Morro do Gemedor na época do inverno
A Índia Intã, uma linda jovem Tremembé descendente de Mandu Ladino, vivia na Ilha Grande de Santa Izabel, numa linda praia próxima a Pedra do Sal.
Intã amava a natureza, gostava de caminhar pela praia, bricando com a areia e as ondas que chegavam aos seus pés e num desses passeios encontrou desmaiado, um náufrago, moço branco, de cabelos loiros, sua formosura deixou a Índia Intã encantada e apaixonada e, logo passou a chamá-lo de Ará.
Consciente do perigo que corria caso fosse visto pela tribo, Intã resolveu esconde-lo, e escondeu seu príncipe, numa cabana distante, abandonada, e quando ele se recuperou os dois começaram a passar os dias se amando, envolvidos no maior romantismo e não perceberam, entretanto, a invasão das dunas, a arei que cobria a cabana, a cabana do amor, como poderia chamá-la, a cabana desapareceu, foi coberta pela areia e, segundo a lenda a Índia Intã continua a gemer nos braços de seu grande amor o seu príncipe Ará.
O lugar onde o casal se abrigou foi soterrado e deu origem ao Morro Gemedor, e se você tem dúvidas sobre esta historia, visite e tente subir o Morro Gemedor que você ouvirá com certeza, os “Ai” de amor de Intã e Ará. O Morro do Gemedor fica na Ilha Grande de Santa Isabel no município de Parnaíba próximo a comunidade do Labino a caminho da Pedra do Sal.
Edição: Jornal da Parnaíba
Muito bela lenda aqui contada Carlson!!!legal o incentivo a escoberta destas maravilhas literarias contadaspelos populares de Ilha Grande de Sta Izabel.
ResponderExcluirQUE VENHAM OUTRAS LENDAS DESTAS REDONDEZAS .ISTO É MUITO BOM PRA NOSSA CULTURA.
ResponderExcluir