12 de mai. de 2010

Porto: assunto cansado

A história que se conta é que o projeto de construção do porto de Luis Correia tem mais de um século. De meio século para cá, duas figuras se projetaram como tendo feito algo positivo, palpável pela continuação das suas obras: o engenheiro José Mariotti Pires Rebelo, tido como autor do projeto e o ministro Reis Velloso, parnaibano, e poderoso membro das equipes de governos Médici e Ernesto Geisel, entre 1969 e 1979, que colocou a maior parte dos recursos que estão enterrados lá. De lá para cá, se tem duvidado muito da sinceridade de propósitos dos que publicamente se manifestaram como interessados no porto. Nada foi feito, a não ser na gestão de Alberto Silva quando ele pediu ao então presidente Sarney o domínio do porto para o governo do Estado do Piauí (o que Sarney fez de bom grado) e Alberto imediatamente, sabe-se Deus a que preço, o transferiu para a iniciativa privada. Mas o porto continua sendo de domínio do governo do Piauí, pois a empresa cearense que dele se apossou não fez nada, não cumpriu sequer os prazos estabelecidos e foi obrigada a devolvê-lo sem sofrer qualquer punição. O mínimo que a empresa do Ceará poderia ter feito era conservar as obras existentes. Não fez e o que existia de construído estava se deteriorando. Agora, o porto volta a ser badalado, tem emenda do senador Mão Santa injetando dinheiro federal nas obras e muitos discursos. Discursos de oposicionistas, digo, oportunistas, falando do óbvio. Os mesmos que posam de críticos têm responsabilidade na omissão do passado. O porto de Luís Correia é um assunto cansado, batido. Não serve como bandeira eleitoral. Seja para os que vão criticar a falta de ação para a sua construção, seja para quem vai falar de sua conclusão.

Arimateia Azevedo

7 comentários:

  1. Pq Alberto Silva privatizou? pq ele sabia da viabilidade economica do porto,ferrovia,abundancia de agua em nosso territorio e proximidade com hemisferio norte. Essa foram uma vantagens que parnaiba teve para se industrializar (OLHE OS CASAROES DO PORTO DAS BARCAS).

    Foi sarney que criou os tabuleiros litoraneos e projetou a ZPE parnaiba, para beneficiar o Maranhao e o Piaui.

    Alberto Silva queria sim que a economia parnaiba voltasse ao que era antes, pujante. Toda uma logistica estava sendo criada para parnaiba se tornar uma grande cidade, talvez ate maior que a capital devido a sua localizacao geografica e abundancia de recursos naturais. Alberto Silva era engenheiro.

    Alberto Silva terminou a ferrovia e era so concluir o porto que provavelmente o estado nao tinha dinheiro para concluir para cidade receber mais investimentos e ser atrativa aos investidores.

    A ferrovia de alberto silva cortava o aeroporto e passava pelos tabuleiros litoraneos, na area da ZPE,muitas coencidencia, nao e???

    Seja qual for o candidato que ganhar tem que terminar essa obra sim e reativar a ferrovia. Nao vou votar e ninguem devido ao porto, mas vou cobrar sim pq e importante para a PHB. Se eu nao cobrar quem vai cobrar???? Teresina que esta conectada com Sao luis e fortaleza pela ferrovia? OU eu, que vivo no litoral a mais 400 km do porto mais proximo usando transporte rodoviario no qual um litro de combustivel custa R$ 2,00. Sabendo que os tabuleiros litoraneos e perimetro irrigado de Sao Bernado a 40km de parnaiba tem condicoes e aumentar as exportacoes e gerar milhares de empregos nessa cidade, que vive a custa do governo federal.

    Eu quero saber e de empregos na minha terra. Eu quero saber e de poder colocar o meu comercio e ter gente para comprar avista e nao fiado. Sem empregos nao ha dinheiro e nem venda. Sem vendas nao ha comercio. Quem vende fiado acaba pelado.

    ResponderExcluir
  2. So nao ver quem nao quer. A INACE provavelmente foi advertida pelo estado do CEARA a nao prosseguir com as obras do porto.

    Pense bem, a competicao o perigo que representariamos para a capital cearenses em termos de receber investimentos?

    Qual e o empresario que iria deixar de investir na parnaiba como toda infraestrutura e logisca que alberto planejou para investir em fortaleza.

    O rio parnaiba simplesmente corta o estado de norte a sul. A ferrovia passa por 300km em terras ferteis nao muito distante do rio, que teve sua navegabilidade afetada .

    WD teve que brigar na justica para cancelar essa privatizacao, por isso mao santo nao conseguiu fazer nada pelo porto.

