8 de mai. de 2010

Empresários avaliam com ceticismo construção do Porto de Luís Correia

Rufino Damásio, ao falar para os demais empresários, resumiu o sentimento reinante. "O Porto do Ceará, desde o início, dá de 10 a 0 no de Luís Correia. Lá eles tem projeto, nós não temos", pontuou.

Um grupo de empresários e produtores rurais piauienses capitaneado por Rufino Damásio (de camisa listrada na foto abaixo), proprietário do Grupo R. Damásio, visitou o Porto de Pecém, no Ceará. A viagem foi sugerida por Damásio e organizada pelo pré-candidato a governador do Piauí, Sílvio Mendes. Coube ao tucano convidar cerca de 40 nomes, entre eles, os senadores Heráclito Fortes(DEM) e Mão Santa(PSC), além do presidente da Câmara de Teresina, Renato Berger, e do vereador Chico Wilson.

Após a visita ao porto do Pecém (3ª foto abaixo), o grupo dirigiu-se em um ônibus do Metropolitan para o Porto de Luís Correia (4ª foto abaixo). Entre as inúmeras constatações, a mais óbvia, há ainda muito para que o Porto passe a funcionar, tal qual o Porto cearense, que foi construído em seis anos - iniciado em 1996 e findado em 2002. Para o pleno funcionamento de um Porto é necessária a conclusão de três etapas: obras on shore (obras na área retroportuária); obras de infra-estrutura e obras off shore (obras marítimas). No Piauí, elas patinam.

Durante a vista ao Porto de Luís Correia, um dos engenheiro responsável pela construção do cais - única parte do Porto que pode ser inaugurada final do ano, o que é pouco para que entre em operação -, Heitor Gil, indagado pelo senador Heráclito Fortes, disse que não sabia ainda qual a finalidade da obra, embora tivesse terminando o cais. É que para todo Porto, existem pelo menos 14 finalidades. O piauiense ainda não sabe a sua vocação. "Nos não sabemos a vocação deste Porto. Não há planejamento, como houve no do Ceará", falou o engenheiro.

O Porto do Ceará é o maior exportar de frutas tropicais no Brasil. A exportação de frutas in natura somadas àquelas na forma de polpa de suco, representaram em 2008 um total de 327,9 mil toneladas, o que totalizou o valor de U$ 370.665.000,00 na pauta de exportações brasileiras. Para isso a instalação portuária é dotada de infra-estrutura necessária às operações marítimas de longo curso e cabotagem.

Fonte: AZ

3 comentários:

  1. Desde que me entendo e já completei 82 anos no 1/5, que vejo os políticos candidatos a presidente e a governador do estado, na época de eleição, prometendo fazer o nosso porto. E aí estão eles de novo. Ora, se os nascidos na região, Chagas Rodrigues, Alberto Silva e Mão Santa, quando governadores nada fizeram, serão esses de longe que irão fazer. Não acredito. Querem novamente o voto parnaibano, como este senador gordo que aparece na foto. Agora, pelo menos, alguma obra está sendo feita.

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  2. Peço aos amigos que coloquem um ponto de interrogação no final da frase: "...serão esses de longe que irão fazer?". Grato.

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  3. Esse politicos safados. Isso so saira mesmo do papel quando a populacao do litoral ir as ruas.
    protestar, mostrar para o presidente os dados do IBGE que mostras o tanto de pessoas migrarao dessa cidade.
    Gracas a falta de oportunidade

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