A importância dessa data não é só para alertar para a prevenção de doenças, ma, também, um grito motivador para que cada cidadão busque, no seu dia a dia, hábitos saudáveis para proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Assim, lembrei-me de dar a você um lembrete de cuidados que se deve ter em mente e, no final, se terá uma diferença na melhoria da saúde tendo-se um coração forte a bater bem todos os dias:
1º-Exercícios físicos regulares sejam qual for de acordo com suas condições. O importante é mexer-se! Se não são possíveis grandes caminhadas, procure atividades divertidas como danças, pequenos passeios pela praia ou praças, ou mesmo serviços domésticos como jardinagem. Mesmo na cama e cadeira é possível exercitar os membros.
2º-Alimentação saudável dando preferência a frutas e verduras, evitando-se gorduras e excessos de carbo hidratos;
3º-Não fumar e evitar excesso de bebidas alcoólicas. O vinho é até aconselhado quando de uso moderado;4°-Evitar a qualquer preço o stress procurando relaxar sempre. Usar de “fugas” aos locais ou contatos com pessoas que lhe levam a ficar estressado, pois não compensa;
5º-Amar muito e sempre... as pessoas, os animais, a natureza. Procure fazer o que gosta e como gosta. Afinal, a vida é sua!Você é que deve ter “as rédeas” de como quer viver. Lute por isso. É seu direito, entendido?
Aposto que se você seguir os lembretes acima, seu coração vai agradecer! E você viverá bem melhor e mais feliz!Autora: Yeda de Moraes Souza Machado
Membro da Academia Parnaibana de Letras-APAL
Distribuição: AMA-Associação de Mensageiros do Amor
Email: yedamsm@hotmail.com
O objetivo da comemoração é alertar a população para as doenças que colocam em risco a saúde desse precioso órgão e, principalmente, ensinar a preveni-las.
ResponderExcluirEis alguns fatores de risco: Colesterol alto; Tabagismo; Pressão alta; Obesidade e sedentarismo.
Quem fuma, tem colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes; é obeso ou sedentário; ou ainda têm pais e/ou irmãos com problemas cardiovasculares deve ter atenção redobrada. Nesse grupo estão as pessoas que têm maior tendência a sofrer do coração. O velho ditado é ainda o mais apropriado: prevenir é o melhor remédio - principalmente para o coração.
(Fonte: boasaúde).