14 de mar. de 2010

ZÓZIMO TAVARES: Um Saco de pancadas

Muita coisa imprestável circula pela internet. Mas há, também, muita coisa que se aproveita, como este e-mail que a seguir transcrevo:
“ Tá” Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arruda? do Sarney? do Collor? do Renan? do Palocci? do Kassab? do seu Prefeito? E você? Brasileiro reclama de quê?
O brasileiro é assim:
1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas; 2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas; 3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração; 4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura; 5. - Fala no celular enquanto dirige; 6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento; 7. - Para em filas duplas, triplas em frente às escolas; 8. - Viola a lei do silêncio; 9. - Dirige após consumir bebida alcoólica; 10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
E mais: 11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas; 12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho; 13. - Faz “gato” de luz, de água e de tv a cabo; 14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos; 15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto; 16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas; 17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20; e 19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes, e 20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado (...)
E quer que os políticos sejam honestos... Brasileiro reclama de quê, afinal? Vamos dar o bom exemplo! Espalhe essa idéia!
Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos...
A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes!”

6 comentários:

  1. E assim mesmo ainda paga 04 meses de salário, por ano, só de impostos, fora os indiretos, para sustentar esses políticos irresponsáveis e suas mordomias... Existe ainda alguma dúvida que o câncer deste país é a classe política?

    ResponderExcluir
  2. A MAIORIA DA CLASSE POLÍTICA NÃO PRESTA PORQUE A MAIORIA DOS ELEITORES É IGUALMENTE ORDINÁRIA. SE A MAIORIA FOSSE COMO APARENTA E/OU FOSSE COMO DEVERIA SER, O MUNDO SERIA UM PARAÍSO; O RACIOCÍNIO É ANÁLOGO AO PRINCÍPIO, PELO QUAL, SÓ TEM LADRÃO SÓ ROUBA PORQUE TEM FALSO CIDADÃO QUE COMPRA O PRODUTO DO ROUBO.

    ResponderExcluir
  3. O brasileiro é protagonista do fenômeno “ignorância pluralística”, segundo Fábio Iglesias, doutor em Psicologia e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB). “Esse comportamento ignorante, omisso e indiferente ocorre quando um cidadão age de acordo com aquilo que os outros pensam, e não por aquilo que ele acha correto fazer. As pessoas pensam assim: se o outro não faz, por que eu vou fazer?”
    O antropólogo Roberto DaMatta diz que não se pode dissociar o comportamento omisso dos brasileiros da prática do “jeitinho”. Para ele, o fato de o povo não lutar por seus direitos, em maior ou menor grau, também pode ser explicado pelas permanentes infrações que a maioria comete no dia-a-dia. “Molhar a mão” do guarda para fugir da multa, estacionar nas vagas para deficientes ou driblar o engarrafamento ao usar o acostamento das estradas são práticas comuns e fazem o brasileiro achar que não tem moral. “Existe um elo entre todos esses comportamentos. Uma sociedade de rabo preso não pode ser uma sociedade de designo inabalável.”
    O sociólogo Pedro Demo, autor do livro Cidadania Pequena (ed. Autores Associados), diz que há baixíssimos índices de organização da sociedade civil – decorrentes, em boa parte, dos também baixos índices educacionais.
    De fato, Zózimo Taváres tem plena razão: “A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes!”

    ResponderExcluir
  4. Pior do que político corrupto é eleitor corrupto.

    ResponderExcluir
  5. "Para povo desonesto, governante desonesto." (Manúcio)

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...