Madeira apreendida no litoral piauiense pelo Ibama |
Em Parnaíba e Luis Correia, no litoral do Piauí, Ibama descobre esquema para acobertar desmatamento amazônico; Fraudes em documentos florestais teriam o objetivo de mascarar o desmatamento na região amazônica.
O IBAMA descobriu no Piauí o que pode ser uma nova modalidade de crime ambiental. Madeireiras dos municípios de Parnaíba e Luís Correia foram flagradas fraudando o Documento de Origem Florestal (DOF), o que seria um comumente descoberto. Entretanto, a prática tinha como objetivo acobertar o desmatamento na região amazônica.
Segundo o coordenador de controle ambiental e fiscalização do IBAMA, Idelquis Santiago, pelo menos sete estabelecimentos estavam enviado DOFs adulteradas para madeireiras na região Norte. Na prática, seria como se o Piauí estivesse vendendo madeira para o Pará e Amazonas, os maiores produtores do país.
Com isso, empresas que exploram a derrubada ilegal de árvores supostamente ficariam com crédito ambiental, ou seja, com documentos que legalizam a extração da madeira. “Ainda não sabemos o que as madeireiras daqui ganham em troca, mas adulterar o DOF é crime. A Polícia Federal já está no caso e vai apurar tudo”, explica o coordenador.
A operação deflagrada na manhã de hoje resultou na aplicação de R$ 1.533.503,60 em multas, além de 12 autos de infração, 435 metros cúbicos de madeira apreendidos e suspensão das sete empresas envolvidas do sistema de controle do DOF.
Edição: Jornal da Parnaíba
Daniel Lima/Cidadeverde.com
DEVE SER POR ISSO QUE DONOS DE MADEREIRAS DE PARNAIBA,FORASTEIROS,ESTAO MILIONARIOS ARROTANDO DINHEIRO,E AINDA FALAM MAL DO POVO DA PARNAIBA.DEVEM IR TOCAR PIANO NA PF ESSSES CANALHAS QUE NAO VEEM PARA NOSSA CIDADE PARA GERAM EMPREGOS E SIM CRIMES CONTRA A ECONOMIA POPULAR E FREUDES FISCAIS!
ResponderExcluirQuesito: Como era a situação constelar enquanto um atual vereador, considerado forasteiro, era gerente do IBAMA-PHB? Será que o DPF/PHB está farejando algo passado...
ResponderExcluir