    Veja a longitude e latitude de Fortaleza e da Parnaiba? Sera pq fomos umas das primeiras nordestinas a se industrializar. O fim da navegabilidade do rio foi a nossa derrota.

    Veja os recursos hidricos.

    Os cearenses se organizaram, e nos????Briguinhas e partidarismo, sem pensar nos bem do piauiense. Que continua ate hoje migrando e trabalhando de escravo em outros estados ou sendo empregada domestica em SP, DF e RJ ( leiam as noticias sobre escravos, sao todos piauienses, ou bolivianos).

    Muito obrigado Arimateia Azevedo por explicar sobre o porto de luis correia.

    ResponderExcluir
  3. E pq o Piaui nao fez nada antes? Pq simplesmente a capital fica no interior do estado e nao no litoral. O que seria um ameaca para a capital cearense nao significaria muita coisa para teresina que ja estava conectada com os portos de fortaleza e sao luis por rodovias e ferrovias.

    A mentalidade em que a capital tem que ser o centro de tudo sempre predominou na cabecinha do piauiense e do nordestino em geral. Isso provalvemente devido a maneira que nos fomos colonizados.

    Nos EUA isso foi bem diferente, pq eles quiseram ser diferentes. Eles nao queria copiar o modelo Europeu. Os EUA sempre gostaram de ser eles. " I am proud to be an American". Agora eu te pergunto: Are you proud to be a piauiense? Are you?

    Fim

    ResponderExcluir
  4. 100 anos e nunca foi construido e somente esse politicos comendo do bom e do melhor com o dimdim do porto ! precisamos sonhar, mais e' preciso acorda tbm !

    ResponderExcluir
  5. Isso pq a populacao nunca se manifestou. Teresina nunca teve interesse nesse porto. Eles nao precisam. Quem precisa????
    Quem???

    Alberto Silva sozinho tinha como fazer algo???

    Estamos numa democracia. Os politicos trabalham para nos, e nao ao contrario. O maior erro de Alberto Silva foi nao ter pedido um curso de agronomia para parnaiba.

    Nos olhos de um agronomo agua e terra vira dinheiro. O engenheiro agronomo simplesmente estuda fisica,biologia, quimica, economia, sociologia e tecnicas para cultivo. Ele e um cientista.
    A capacidade de ver as coisas vai longe. Os economistas que UFPI gerou nos ultimos anos foram economistas passivos, incapazes de ver alem de seus olhos.

    Pergunte ao parnaibano se ele conhece a historia de parnaiba???

    O descaso foi tanto que deixaram ate as arvores esconderem os casaroes que espelhavam o economia forte que nos tinhamos. Nao podemos viver de passado.

    Os tabuleiros litoraneos esta sendo terminado, no qual devemos produzir. Quanto mais produzirmos mais razoes teremos para concluir or ampliar o porto, e ferrovia.

    Os tabuleiros como disse Josenilton ja e realidade. A ZPE e sonho nao muito distante.

    Nos EUA o numero de cancer tem aumentado muito. Umas dos motivos e alimentacao. As pessoas querem viver mais, mas com saude. Por isso quem tem dinheiro paga por produtos livres de agrotoxicos, produtos organicos.

    O teu corpo e formado por celulas e essas celulas sao formadas por elementos quimicos.

    Os agrotoxicos sao nocivos a nossa saude e podem causar cancer pq os quimicos dos agrotoxicos usados para cultivar nossos alimentos vao se acumulando em nosso corpo ao longo dos anos.

    So para vc ter uma ideia leitor. Consumir refrigerante pode causar diabetes.

    Uma garrafa de cajuina organica e melhor que 2 litros de coca cola para teu organismo. Investir em alimentos organicos e investir em tua saude. Quem quer viver bem compra organicos.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de mencionar que Embrapa meio norte tambem colocada aqui em parnaiba por Jose Sarney, para beneficiar tantos tabuleiros litoraneos quanto o tabuleiros de sao bernardo.

    Sarney e Alberto esqueceram de colocar a faculdade agronomia, no baixo parnaiba, para abrir a cabeca o pessoal desse lugar. Coisa que so aconteceu no governo mao santa,e que so agora comeca a dar frutos.

    ResponderExcluir
  7. Ai, ai, tanto discurso que não vai dar em nada!!! Não acredito que nenhum desses magnanimos projetos sejam concluidos.... Parnaiba nunca vai sair do buraco, enquanto fores esses os candidatos que se apresentam... Pobres parnaibanos, pobres piauienses, mais uma vez serão iludidos, ludbriados pelas falsas palavras dos profetas das eleições. " Salve-se quem puder"

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...