, isso só vai mudar quando os governos investirem em moradias, e dispuserem com planos acessíveis a todas as classes. Mas antes têm que deixar de lado o hábito dos desvios e de beneficiar só os que interessam.

    ResponderExcluir
  2. MEUS DEUS, O QUE ADIANTA?!?! MENOS DE 1 MÊS VAI TER CARNAVAL"???? COMEMORA E FOLIAR O QUE????
    PAÍS HIPÓCRITA DO CARALHO.........

    ResponderExcluir
  3. Se Deus é brasileiro, ainda há dúvidas, mas quando ele deixou o país livre de furacões, vulcões e terremotos, mas não avisou que porá um povo tão crédulo que elegerá políticos incompetentes e corruptos na administração do país.

    ResponderExcluir
  4. Madre Teresa de Calcutá disse em 1959: "Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então, Jesus - você também NÃO é real."
    Ver o que acontece no mundo, também não acredito na história de um deus onipotente, onisciente e onipresente e de um Jesus capaz de salvar o mundo. Invenções que só servem captar dinheiro dos fieis pra que a máfia eclesiástica vive na opulência sem trabalhar.

    ResponderExcluir
  5. Hahaha eu não sabia que Deus tinha a ver com má infra-estrutura no Rio de Janeiro, também não sabia que Deus tem a ver com invasão e construções em áreas proibidas. Acho que vou ter que conversar com Ele, esse negócio Dele deixar as pessoas fazerem MERDA é realmente culpa dele.

    ResponderExcluir
  6. A mesma coisa como em Parnaíba. Invasão de áreas públicas que sejam praças, canteiros e calçadas. Construções irregulares ainda em áreas de risco. Concordo com a Rose, a culpa e nosso porque elegemos políticos incompetentes e corruptos na administração publica.

    ResponderExcluir
  7. NÃO CONCORDO COM O COMENTARIO, QUANDO DIZ " DEUS É BRASILEIRO AINDA HÁ DUVIDA"
    PERAÍ!!!!
    QUE CULPA TEM DEUS, SE ACONTECEU ESSA TRAGÉDIA, O HOMEM COLHE O QUE PLANTA, ESTÃO MATANDO A ''MÃE NATUREZA AOS POUCOS , E AGORA A CULPA É DE DEUS... NÃO, MIL VEZES NÃO.
    DEUS NOS PERMITIU VIR A ESSA TERRA PARA QUE VENHAMOS CUIDAR DELA , AGORA SE NÃO ESTAMOS CUIDANDO O PROBLEMA É NOSSO DEUS NÃO TEM NADA A VER COM ISSO.
    MAS CONCORDO QUE "a máfia eclesiástica vive na opulência sem trabalhar."

    ResponderExcluir
  8. porque nao culpamos o carnaval o espiritismo,os deueses, iemanjá, e outros? DUVIDO QUE DEUS É ONICIENTE, ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, BRASILEIRO E PAI DE TODA A HUMANIDADE. Porque criou sers humanos semelhantes dele q sâo os devastadores do planeta. Como o pai assim o filho noé!

    ResponderExcluir
  9. lamento muito ver tanta gente sofrendo quantas pessoas numa boa sem se preocupar com a vida dos outros em quanto pessoas estam ai roubando matando sem amor pelo próximo. Pra que acreditar em Deus e Jesus, se não evitaram???

    ResponderExcluir
  10. Não há efeito sem causa!
    - Nenhuma das cidades da serra fluminense varridas pela água tem um mapa sobre as áreas de risco. Para se ter uma idéia do ATRASO brasileiro, A cidade Hong Kong fez o mesmo quatro décadas atrás e se tornou caso exemplar de prevenção aos estragos das chuvas.

    - O código florestal brasileiro proíbe construções em topo de morros, em encostas com inclinação superior a 45 graus e a menos de 30 metros de distância do leito dos rios. Só que é amplamente DESRESPEITADO no território nacional.

    - Cada nova tragédia lança luz sobre a ocupação irregular de encostas, prática que conta muitas vezes com o INCENTIVO de POLÍTICOS que fazem vista grossa à permanência das casas em TROCA DE VOTOS. (Texto: Veja, edição2201)

    Resumo: O problema essencial chama-se IGNORÂNCIA e DESRESPEITO das normas que causam TODOS os MALES!
    Nagib Anderáos Neto: "A causa de toda a pobreza é a ignorância. E não há outra forma de combatê-la que não seja através da educação."

    ResponderExcluir
  11. É LAMENTAVEL, VER O QUE ACONTECEU NO RIO DE JANEIRO NESTES ULTIMOS TEMPOS. VER TANTAS FAMÍLIAS DESTRUÍDAS E SONHOS DE MUITOS ANOS "INDO POR ÁGUA ABAIXO"..ME PONHO NO LUGAR DESSAS PESSOAS E SEI DA TAMANHA DOR E SENSAÇÃO DE DESCASO DAS AUTORIDADES DO NOSSO PAÍS QUE ELAS ESTÃO VIVENDO. SEI O QUE É PERDER UM ENTE QUERIDO.
    MAS COMO É DE SE ESPERAR, DAQUI A ALGUNS DIAS , NINGUÉM VAI LEMBRAR DESSE EPISÓDIO, POIS,É CHEGADO O CARNAVAL (NADA CONTRA, AS PESSOAS SE DIVERTEM COM QUE ACHAM MAIS ATRATIVO), SÓ ACHO QUE DEVERIAM TER UM POUCO MAIS DE RESPEITO COM AS VÍTIMAS DESSA TRAGÉDIA.

    ResponderExcluir
  12. Sugiro o cancelamento do desfile de carnaval no Rio de Janeiro em homenagem às vítimas dessa terrível tragédia. Será que terão sensibilidade de cancelarem o carnaval? Ou lá tudo acaba em festa?

    ResponderExcluir
  13. São pessoas sem fé que captam as desgraça. Que Deus tenha compaixão deste povo de pouca fé.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...