Abalo atingiu a cidade de São Caetano, onde tremores de terra são bastante comuns, segundo especialistas.A cidade de São Caetano (PE) registrou um tremor de 2.0 graus na escala Richter às 4h11 desta quarta-feira. Segundo o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a causa do abalo se deve a uma ramificação do lineamento de Pernambuco (uma falha geológica que corta o Estado), que vai do mar até a fronteira com o Piauí e passa pela cidade. De acordo com a Defesa Civil do Estado, não houve registro de danos no município.
Segundo o físico Heleno de Lima Neto, do Laboratório de Sismologia da UFRN, abalos não são novidade da cidade. O laboratório monitora atividades sísmicas na região desde 2006, ano que São Caetano foi palco do maio tremor do Estado desde o início das medições, com 4.0 graus na escala Richter.
Ainda de acordo com o físico, apesar de o abalo já ser sentido pelas pessoas, os efeitos para o tipo de terremoto registrado na madrugada desta quarta-feira são leves, embora a partir de 3.5 graus já possam ocorrer problemas para o Nordeste.
Fonte: Terra


Em 2006 um tremor de terra atingiu cinco cidades de Alagoas e Sergipe, por volta das 23h00 e durou alguns segundos. De acordo com informações das testemunhas ouviu-se um forte estrondo e em seguida, a terra começou a tremer.
ResponderExcluirNão houve nenhum abalo significativo que pudesse refletir próximo à costa brasileira, o que pode ter ocasionado o evento local de baixa intensidade, ocorrido nas proximidades de Própria (SE), na divisa com Alagoas.
Em Alagoinhas ninguém ficou ferido e não houve registros de danos graves relacionados aos terremotos, embora algumas casas da cidade tenham apresentado rachaduras. Técnicos da UFRN explicaram que o registro de tremores de terra de baixa intensidade no Nordeste é algo comum, já que a região tem intensa atividade sísmica e ainda, que a partir de 1,5 grau de magnitude eles já podem ser sentidos pela população.
sabe tudo esse josep..!haahahhaa
ResponderExcluir