7 de set. de 2010

OPINIÃO: Civismo e Cidadania


O termo civismo refere-se mais especificamente às atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os diferentes cidadãos na defesa de certos valores e práticas éticas, normativas e identitárias assumidas como fundamentais para uma vida coletiva de modo a preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos os seus membros.
Cidadania e civismo fazem assim parte de um mesmo processo, essencial à vida em sociedade, em que ambos os conceitos são verdadeiros suportes da vida social. Uma sociedade onde cujos seus membros sejam indiferentes às questões da vida em comum não existe como tal.

Na realidade observa-se muitos cidadãos que não tem o compromisso sério para com o civismo. Por exemplo: os políticos que desviam o dinheiro público e mentem no período eleitoral para conseguir se elegerem, obras super faturadas, policias desmoralizados e last not least advocacia e judiciário corrupto.

Em vez de simplesmente cultuar símbolos referentes a um pedaço de terra como se fosse uma religião obrigatória, vamos mostrar que civismo de verdade é trabalhar pela pátria, proteger e cuidar, apontar irregularidades, criticar objetivamente, estimular discussões, colaborar construtivo e exigir cumprir as leis, em benefício da pátria e das gerações atuais e futuras.

Por Josef Anton Daubmeier

Um comentário:

  1. O Instituto República, que desenvolve o Projeto Brasilidade, divulgou na data de 02/09/2010 o resultado de uma pesquisa nacional onde aponta que pouco mais de 20% dos brasileiros conhecem a letra do Hino Nacional. Mais grave: o principal símbolo do Brasil ainda é uma incógnita para 58,4% dos brasileiros, ou seja, são pessoas que confessaram não saber a letra na íntegra ou conhecer apenas trechos. Apenas 21,7% dos entrevistados revelaram saber toda a letra, enquanto 19,9% informaram que sabem quase toda a letra e 47,3% confessaram que sabem apenas alguns trechos, contra 11,1% que disseram não saber nenhum trecho do Hino Nacional. O fato é que são raras as pessoas que cantam o Hino Nacional sem errar ou inventar palavras e até mesmo o singelo gesto de levar a mão direita ao peito na hora da execução do hino foi enterrado por quase todos. A letra de Joaquim Osório Duque Estrada, com música de Francisco Manoel da Silva, é praticamente uma desconhecida de grande parte dos brasileiros.

    Nada é mais puro que o orgulho saudável de ser cidadão, mesmo residindo num país onde a corrupção na política insiste em afastar as pessoas de bem das instituições democráticas, abrindo espaço para os oportunistas e marginais da política que buscam o poder com o objetivo único de enriquecer de forma fácil e rápida.
    Enfim, A CORRUPÇÂO NA POLÍTICA É A PRINCIPAL ADVERSÁRIA DO CIVÍSMO ENTRE OS CIDADÃOS.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...